terça-feira, 10 de setembro de 2013

Orquestra Ouro Preto apresenta "The Beatles" no Atheneu


Orquestra Ouro Preto_http://bangalocult.blogspot.com
Músicos da orquestra mineira Ouro Preto

Em turnê nacional, com apresentações em nove capitais brasileiras, a Orquestra Ouro Preto realiza amanhã, às 20h 30, no Teatro Atheneu, o concerto da série The Beatles, sob a regência do maestro Rodrigo Toffolo.

Sucesso de crítica e público, a série The Beatles percorreu diversas cidades, incluindo participação na última edição da International Beatle Week – tradicional evento inglês dedicado à obra dos Beatles –, em Liverpool, onde se destacou em três elogiados concertos, como no Philharmonic Hall de Liverpool, uma das salas mais importantes da Inglaterra.

Dialogando os universos da música erudita e popular, o concerto propõe uma vibrante viagem sonora pela biografia musical do quarteto inglês, a partir de uma combinação inusitada: a união, em um mesmo palco, de uma orquestra e uma banda de rock.

O repertório da apresentação abrange todo o período de produção artística dos Beatles, de grandes sucessos que há muito fazem parte do imaginário coletivo até canções menos conhecidas, em arranjos inéditos, assinados pelo violinista Mateus Freire. Destaque  para "Day Tripper", "Yesterday", "Help", "Eleanor Rigby" e "Hey Jude".

A apresentação privilegia a linha melódica original das canções, com os violinos, violas, violoncelos e baixo, substituindo a palavra cantada. “O objetivo dessa escolha é manter fidelidade às peças, desvendando a complexidade melódica das canções do grupo e, ao mesmo tempo, reafirmar o caráter atemporal da obra do quarteto”, explica o Maestro Toffolo.

O concerto é gratuito.

Nenhum comentário: