quarta-feira, 18 de julho de 2018

46o Festival de Cinema de Gramado acontece de 17 a 25 de agosto

Falta apenas um mês para a realização da 46a edição do Festival de Cinema de Gramado, que esse ano, acontece de 17 a 25 de agosto, na serra gaúcha. A programação que durará nove dias, inclui, não somente as mostras competitivas, mas também debates, homenagens e atividades paralelas.

Uma dessas atividades paralelas é o Gramado Film Market que chega à sua segunda edição como programação oficial do festival, focada na discussão e na reflexão de pontos cruciais da atividade audiovisual, no gargalo de escoamento e nas parcerias nacionais e internacionais. Para esse ano, o Gramado Film Market se concentra em três frentes de discussão: plataformas de exibição, internacionalização de conteúdos ibero-americanos e no futuro das salas de exibição.

Sobre os filmes selecionados para as mostras competitivas, ao todo, serão nove títulos na competitiva de longas-metragens brasileiros, cinco longas-metragens estrangeiros, 14 curtas-metragens brasileiros e 20 representantes de curtas gaúchos. Assim, como na edição passada, foram responsáveis pela curadoria os críticos de cinema Rubens Ewald Filho e Marcos Santuario e a produtora e gestora cultural argentina Eva Piwowarski.

Os longas selecionados foram: "10 Segundos Para Vencer" (RJ) de José Alvarenga Jr.; "O Banquete" (SP) de Daniela Thomas; "Benzinho" (RJ) de Gustavo Pizzi; "A Cidade dos Piratas" (RS) de Otto Guerra; "Ferrugem" (PR) de Aly Muritiba; "Mormaço" (RJ) de Marina Meliande; "Simonal" (RJ) de Leonardo Domingues; "A Voz do Silêncio" (SP) de André Ristum e o "Avental Rosa" (SP) de Jaime Monjardim.

Também inaugurado na edição passada, o projeto do filme convidado de honra do Festival de Cinema de Gramado é mantido esse ano. Após a estreia com o Canadá, agora é a vez da Itália marcar presença no evento para compartilhar com o público as tendências, novidades e reflexões de suas produções e exibições cinematográficas.

Os homenageados da 46a edição do Festival de Cinema de Gramado serão o cineasta e animador Carlos Saldanha que receberá o Troféu Eduardo Abelin e o ator Ney Latorraca que receberá o Troféu Cidade de Gramado.

Nenhum comentário: