terça-feira, 18 de março de 2014

Casa da Rua da Cultura promove a 9a edição do Projeto Temporada


A partir desta quinta, às 20h, será iniciada mais uma edição do Projeto Temporada promovida pela Casa da Rua da Cultura. Na programação da 9ª edição do projeto constam “O Natimorto”, “Ela Esteve Aqui”, “Monólogos Desagradáveis”, “Minha Vida Meu Bolero”, Cabaret dos Insensatos” e “A Lição”.
 
O espetáculo marcado para acontecer, às quintas-feiras, sempre às 20h, é “O Natimorto” com o Grupo Caixa Cênica. A montagem é baseada na obra de Lourenço Mutarelli que recebeu adaptação cinematográfica também e é um prenúncio ou uma anunciação irremediável, que aponta para uma contraditória relação humana, envolvendo negação e obsessão. A direção do espetáculo ficou a cargo de Diane Veloso e a concepção é de Maicyra Leão e Diane Veloso. A própria Diane contracena com o ator Thiago Marques.

A Cia. Stultífera Navis e Cia. Teatral Kaza da Imaginação revezam-se nas noites de sexta-feira. A primeira encena, às 19h, “A Lição” montagem de um dos mais importantes clássicos do Teatro do Absurdo de autoria de Eugène Ionesco. O diretor Lindemberg Monteiro também atura juntamente com Sandra Azevedo e Luciana Nunes.

Às 21h, acontece a apresentação de “Monólogos Desagradáveis” sob a direção de Raimundo Venâncio e com atuações de Júlia Caianara, Polly França, Sâmara Gardênia e Natália Simões. Na peça, quatro mulheres estão num tribunal para serem julgadas por crimes de assassinato que, embora distintos, foram cometidos pelo mesmo motivo aparente: o ódio e o amor. Quem vai julgá-las é a plateia, que representará o júri popular, e cada uma delas fará a sua própria defesa.
 
Aos sábados, a partir das 19h, a atriz Walmir Sandes encarna Maria Ipesina do Amor Divino no espetáculo “Minha Vida Meu Bolero” assinado por Hunald Alencar. Ao longo de 50 minutos, num quarto de vila, a personagem relatará sua vida boêmia na turbulenta zona do meretrício de Aracaju dos anos 80. Suas relações amorosas, a exploração da prostituição e seu amor por Porfírio Eleutério. 

Às 21h, a Cia. Stultífera Navis apresenta “Cabaret dos Insensatos”. A concepção vem dos desconhecidos poemas de Bertolt Brecht, misturados com textos eróticos de Jean Genet. Os textos abordam a sexualidade de forma natural e desmistificada o conceito de Cabaret. Juliana Freitas, Gessana Shaktí, Babi Rubiatti, Sandra Azevedo, Tessy Greek, Kassem e Tom Myres atuam sob a direção de Lindemberg Monteiro.
 
A programação se completa no domingo, às 19h, com apresentação de “Eu Estive Aqui” com o grupo Tua Lona. O casamento como instituição em constante declive, os cônjuges como desconhecidos, a falta de comunicação, de contato físico são temas levantados no novo espetáculo do  grupo composto pelos atores Cícero Júnior, Euler Lopes, Inês Reis e Marina Franca.

A 9ª edição do Projeto Temporada (contemplado pelo Prêmio FUNARTE Miriam Muniz 2013)  prossegue até o dia 8 de junho. Os ingressos para cada espetáculo custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). A Casa da Rua da Cultura localiza-se à Pça. Camerino, 210. Mais informações pelo telefone 3021-6580.





Nenhum comentário: