domingo, 19 de abril de 2015

"Club Sándwich" é destaque da programação do Cine Vitória


Club Sándwich_http://bangalocult.blogspot.com
Paloma e Héctor: risco de separação ?!

O nome do sanduba é norte-americano mas, ao contrário, do que possa parecer, o tempero é mexicano. "Club Sándwich" é o título da produção dirigida por Fernando Eimbcke ("Temporada de Patos")  e também do sanduíche predileto do adolescente Héctor (Lucio Giménez Cacho), que aproveita a promoção de um hotel junto com sua mãe, Paloma (Maria Renée), para passar uma temporada de férias.  

Desde as primeira cenas do filme que fica clara a relação de intimidade entre  os dois, beirando uma certa incestuosidade. Aos poucos o espectador é convidado a compartilhar da sintonia entre mãe e filho num local quase "fantasma", onde o monotonia é driblada com brincadeiras aquáticas e muita  música e TV.

Eimbcke explora bem o microcosmos da dupla, evitando mostrar- em boa parte da trama- outros hóspedes e funcionários do hotel, ao mesmo tempo em que reforça, em cada cena, a dependência do garoto para com sua genitora e o desabrochar de sua sexualidade.

Quando as férias de Héctor parecem descambar para um tédio sem volta, entra em cena Jazmín (Danae Reynaud), uma jovem de 16 anos,  que  chega acompanhada do pai e da madrasta.  Não tarda ela se aproximar do garoto e, este perceber que pode se divertir muita mais com alguém de sua faixa etária, do que com a própria mãe. Mas Paloma não encarará com naturalidade a chegada da "rival" e a inevitável ruptura materna com um Héctor ainda criança.

O diretor e roteirista Fernando Eimbcke aborda o tema do desapego de maneira delicada, fugindo das armadilhas clichês, com humor sutil e inteligente, explorando mais os silêncios do que os diálogos. Outra virtude da película é o trio de atores, com destaque para Maria Renée que rouba a cena no 1/3 final de "Club Sándwich"

Apesar de ter ganho alguns prêmios internacionais, como o de Melhor Direção no Festival de San Sebastián e Melhor Filme no Festival de Turim, só agora, esta produção de 2013, ganha estreia no Brasil. Antes tarde do que nunca...

O filme pode ser visto e ouvido (com o sistema de som consertado) no Cine Vitória (Rua do Turista) hoje, às 17h e na quarta-feira, às 14h.  

Nenhum comentário: