sábado, 29 de setembro de 2012

Às Margens do Vltava, ouvindo Smetana (Parte I)

Depois de 16 dias na estrada, perambulando pelo Leste Europeu, retorno a Aracaju, maravilhada com tudo que vi, senti, ouvi e degustei nas "capitais imperiais" (Praga, Viena, Budapeste...)  e em outras cidades menos badaladas (a exemplo de Krumlov, Bratslava e  Czestochowa). Difícil dizer qual cidade é mais bonita, qual lugar é mais pitoresco, tendo em vista que em algumas localidades, passei pouco mais que 36 horas  ( como foi o caso de Budapeste, Viena e Varsóvia) e seria injusto fazer um julgamento inconsistente.

Com certeza voltarei a essas cidades com mais tempo, pois pelo pouquíssimo que apreciei, são localidades especialíssimas com uma arquitetura irretocável, uma organização espacial incrível e com o progresso (Polônia e Alemanha) a todo vapor.

Mesmo Praga e Berlim, que tive a oportunidade de apreciar com um pouco mais de tempo (três dias e meio dedicados a cada uma), não deixarei de visitá-las quando tiver outra oportunidade. É obrigatório um retorno, são mágicas, envolventes...Quem já as conheceu, sabe o que estou dizendo.

Por falar em Praga, cheguei na tarde do dia 11/09 à capital tcheca  e, ainda sobrevoando a cidade, já dava para perceber a atmosfera da cidade gótica. O sol ainda demoraria a se por na cidade situada às margens do Rio Vltava e que inspirara Smetana a compor Moldava (trecho sinfônico de Minha Pátria), que remete ao afluente do Elba. Aliás, ouvir essa parte musical da obra prima do compositor tcheco, ao mesmo tempo em que se caminha pelas ruas de Praga é experiência surreal.

Assim como o é, passear despretensiosamente pela Cidade Velha, em meio aos prédios que circundam a sua Praça famosa pelo Relógio Astronômico, Palácio Kínsky, Igreja de São Nicolau, Igreja de Nossa Senhora de Týn, entre outros.




Se vier da margem do Rio Vltava seguindo pela Rua Parízká, aproveite para explorar o complexo de Sinagogas (Maisel, Pinkas, Klausen, Velha-Nova e Espanhola) do bairro judeu de Josefov (além do antigo Cemitério Judaico). Para aqueles que preferirem atravessar a Ponte Carlos, assim que passarem do Klementinum, automaticamente mergulharão, no "fuzuê" da Malé Námestí que antecede a praça da Prefeitura.



Na antiga sede da Câmara Municipal, o Relógio Astronômico é atração a cada 60 minutos, quando no badalar das horas cheias, a caveira, santos e outros personagens fazem sua  performance habitual, hipnotizando turistas de todo o mundo. Do alto da cúpula, um tocador de  trombeta sacramenta o horário e, agora, é só aguardar mais 59 minutos até o próximo espetáculo.


Aproveite a caminhada para saborear carne de porco defumada (vendida em barraquinhas espalhadas pelos arredores), bem como o doce  trdelník (típico do país), que apesar da receita simples, é irresistível após o almoço. Para fazer a digestão, confira  as exposições no Palácio Kinský (Galeria Nacional) ou dê uma chegada na Galeria que ocupa os três andares do prédio do Restaurante Café u Týna. Tive a sorte de conferir uma de Salvador Dalí e de Afons Mucha.

 Se você curte música clássica, o paraíso é a Via Musica. Na pequena loja, situada quase na entrada da Igreja de Nossa Senhora de Týn (na foto abaixo, vê-se suas torres imponentes), você não só encontrará discos dos principais compositores clássicos, como também de artistas contemporâneos tchecos e de outras localidades próximas a Praga. Há espaço para outros gêneros musicais, inclusive a bossa nova e o jazz. Aproveite para se inteirar dos concertos que acontecem no final da tarde e início de noite nas diversas igrejas espalhadas pelo centro.



Conferi um no dia 14/09, na Mirror Chapel, Clementinum, da organista Marie Nováková e Chamber Ensemble Musica Pragensis. No reperório, trcehos da "Quatro Estações" de Vivaldi; "Ave Maria" de Schubert; "Meu País" de Smetana; "Allegro Passacaglia" de Händel. Impossível sair de Praga e  não conferir um desses concertos que são relativamente baratos e duram uma hora, no mínimo.

Aguardem mais notícias sobre Praga na próxima postagem.

3 comentários:

Bianca Felipe disse...

muito bacana teu blog!

gosta de poesia?
(per)siga-a!
http://sobre-viverr.blogspot.com.br

Bangalô Cult disse...

ôpa, Bianca, tudo bem?
Já conferi o seu blog e começarei a segui-lo. Que bom que curtiu o Bangalô.
Fique atenta às novidades...

GENILSON BRITO disse...

Su... Que bom ter você de volta!
Estou acompanhando as postagens e voltando a viajar pelo leste europeu através das suas fotos e comentários. Estou com saudades. quando vier a Salvador não deixe de me ligar, ok? A programação do cinema está excelente e estamos finalzinho do Festival Internacional de Artes Cênicas, com 30 espetáculos de vários países. Beijos. Genilson