domingo, 31 de agosto de 2008

Virgínia Rodrigues: do popular ao erudito

Pela primeira vez em Aracaju, Virgínia Rodrigues poderia ter cantado mais em seu show de 50 minutos de duração. Não que ela não quisesse, mas três atrações numa noite só (Patrícia Polayne fazendo as honras da casa e o inexpressivo, J. Velloso, completando a lista de nomes) torna-se excessivo e para não cansar ainda mais a platéia (que teve que esperar uns 30 minutos para o show de Polayne iniciar), optou-se por uma apresentação mais enxuta.
Pena. Pena mesmo, porque a voz operística de Rodrigues, só acompanhada por um violonista, encheu as dependências do TTB, como poucas cantoras fizeram até então.
O público acanhado ( e olha que este show foi excessivamente divulgado) ficava extasiado a cada interpretação da jovem cantora, descoberta por Caetano Veloso há cerca de 10 anos e com três discos no currículo.
Destaque para as execuções de "Amor, Meu Grande Amor" e "Canto de Ossanha". Um delírio só!!! No mês de novembro, ela estará lançando um disco (voz e piano) e revelou o desejo de voltar a Aracaju.
De preferência, que venha sozinha, com todo o tempo do mundo para se apresentar... O público agradece de pé.

Suyene Correia

Cine Cult com emoção ou sem emoção?

Tarde de sábado. E lá estava eu e mais uma centena de pessoas no Cinemark, assistindo ao filme francês O Papel de Sua Vida (ótimo, por sinal), que faz parte da programação da II Mostra Cine Cult de Cinema Francês, quando no meio da exibição, eis que o alarme de incêndio é acionado.
A projeção parou imediatamente, as luzes se acenderam, mas nada de fogo. Nenhuma fumacinha sequer.
Nem os splitters de água nem a brigada de incêndio entraram em ação, mas mesmo assim, alguns mais precavidos acharam melhor sair da sala. Fiquei tranqüilamente sentada, questionando ao crítico, Ivan Valença, o que estava acontecendo.
Não tínhamos nenhuma resposta concreta, porém não deixávamos de enxergar algo de engraçado por trás daquele fato inusitado. Da mesma forma que tudo começou sem explicação, a projeção voltou ao normal, e terminamos de assitir ao filme muito bem narrado e embalado por uma ótima trilha (tem até Caetano Veloso e Gal Costa dando uma palhinha...) com uma emoção a mais.
Você prefere emoção na vida real ou só na telona??? Vá ao Cinemark e se delicie com os dois tipos, sem pagar um centavo a mais por isso.

Suyene Correia

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

"Senhor dos Labirintos" 10 Anos Depois...

O Grupo Imbuaça lotou as dependências do Teatro Atheneu ontem, à noite, por ocasião da apresentação do espetáculo Senhor dos Labitrintos, um dos marcos do repertório do grupo de teatro de rua. Como eu não havia assistido à primeira montagem, minha curiosidade era tamanha, ao ver retratada no palco, um pouco da vida do vanguardista Arthur Bispo do Rosário.
Também protagonista da primeira montagem- Rivaldino Santos- encarna com maestria o esquizofrênico Bispo, destoando e muito, dos atores principiantes (salvo o pouco aproveitado comandante da embarcação e um dos anjos que aparecem recorrentemenete para o personagem louco).
Destaque também para Tetê Nahas (um pouco marcada pelo personagem Urânia, de Antônio, Meu Santo ), Lizete Feitosa e Lindolfo Amaral, que interpretam loucos residentes da Colônia Juliano Moreira e a parte técnica do espetáculo, sobretudo o cenário (renovado), a trilha sonora e a iluminação.
O único porém da apresentação deu-se por conta dos microfones utilizados pelos atores. Quando alguns deles saíam para trocar de roupa, devido ao não desligamento dos mini-amplificadores sonoros, o público ouvia ruídos desagradáveis que interferiam nas falas dos atores em cena.
Após a apresentação do espetáculo, os atores receberam os cumprimentos dos admiradores e autografaram o livro Imbuaça 30 Anos- A Construção da Memória. Este, por sinal, com um projeto editorial bastante arrojado, merecia um pouco mais de conteúdo textual sobre a história do grupo e a inclusão das fichas técnicas dos espetáculos de repertório.
A organização do livro, que só pôde ser publicado, devido ao patrocínio da Funarte-Petrobras, através do Prêmio Myrian Muniz, coube ao ator Lindolfo Amaral.
Quem quiser adquirir o livro, basta se dirigir à sede do grupo e desembolsar R$ 20 (preço de custo). A sede fica localizada à Rua Muribeca (no início da ladeira da Colina de Santo Antônio).

Suyene Correia

Foto: César Oliveira

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Balanço da I Mesa Redonda de Artes Visuais do Senac

Caros, é impressionante como os artistas plásticos não comparecem aos eventos voltados para o fazer artístico. Senti falta de muitos que admiro como criadores e como debatedores, ontem, à noite, no Senac. Assim como já havia sentido a ausência de muitos em um encontro promovido pelo Rumos Itaú Cultural Artes Visuais, que aconteceu no primeiro semestre, no auditório da Biblioteca Pública Epiphânio Dória.
Um público de apenas 30 pessoas em média estavam presentes. Infelizmente, a artista plástica Karinne Santiago e a Profa. Dra. Lilian França não puderam completar a mesa redonda como estava previsto. Mas, mediada por Elias Santos, a mesa composta por mim; o presidente da ASAP, Rodrio Reis; a galerista, Cristiane Cardoso e a diretora do Mirante da 13 de Julho, Dinha Barreto suscitou reflexões sobre o cenário atual da produção artística sergipana.
Sem querer ser prolixa, pontuei o seguinte:

1) A sub-utilização de galerias no Estado, como é o caso gritante da AMA, das galerias do CULTART e da Biblioteca do Campus da UFS, da UNIT, entre outras.

2) A falta de auto-promoção dos artistas, que reclamam sempre das baixas vendas, mas não investem num site, num blog, num marchand, numa 'ponte' que possa contactar com galerias de fora e consequentemente, ampliar o universo de atuação

3) A acomodação de alguns, que se vitimizam demais, sempre se queixando de que o poder público e a iniciativa privada não os apóiam. No entanto, observem a iniciativa desses em sair da inércia, da estagnação produtiva...Não mexem uma palha, não se debruçam nos editais, não dão a 'cara prá bater'.

4) Falta de pesquisa, de intercâmbio com artistas de outros Estados, enfim, uma tendência de muitos em ficar confinados entre quatro paredes e não dialogarem com o 'outro'

5) Rebati a crítica infundada de Rodrigo Reis, quanto ao fato de alguns espaços culturais da cidade serem seletivos. Mas afinal, qual é o papel do curador, senão o de além de montar adequadamente a exposição, se relacionar bem com galerias, colecionadores e museus, acima de tudo ser criterioso no que vai escolher para que o público aprecie? Afinal, precisa-se ter um crivo, sim. E quem tiver competência e qualidade, que seja aceito pela comissão de pauta.


Suyene Correia

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Fragmentos Fotográficos....




Num dia em que haverá o lançamento do livro Imbuaça 30 Anos- A Construção da Memória, além da remontagem do Senhor dos Labirintos, ambos no Teatro Atheneu e o encerramento do projeto Aracaju + Cultura, no Teatro Tobias Barreto, com a peça O Médico à Força, ainda sobrará tempo para conferir a exposição Fragmentos & Simetrias no Espaço Cultural Oviêdo Teixeira?
Espero que sim, caros internautas. Posso assegurar que as imagens que vocês verão no espaço cultural são de encher os olhos. A trinca de ases- Ricco Lima, Mônica Flávia e Tiago Melo- esbanjam sensibilidade e criatividade ao criarem imagens ora minimalistas, ora abstratas, num jogo de dubiedade instigante ao observador.
Ricco, piauiense, e Mônica e Tiago, sergipanos, mostram que a arte fotográfica não está morta e nem sucumbindo ao banal. Eles são os três mosqueteiros que se aventuram num universo de captação de imagens quase onírico.
O inteligente e perspicaz curador, Genilson Brito, percebeu o quanto esses três pares de olhos aguçados podem alcançar: o infinito. Resta agora, aos visitantes da exposição, que será aberta amanhã, às 19h e prossegue até o dia 04 de outubro, enxergarem o ilimitado mundo que nos cerca.

O Espaço Cultural Oviêdo Teixeira está localizado à Av. Oviêdo Teixeira, s/n. Horário de visitação: de segunda a sábado, das 9 às 19h e aos domingos, das 9 às 13h.

Suyene Correia

terça-feira, 26 de agosto de 2008

NPDOV abre novos cursos

O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV) abre período de inscrição para novos cursos, a saber: Áudio, Edição, Roteiro, Direção, Direção de Fotografia e Produção de 25 de agosto a 15 de setembro, das 14 às 22h.
Os cursos gratuitos serão minsitrados por profissionais da área do audiovisual e seguem os turnos (Áudio - tarde; Edição - noite; Roteiro - noite; Produção - tarde; Direção de Fotografia -tarde e Direção - noite). Para mais informações ligar para o número 3211-1505.

Só um adendo, será que desta vez, o NPDOV concederá ao seus alunos, os certificados de participação dos cursos? Estão devendo três à minha pessoa...

Suyene Correia

Senac Debate Cenário de Artes Sergipano

Aos que gostam de debater sobre arte, a boa pedida desta semana é a I Mesa Redonda de Artes Visuais promovida pelo Senac. O evento acontece amanhã, a partir das 19h, no auditório da sede do Senac, localizado à Av. Ivo do Prado, 564.
Além dessa escriba que vos escreve, estarão participando do debate a artista plástica Karine Santiago; o artista plástico e presidente da Associação Sergipana de Artistas Plásticos, Rodrigo Reis; a galerista Cristiane Cardoso; a arte-educadora Flora Ruiz e a professora doutora da UFS, Lília França. A mediação dos debates ficará por conta do instrutor dos cursos da área de artes do Senac e artista plástico, Elias Santos. A I Mesa Redonda de Artes Visuais está aberta ao público em geral e aos alunos dos cursos de Artes do Senac, além de profissionais da área artística.

Suyene Correia

domingo, 24 de agosto de 2008

Grupo Imbuaça aniversaria em grande estilo


No próximo dia 28 de agosto, o Grupo Imbuaça, um dos melhores do teatro de rua brasileiro, estará completando 31 anos de existência. Não só os integrantes do grupo sergipano ganham presentes, mas também o público, já que eles levarão ao palco do Teatro Atheneu, a remontagem de Senhor dos Labirintos e estarão lençando o livro Grupo Imbuaça 30 Anos- A Construção da Memória.
A peça, que foi um divisor de águas na trajetória do Imbuaça, é agora dirigida por Lindolfo Amaral (anteriormente foi dirigida por João Marcelino) e traz um elenco maior, formado por 11 atores, sendo quatro remanescentes da primeira montagem que data de 1999. Os destaques dessa remontagem ficam por conta do cenário e da iluminação.
O livro, por sua vez, só saiu por causa do patrocínio da Funarte/Petrobras, através do Prêmio Myriam Muniz, além de trazer fotografias e um histórico sobre o Imbuaça, complementa-se com depoimentos de personalidades que atuaram junto com o grupo, além de críticas teatrais.
O espetáculo gratuito está previsto para iniciar às 21h, mas o livro começará a ser comercializado no hall do teatro, uma hora antes, ao preço de R$ 20. Vale a pena chegar cedo, para garantir um exemplar e o lugar na platéia!!!!!

Suyene Correia

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

"A Bossa" de Patrícia Polayne

Quem compareceu ao show ontem, da cantora baiana Rosa Passos, no TTB, dentro do Projeto MPB Petrobras, deve ter se surpreendido com a atuação da cantora Patrícia Polayne.
A sergipana, que fez as honras da casa para a atração principal, encarnou o espírito bossa novista e apresentou um repertório especial onde "Insensatez" e "Inútil Paisagem" foram algumas das pérolas executadas.
Um pouco nervosa no início, mas segura do meio para o final da apresentação, Patrícia, como boa intérprete que é, não deslizou no terreno pouco explorado por ela própria, mas que pode, no futuro, render bons frutos.
Eu mesma sugeri que ela produzisse um show bem formatado a realizar-se no Teatro Tobias Barreto. Patrícia disse que vai pensar no assunto e quem sabe, mais surpresas virão por aí.
Para aqueles que não conferiram a atuação das cantora, vale a pena chegar cedo hoje, e se deleitar com a voz deste pequeno "sabiá".

Suyene Correia

domingo, 17 de agosto de 2008

Cinema Francês a valer

Quem estava achando que a programação do Cine Cult andava mixuruca, agora não terá do que reclamar por pelo menos, quatro semanas. A partir desta sexta-feira, dia 22 de agosto até o dia 18 de setembro, acontece a II Mostra Cine Cult de Cinema Francês em Aracaju.
Serão exibidos ao todo oito filmes, com duas sessões diárias, às 15h10 e 17h30 e com ingressos ao peço único de R$ 4.
Segundo Roberto Nunes, coordenador do projeto Cine Cult, que recebe o apoio do Cinemark, esta Mostra dá inicio a uma programação permanente de filmes franceses por parte da Cine Vídeo e Educação, seja no Cinemark, bem como em outros espaços de difusão em Aracaju.
Para selecionar os títulos a serem exibidos por aqui, Roberto contou com a curadoria do jornalista Ivan Valença. Ele também recebeu o apoio da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, Imovision e Filmes do Estação.
Confira a programação:

22 A 28/08
15H10- Minha Vida no ar
17h30- A Culpa é do Fidel!

29/08 a 04/09
15H10- O Papel da Sua Vida
17h30- A Última Amante

05 a 11/09
15H10- Marie –Jo e Seus Dois Amores
17h30- Em paris

12 a 18/09
15H10- De Víbora em Punho
17h30-O Pequeno Tenente

Suyene Correia

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Espera Cruel....

Adoro o trabalho de Deborah Colker não só pela sua performance no palco, mas também pela sua versatilidade, poder criativo e de invenção. Porém, desde que ela deixou de dançar em seus espetáculos (aqui em Sergipe, não a vemos no palco, desde 4 X4 de 2002) seus espetáculos ficaram mais frios, "artificiais".
Quando deparei-me com as fotos de divulgação de Cruel, criei a expectativa de que este nono espetáculo da carreira da Cia. de Dança Deborah Colker, superasse o anterior Nó. Ledo engano.
Achei os dois atos mornos, sobertudo o segundo, que tinha tudo para arrebatar -os bailainos faziam performances com quatro espelhos gigantes vazados- contudo o mau uso dos artefatos cenográficos, levou-me a um enfado só. Minha espera tornou-se "cruel"...
Não seria o caso da Deborah voltar a dançar? Colocar sua energia no palco e alavacar o talento desses bailarinos/alpinistas? Era bom que ela fizesse uma reflexão sobre o assunto. Quem sabe, no próximo, eu não sinta novamente o prazer que tive ao assistir Rota e 4 X 4 ?

Uma observação: a Secretaria de Estado da Cultura, através da diretoria do Teatro Tobias Barreto precisa tomar providências uregntes com relação aos coletivos que estão utilizando o estacionamento do Teatro como garagem. Como se não bastasse a área diminuída do estacionamento por conta da construção do viaduto, agora, o público tem que dividir o espaço dos seus carros com o transporte urbano. Um absurdo!!!


Suyene Correia

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

"Banquete" inteligente

Finalmente, depois de muito tempo, assisti a uma comédia em solo sergipano, trazida pela RD Produções que me fez chorar...de tanto rir. E o que é melhor, um riso provocado por um humor inteligente, criativo, comandado pela dupla de atores Rony Cácio e Gil Côrtes que formaram o grupo Comida dos Astros há uma década.
Apesar de serem nordestinos (Cácio é pernambucano e Côrtes, baiano) os atores vêm fazendo há algum tempo sucesso mesmo é em São Paulo, e agora, pela primeira vez, fazem uma turnê pelo Nordeste, sendo Aracaju, a primeira cidade do roteiro.
Vestidos de cozinheiros italianos, os dois encarnam vários personagens ao longo de uma hora e meia de espetáculo, cantando na maioria das vezes trechos de canções famosas, não só brasileiras, mas internacionais também, criando paródias impagáveis, ingredientes de receitas, utensílios de cozinha e muito codimento.
É bem verdade, que os rapazes não conseguem segurar "a onda" continuamente, mas quando engatam uma sucessão de performances (sim, porque eles saracoteiam no palco prá valer), quem não consegue segurar a gargalhada é a platéia.
Segundo Ricardo Douglas, produtor responsável pelas apresentações no Nordeste da dupla, todas as quartas-feiras de setembro, no Bar Coqueiral, eles estarão apresentando o mesmo show.
Eu, particularmente, achava que o espetáculo deveria voltar aos palcos, mas segundo Douglas, por falta de pauta no TTB, além de ficarmos sem o Atheneu (que entrará em reforma), fica difícil.
Mesmo quem não goste deste tipo de apresentação em bares da Orla, vale a pena enfrentar o sacrifício.

Suyene Correia

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Agosto: Mês de Olimpíada Cultural

Se você andava reclamando que a vida cultural de Sergipe estava devagar, quase parando, prepare seu bolso, porque Agosto vem recheado de opções de lazer, ainda que um João Gilberto não chegue por essas bandas ou ainda fiquemos aguardando- eternamente- aquele filme em formato digital (a exemplo de "O Escafandro e A Borboleta").
De qualquer forma, não reclamemos de barriga 'quase' repleta, pois neste final de semana, começa a maratona com a comédia "Comida dos Astros" no Teatro Tobias Barreto (TTB).
Para quem curte um ótimo espetáculo de dança contemporânea, tem "Cruel" nos dias 12 e 13, com a Cia. Deborah Colker. No dia 16, é a vez dos saudosistas curtirem o som de Michael Sullivan ou apreciarem as dançarinas do ventre, no Teatro Atheneu, com o I Festival de Danças Árabes de Sergipe. No dia seguinte, o romantismo de Jorge Vercilo tomará conta das dependências do TTB, que deverá ficar lotado.
A música ainda ecoará pelo palco do TTB, nos dias 19 e 20, com mais um edição do MPB Petrobras. Dessa vez trazendo, a suavidade da voz de Rosa Passos, com patrícia Polayne dando as boas-vindas.
Dia 22 de agosto é a vez da famosa "Festa de Arromba" no Espaço Emes e, no dia seguinte, tem E-Motrixx ( em algum ponto bem transado da cidade) e o II Quanto Rock Festival (muito rock, para a galera adepta), na Live.
Tá achando pouco? Então segura o fôlego, porque de 24 a 28 deste mês, ainda rola no TTB, o Projeto Aracaju+Cultura, com espetáculos teatrais locais (esses são gratuitos) e fechando com chave de ouro, show de J. Velloso e Virgínia Rodrigues, no dia 30, também no Teatro Tobias Barreto.
Só para os cinéfilos não ficarem com ciúmes, na penúltima semana de agosto, o Cine Cult exibe uma mostra de cinema francês com oito títulos, entre clássicos e contemporâneos.
Agora, é seguir o espírito olímpico e iniciar a maratona. Vamos ver quem será o campeão...

Suyene Correia

domingo, 3 de agosto de 2008

Leitura obrigatória!!! Ou quase...

De uns tempos para cá, as editoras encontraram um grande filão para driblar a escassez de leitores: os guias práticos. Para atrair aquele público viciado em dicas, existem guias mais volumosos, a exemplo do que traz a lista dos "1001 Filmes que Você Tem que Ver Antes de Morrer" (esse tenho e é maravilhoso) e dos "1001 Discos que Você Tem que Ouvir Antes de Morrer", e também outros mais resumidos.
Um desses, que ando folheando entre um tempinho livre e outro, é "100 Autores que Você Precisa Ler" lançado pela L&PM. Em formato pocket, o livro organizado por Léa Masina traz em ordem alfabética, uma mini-biografia dos autores, bem como a apreciação do conjunto de sua obra (ou de uma aspecífica), feita por escritores, jornalistas, críticos literários e intelectuais.
De Giovanni Boccaccio a Gustave Flaubert; de José Saramago a Thomas Mann; de Euclides da Cunha a Jane Austen; de Marguerite Yourcenar a Sófocles tem de tudo um pouco, sendo um ótimo livro de referência.
Resta saber quando teremos tempo de ler, pelo menos, uma obra indicada de cada autor.
E Haja Vida!!!!


Suyene Correia