quinta-feira, 27 de março de 2014

"Aventuras de Alice no País das Maravilhas" ganha ilustrações de Yayoi Kusama

"Aventuras de Alice no País das Maravilhas", da Globo Livros, é forte candidato à lista dos grandes lançamentos editoriais de 2014 no Brasil. A edição promove o encontro de Lewis Carroll, precursor da literatura de vanguarda no século XIX, com Yayoi Kusama, pioneira da pop art e do minimalismo no século XX. O resultado, potencializado pela tradução de Vanessa Barbara, é uma obra que resgata o prazer único do contato sensorial com o livro em plena virtualidade do século XXI.

Yayoi é, aos 85, uma das mais importantes artistas vivas. Nascida em 1929 no Japão, mudou-se na década de 1950 para os Estados Unidos, tornando-se uma das figuras centrais da vanguarda artística nova-iorquina. Colega e influenciadora de nomes como Andy Warhol e Claes Oldenberg, sempre se expressou por meio dos mais diversos suportes artísticos - pintura, escultura, instalação, vídeo, performance, happening - e também foi militante dos direitos civis durante a década de 1970.

Há quase 40 anos, sem jamais ter abandonado sua arte, Yayoi vive internada voluntariamente numa clínica psiquiátrica de Tóquio. É esquizofrênica e sofre de transtorno obsessivo compulsivo, males que ela afirma ter relação direta com sua expressão artística: suas obras nascem das alucinações que sofre desde a infância, como as visões distorcidas que a fazem enxergar bolas e pontos em todos os lugares.

Desde outubro do ano passado, os brasileiros vêm tendo a oportunidade de conferir ao vivo uma inédita retrospectiva da obra de Yayoi. Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo (em SP a exposição abre em maio, no Instituto Tomie Ohtake) são as capitais incluídas na turnê internacional da exposição "Obsessão Infinita", que em 2013 bateu o recorde de público do Malba (Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires), com mais de 200 mil visitantes. O complexo museológico do Instituto Inhotim, em Minas Gerais, também expõe uma criação da grande dama da arte contemporânea: "Narcissus Garden" 500 esferas metálicas boiando em um espelho d'água, deslocando-se ao sabor dos ventos.

Esta nova edição de "Aventuras de Alice no País das Maravilhas" proporciona uma festa para os olhos com o magnífico trabalho de ilustração de Yayoi Kusama. Alice nunca pareceu tão maravilhosamente psicodélica e surreal. O bom humor e os trocadilhos do texto original ganham novo sabor na versão em prosa para o português. Um dos destaques da tradução são os criativos e ritmados trechos em versos.

A tradutora Vanessa Barbara trabalha como jornalista, escritora e colunista do New York Times e da Folha de S.Paulo. Para além de lançamento nobre para o público infantojuvenil, esta primorosa releitura de Alice, encadernada com capa dura em tecido, é um objeto de desejo para leitores de todas as gerações de amantes do livro.
Postar um comentário