terça-feira, 18 de março de 2014

Entrega do “Oscar” Iberoamericano acontecerá em Abril



O cinema iberoamericano acaba de ganhar seu Oscar. No dia 5 de abril, a Cidade do Panamá vai sediar a primeira entrega dos Prêmios Platino, um prêmio que nasce com a proposta de tornar-se um dos mais importantes instrumentos de fomento e apoio ao cinema da América Latina, de Portugal e da Espanha.

A premiação é promovida por duas entidades internacionais: a EGEDA (Entidade de Gestão de Direitos dos Produtores Audiovisuais), que representa mais de 7 mil produtores no mundo todo; e a FIPCA (Federação Iberoamericana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais), que promove coproduções entre países do grupo, reunindo produtores de 17 países. Seu vice-presidente é o espanhol Agustín Almodóvar, produtor dos filmes do irmão Pedro Almodóvar.

O Brasil está concorrendo em duas categorias: Melhor Documentário e Melhor Animação. Na primeira, o filme “O Dia que Durou 21 Anos” de Bráulio Tavares competirá com Con La Pata Quebrada (Espanha), “Cuates de Australia” (México), “La Eterna Noche de las Doce Lunas” (Colômbia), “Sigo Siendo” (Peru). Já a animação “Uma História de Amor e Fúria” de Luiz Bolognesi tem como concorrentes, “Um Time Show de Bola” (Argentina),  “Justin e a Espada da Coragem” (Espanha), “Anina” (Uruguai / Colômbia) e El Secreto del Medallón de Jade” (México).

Na categoria Melhor Filme concorrem  Gloria” (Chile), “Helí” (México), “La Jaula De Oro” (México), “Wakolda” (Argentina), “Las Brujas de Zugarramurdi” (Espanha), “Roa” (Colômbia) e “Vivir Es Fácil Con Los Ojos Cerrados” (Espanha). Para o título de Melhor Diretor disputam    Sebastián Lelio por “Gloria”, Amat Escalante por “Helí”, David Trueba por “Vivir Es Fácil Con Los Ojos Cerrados e Lucía Puenzo por “Wakolda”.

As outras categorias em disputa são: Melhor Interpretação Masculina, Melhor Interpretação Feminina, Melhor Música Original e Melhor Roteiro. Ainda serão entregues o Prêmio Platino Camilo Vives à Melhor Coprodução Iberoamericana e o Prêmio de Honra do Cine Iberoamericano.

Um comitê de seleção, constituído pelo representante de cada país na FIPCA- Federação Iberoamericana de Produtores de Cinema e Audiovisual propõe as candidaturas nacionais para cada uma das categorias, conforme os critérios estipulados pelos  organizadores do Prêmio. A partir dessa pré-seleção, um júri internacional decidiu os títulos finalistas e,  posteriormente,  o vencedor de cada uma das categorias.

A cerimônia de entrega dos prêmios será no dia 5 de abril, no Teatro Anayansi, um dos mais tradicionais e imponentes da Cidade do Panamá, e será precedida de tapete vermelho com astros e estrelas do cinema latino, incluindo os indicados.

Nenhum comentário: