quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

"Por Parte de Pai" será encenado no Lourival Baptista



 
 Atrás do Pano encena "Por Parte de Pai" (foto: Guto Muniz)

Depois de vencer os prêmios Sinparc 2013 de Melhor Espetáculo e Melhor Cenário, em Belo Horizonte, ser apresentado em várias cidades mineiras e em outros Estados, como São Paulo e Rio Grande do Sul, o espetáculo “Por Parte de Pai” do Grupo Atrás do Pano chega a Aracaju. Serão três apresentações gratuitas, no Teatro Lourival Baptista, sendo que nos dias 07 e 08 de fevereiro, o espetáculo começa às 20h30 e, no dia 09, às 19h30.

Adaptado do texto de Bartolomeu Campos de Queirós, o espetáculo tem dramaturgia de Carlos Rocha, direção de Epaminondas Reis e conta com os atores Antônia Claret, Guda Coelho, Myriam Nacif e Paulo Thielmann. “Por Parte de Pai” apresenta o olhar de uma criança sobre o mundo ao seu redor, carregado de sentimentos poéticos e revelações existencialistas. Antônio é um menino que experimenta a vida na casa dos avós paternos, onde vive parte de sua infância como quem lê um livro de memórias. Cheiros, sensações, sonhos, medos e dúvidas constantes permeiam o seu cotidiano. E o que se descortina à sua frente são questões filosóficas acerca do tempo, da existência, da vida e da morte. 

Desde a sua criação, em 1981, o Grupo Atrás do Pano investiga a cultura infantil através de seus trabalhos, que partem do resgate de “estórias”, cantigas populares e também pela vivência do brincar e do brinquedo, como o teatro de bonecos e as formas animadas, que marcaram a sua origem. Enveredando neste universo das histórias populares, da oralidade e da cultura brasileira, o grupo encontra como grande aliada à literatura. 

Então, parte para a criação de novos trabalhos como “Tem de Tudo Nesta Rua” (1994), “Toalha Mágica” (2004) e “Estórias Cantantes” (2006), nos quais une a adaptação literária a uma dramaturgia lúdica e interativa. O encontro com o livro de Bartolomeu Campos de Queirós significa para o grupo, além da continuidade de sua pesquisa de linguagem, falar ao público jovem e adulto sobre a alma sensível e reveladora da criança. Porém, sob um novo prisma: através da criança.

O Teatro Lourival Baptista localiza-se à rua Laranjeiras, s/n- bairro Getúlio Vargas.

Workshop- Além da circulação do novo trabalho do grupo está previsto para Aracaju o workshop “Oficina da Palavra”, destinado a artistas, atores, jovens e  educadores, onde o grupo propõe reflexão sobre a obra do autor e o processo de adaptação literária para o teatro, contribuindo com o estímulo à leitura, o fortalecimento da literatura e dos processos de adaptação teatral e construção dramatúrgica.

O workshop ocorre paralelamente às apresentações, fortalecendo a pesquisa teatral do grupo e colaborando para o processo de formação de público. Através do contato com a obra do autor, o participante terá a oportunidade de exercitar e enriquecer seu universo verbal, visando à construção de significado e ao licenciamento poético da criação de um texto ou da adaptação literária para o teatro, bem como as diferentes formas e processos de construção de uma dramaturgia teatral. 

Para a promoção destes encontros reflexivos em Aracaju o grupo contará com a presença do dramaturgo e diretor teatral Carlos Rocha, responsável pela dramaturgia do espetáculo “Por Parte de Pai”. O ministrante irá discorrer sobre a criação literária e os processos de adaptação teatral. Na ocasião, os atores do grupo desenvolverão jogos teatrais exercitando a aproximação do texto à construção da imagem no teatro, através de uma demonstração de processo de trabalho aplicado na construção das cenas do espetáculo.
Para participação na oficina os alunos têm como pré-requisito assistir ao espetáculo “Por Parte de Pai” no dia anterior (07/02). A oficina acontecerá em três módulos de sendo dois módulos de 3 horas do sábado e um módulo de 3 horas no domingo.

A solicitação de vaga deve ser feita através do e-mail: atrasdopano@atrasdopano.com.br.

Nenhum comentário: