quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Filme de Laís Bodanzky integra Memória do Esporte Olímpico Brasileiro

Neste domingo, 13 de outubro, às 21h30, a ESPN Brasil, exibe “Mulheres Olímpicas”, de Laís Bodanzky, que integra o projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro. Este documentário tem a intenção de traçar um paralelo, entre a mulher na sociedade e a mulher no esporte olímpico. A história das esportistas brasileiras nas Olimpíadas pode-se dizer que é recente.

Foi em 1932, em Los Angeles, que uma primeira mulher brasileira participou de uma Olimpíada, mas a primeira medalha só chegou em 1996 em Atlanta, 64 anos depois. Só agora em 2012, em Londres, que todos os países participantes tiveram representantes mulheres e pela primeira vez foi incluído o boxe feminino, fazendo com que pela primeira vez na história as mulheres participem de todos os esportes olímpicos.

Entre os dias 11 de agosto e 13 de outubro, a ESPN Brasil exibiu, sempre aos domingos, os dez documentários produzidos no edital da segunda edição do projeto. São histórias de garra, dedicação e superação que farão parte de um rico acervo audiovisual do esporte olímpico brasileiro. Assim como no Ano I do projeto, teve grandes nomes do cinema brasileiro assinando nove curtas de 26 minutos cada, além de um média-metragem de 52 minutos, dirigido pela cineasta convidada, Laís Bodanzky.

Realizado pelo Instituto de Políticas Relacionais, o projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro é patrocinado pela PETROBRAS – faz parte do programa Petrobras Esporte e Cidadania –, ESPN Brasil e EBrasil Energia, com o apoio da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e Cinemateca Brasileira. O projeto já tem sua continuidade garantida, pelo menos, até as Olimpíadas de 2016, que serão realizadas no Rio de Janeiro.

 Inscrições Edital Ano III - Nesse terceiro ano, as inscrições serão feitas online, por meio do site do projeto (www.memoriadoesporte.org.br), no período de 13 de agosto a 14 de outubro de 2013. A concorrência contará com duas etapas de seleção. Na primeira, serão analisadas as propostas conforme sua relevância e aderência ao edital. Na segunda fase, os classificados concorrerão entre si em um pitching (defesa oral), feito para uma banca de profissionais que definirá os nove finalistas. Memória do Esporte Olímpico Brasileiro recebeu um total de 221 inscrições, nas duas edições anteriores do projeto.

Nenhum comentário: