quinta-feira, 19 de março de 2009

40 Anos da TV Cultura compilados em Livro

Será lançado, no próximo dia 24, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, localizada na Av. Paulista, o livro Uma História da TV Cultura, organizado por Jorge da Cunha Lima.
O jornalista, escritor e atual presidente do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta, contou com a contribuição de uma equipe multidisciplinar de editores, historiadores e pesquisadores, que no decorrer de quatro anos colheu depoimentos de dirigentes, ex-dirigentes e profissionais de diversas épocas, reuniu documentos dispersos e vasculhou o próprio acervo.
Década a década, os episódios mais marcantes são reconstituídos, numa narrativa leve, fluida e interessante: da fase inicial, quando a TV Cultura, então pertencente aos Diários Associados, foi adquirida pela então recém-criada Fundação Padre Anchieta; passando pela prisão e morte do seu diretor de jornalismo, Vladimir Herzog, nos anos 70; à criação de programas infantis inovadores, premiados internacionalmente, como Vila Sésamo, Bambalalão, Castelo Rá-tim-bum e Cocoricó, e de programas jornalísticos e culturais de primeira linha, que fizeram e ainda fazem história, como Roda Viva, Ensaio e Metrópolis.
Ao todo, o livro publicado pela Fundação Padre Anchieta / Imprensa Oficial do Estado de São Paulosão, possui 300 páginas e se apresenta como uma valiosa contribuição na ainda reduzida bibliografia existente sobre a televisão brasileira.

Suyene Correia

Nenhum comentário: