sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Salvador e Cachoeira receberão IX Panorama Internacional Coisa de Cinema

Mais de 100 filmes serão exibidos no IX Panorama Internacional Coisa de Cinema que, este ano, realiza a maior edição da sua história quanto ao número de sessões e mostras. A versão 2013 do festival também se destaca pela presença maciça do cinema estrangeiro, o que se concretiza com a primeira competição de curtas internacionais e mostras voltadas à cinematografia de quatro países. Retrospectivas e homenagens trazem ao público de Salvador e Cachoeira, sedes do evento, obras de grandes cineastas do Brasil e exterior. O evento acontece entre os dias 31 de outubro e 07 de novembro.

Na sua edição mais internacional, o Panorama escolherá o melhor curta entre 16 selecionados para a competição. A lista contém produções da Islândia, Eslováquia, Croácia, Tailândia e outros nove países, pinçados em meio aos 412 títulos inscritos. As mostras competitivas premiam também nas categorias: longa nacional, curta nacional e filme baiano, onde este ano diferentes formatos concorrem juntos. As sessões acontecem no Espaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha e no auditório da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB).

Panoramas do cinema produzido nos últimos anos na Alemanha, Itália, Portugal e México estarão presentes em quase 30 filmes distribuídos nas respectivas mostras. Entre os alemães, os destaques são “Duas Vidas”, de Georg Mass, filme escolhido para representar o país no Oscar, e “Houston”, de Bastian Günther, premiado na última edição do festival de Sundance. Os dois diretores estarão presentes no festival e conversarão com o público após a exibição.

Da Itália vem o mais recente filme de Bernardo Bertolucci, “Eu e você”, cuja sessão será acompanhada por Sílvia Morais, brasileira radicada na Europa que fez o desenho de som do filme. As mostras de filmes portugueses e mexicanos serão acompanhadas por diretores dos festivais parceiros e responsáveis pela seleção das obras trazidas ao Panorama, respectivamente IndieLisboa e Ficunam.

Outro destaque é a exibição inédita de “Disque M para Matar”  em 3D, produção que integra a retrospectiva de Alfred Hitchcock, trazendo a Salvador cinco filmes do mestre do suspense completamente restaurados. Quem também ganha uma “revisão” da sua obra é o polêmico cineasta francês Bruno Dumont, premiado em festivais de todo o mundo por obras como “A vida de Jesus” e “A humanidade”.

A obra de cineastas brasileiros também estará em evidência nas homenagens a Carlos Reichenbach e Roberto Pires, com exibição de cópias restauradas de obras fundamentais dos dois diretores. Reichenbach é um dos mais importantes

nomes do cinema de autor brasileiro, com filmes como “Alma Corsária” e “Garotas do ABC”, que serão apresentados com mais duas produções dele. Roberto Pires, por sua vez, foi o realizador do primeiro longa baiano, “Redenção”, que será apresentado no Panorama juntamente a “Tocaia no Asfalto” e “A grande feira”, em primeira exibição da cópia restaurada.

Mantendo a tradição, o festival traz ainda os Panoramas Brasil e Internacional, repletos de filmes inéditos. Na programação estrangeira, o destaque é o francês "Um Estranho no Lago", de Alain Guiraudie, premiado como melhor direção em Cannes e tema de capa da tradicional revista “Cahiers du Cinema”. A lista nacional traz “Eles Voltam”, de Marcelo Lordello, premiado no 45º Festival de Brasília e no IndieLisboa e exibido no festival de Rotterdam.

Vencedor de três prêmios no último Festival de Brasília, o filme “Depois da Chuva”, de Cláudio Marques e Marília Hughes, encerra a programação do IX Panorama Internacional Coisa de Cinema, dia 07 de novembro, antecedendo a premiação. O acesso será gratuito, assim como na abertura do evento, dia 31 de outubro, estando limitado apenas à lotação.

As demais sessões têm ingressos por R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia) em Salvador, pois em Cachoeira toda a programação é gratuita. Confira a programação completa no site http://www.coisadecinema.com.br/panorama

Nenhum comentário: