terça-feira, 8 de agosto de 2017

Salvador receberá Festival 8 1/2 Festa do Cinema Italiano

O Festival 8 ½ Festa do Cinema Italiano traz mais uma vez ao Brasil uma seleção com os melhores e mais interessantes filmes da recente produção italiana, com uma mostra que ocorre de 31 de agosto a 6 de setembro de 2017, em oito capitais.

Depois de 10 anos de sucesso em dezenas de cidades lusófonas em três diferentes continentes, de passar por Porto Alegre em 2014 e 2015, e chegar a mais cinco cidades em 2016, desta vez o festival amplia seu circuito e também será realizado em Salvador (Espaço Itaú de Cinema) e Recife. Além destas, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Ao todo, serão sete filmes diferentes, sendo a produção de abertura desta edição “Em Guerra por Amor” (In guerra per amore), película dirigida e estrelada pelo humorista e ator PIF (Pierfrancesco Diliberto), uma comédia divertida e contundente, que faz uma reflexão bem humorada e também profunda sobre o amor, a Sicília e a máfia em uma trama que se passa em plena Segunda Guerra Mundial.

Entre os títulos da programação, temos “Amori Che Non Sanno Stare Al Mondo” de Francesca Comencini, que integra a seleção oficial do Festival de Locarno 2017 e tem estreia marcada para dezembro. Um filme que conta as tragicômicas peripécias de Claudia e as suas tentativas de salvar a sua belíssima historia de amor. 

“O Fantasma Siciliano”  de Fabio Grassadonia e Antonio Piazza, filme de abertura da Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes,conta uma história de máfia verdadeira (o desaparecimento do jovem Giuseppe di Matteo, acontecimento que chocou a opinião pública italiana nos anos 90) narrada como se fosse um gótico conto de fadas. Um filme fascinante e surpreendente que sabe misturar com inteligência diferentes gêneros e influências.

Também integra a seleção a comédia “Algo de Novo”, de Cristina Comencini. O filme leva para as telas o universo feminino e revela as aventuras e desventuras de duas amigas que são tão opostas quando unidas. Isso até que um fascinante toy boy confundir as duas e por as convicções de cada uma em cheque.

“A Ternura” é o mais recente filme de Gianni Amelio, um dos realizadores mais importantes da sua geração, autor de filmes como Ladro di Bambini e Lamerica. Aqui regressa com um intenso drama sobre a importância das relações humanas. Um filme aclamado pela crítica italiana e maravilhosamente interpretado por Renato Carpentieri, Elio Germano e Micaela Ramazzotti.     

A comédia “Deixa Rolar” de Francesco Amato, conta com o astro Toni Servillo (de “A Grande Beleza”). No longa ele interpreta Elia Venezia, um psicanalista sedentário que é obrigado a se exercitar e acaba iniciando sua nova rotina com Claudia, uma personal trainer meio avoada e sempre pronta para entrar em apuros.

Fechando a seleção, temos “A Hora Oficial”, de Salvatore Ficarra e Valentino Picone, o grande sucesso de bilheteria na última temporada na Itália.  Uma história que nos fala com bom-humor sobre a grande diferença entre o desejo de viver a legalidade e saber praticá-la no dia a dia.

Vale destacar ainda que o 8 ½ Festa do Cinema Italiano exibe todos os filmes de sua programação simultaneamente em todas as oito cidades onde ocorre, sempre com dois filmes em cartaz por dia. Além disso, os títulos têm distribuição garantida em território nacional e entrarão em cartaz nos próximos meses. 

O 8 ½ Festa do Cinema Italiano é um evento organizado no Brasil pela Associação Il Sorpasso em colaboração com Mottironi Editore e com o apoio institucional da Embaixada da Itália em Brasília, dos Institutos Italianos de Cultura de São Paulo e Rio de Janeiro, do Cinecittà Luce, do Ministério da Cultura Italiana (MIBACT Direzione Cinema) e do Anica. Além disso, conta ainda com a colaboração da rede de Consulados Italianos em todas as cidades que recebem o festival no Brasil.

O 8 ½ Festa do Cinema Italiano é patrocinado pela Pasta Garofalo.

Para conferir a programação completa e informações sobre os preços dos ingressos basta acessar o site www.festadocinemaitaliano.com.br



Nenhum comentário: