quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Cine Vitória recebe Mostra de Cinemas Africanos

Oito filmes inéditos, ambientados no continente africano, aterrissam na tela do Cinema Vitória de hoje até o próximo domingo, dia 10 de fevereiro. Eles fazem parte da Mostra de Cinemas Africanos que tem curadoria da brasileira Ana Camila Esteves e da espanhola Beatriz Leal Riesco. 

Na programação, produções dedicadas ao universo feminino no território africano, como o nigeriano "M de Menino" de Chika Anadu (2013), a produção de Burkina Faso "Fronteiras" de Apolline Traoré  (2017), a produção francesa "Solte a Voz" de Amandine Gay (2018) e a sueca "Martha e Niki" (2016) de Tora Mártens; ao universo infantil, como o queniano "Supa Modo" de Likarion Wainaina (2018) e também de Burkina Faso, "Wallay" de Berni Goldblat (2017) e filmes de cunho ativista, a exemplo do sul-africano "Vaya" de Akin Omotoso (2016), e o sudanês "No Ritmo do Antonov" (2014) de Hajooj Kuka.

Excepcionalmente, no sábado e no domingo, após a sessão de "Vaya" e "Solte a Voiz", respectivamente,  haverá um bate papo com as realizadoras sergipanas Everlane Moraes e Luciana Oliveira que discutirão sobre a produção e circulação de filmes africanos no Brasil e a representatividade da mulher negra nos cinemas africanos e brasileiro.

O recorte curatorial atende à demanda por proporcionar espaços de exibição no Brasil de filmes recentes produzidos na África, nos últimos cinco anos, bem como promove o contato do público com as estéticas e narrativas presentes numa cinematografia quase completamente desconhecida do público brasileiro. Salvador e Porto Alegre já receberam a Mostra e, depois de Aracaju, será a vez dos catarinenses terem acesso a essas produções.

O ingresso custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). O Cinema Vitória localiza-se à Rua do Turista, anexo ao Centro de Turismo (centro).

Quinta-feira (07/02)

16h- "Fronteiras"

18h- "Supa Modo"

Sexta-feira (08/02)

16h- "Martha e Niki"

18h- "M de Menino"

Sábado (09/02)

14h- "No Ritmo do Antonov"

15h40- "Vaya"

Domingo (10/02)

14h- "Wallay"

15h40- Solte a Voz"


Nenhum comentário: