segunda-feira, 13 de julho de 2015

Diretora Sergipana é selecionada para Escola Internacional de Cinema de Cuba


A documentarista Everlane Moraes é selecionada para EICTV

Quando a baiana radicada em Sergipe, Everlane Moraes, começou a trabalhar com cinema, há cerca de nove anos, não tinha a menor ideia do que o futuro lhe reservaria: estudar na Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de Los Baños (EICTV), em Cuba, uma das mais conceituadas instituições de ensino do gênero. Pois ela está muito perto de iniciar a empreitada, já que foi a única brasileira selecionada na categoria documentário e viajará no dia 01 de setembro, rumo à ilha caribenha, a fim de iniciar os estudos no curso regular que tem a duração de três anos.

Antes disso, porém, Everlane precisa arrecadar uma quantia de cerca de R$ 20 mil reais, para pagar as despesas de passagens aéreas, emissão de passaporte, seguro saúde, ferramentas de estudo e 25 % do valor da matrícula da escola (o equivalente a R$ 9 mil reais), custos que a bolsa de estudos não cobre. Para isso, ela iniciou uma campanha online- "Travessia Cine Cuba!"- com o objetivo de arrecadar o montante.

"Quem tiver interessado em contribuir com valores que variam de R$ 10 a R$ 4.000 mil reais, basta acessar o https://www.vakinha.com.br/vaquinha/campanha-travessia-cine-cuba e seguir os passos. Por enquanto, a nível de apoio e patrocínio, consegui muito pouco. A nível de colaboração, consegui muito. Por exemplo, consegui um apoio do Instituto Banese, do Sarau da Angélica e do Jaime Morcego, do coletivo REVER, sem contar alguns artistas sergipanos que estão doando suas obras para um leilão, a ser realizado na Sociedade Semear. Agora, estou indo atrás da inciativa privada e já consegui o apoio da Schultz Operadora, que bancou o seguro viagem Vital Card Assistência".

A primeira de uma série de atividades para arrecadar o valor necessário para custear as despesas iniciais, acontecerá neste sábado, a partir das 17 h, no Museu da Gente. Com o nome de Sarau da Travessia Latino-Americana, ele será promovido pelo Sarau da Angélica e contará com as presenças de Deny Benn, Gilda Costa, Ademar Nascimento, João Emanuel, Cícero Vieira, Dudu Teles, entre outros, que prometem não fazer concessão ao capitalismo cultural e descarregar os cartuchos de suas verves artísticas.

A expectativa da diretora dos curtas "Caixa D'Água: Qui-lombo é Esse ?" e "Conflitos e Abismos: A Expressão da Condição Humana"  é a melhor possível, com relação ao curso profissionalizante que fará no período 2015/2018. De um total de 44 brasileiros inscritos, apenas nove foram aprovados nos exames de seleção realizados em março desse ano.

"Eu me inscrevi na seleção para ingressar na Escola de Cinema cubana, uma das melhores do mundo de uma forma despretensiosa. Estudei  para as provas de conhecimento geral e específico, depois passei por uma entrevista e, por fim, enviei meu portfólio Cuba. Fiquei muito feliz com o resultado, tendo em vista esse momento político que o Brasil está passando e eu poder estudar cinema em Cuba, é um privilégio. Acho que os professores gostaram do meu perfil, dos temas que abordo nos meus filmes e deve ter pesado na escolha do meu nome na lista de aprovados. O legal é que eles recrutam alunos da América Latina, Ásia e África na tentativa de acolher vários olhares", diz Everlane Moraes.
 
Apesar de ter dirigido dois documentários em curta-metragens, a jovem realizadora de 27 anos, já trabalhou em outros curtas de sergipanos, na direção de arte, a exemplo da série de filmes de animação "As Aventuras de Seu Euclides" de Marcelo Roque, além dos longas "O Senhor do Labirinto" de Geraldo Motta, "Aos Ventos Que Virão" de Hermano Penna, "A Pelada" de Damien Chemin e "Folia de Reis" de Rosemberg Cariri.

Quando questionada sobre a possibilidade de não conseguir alcançar a marca dos R$ 20 mil reais no crowdfunding, a realizadora é enfática. "Eu vou de qualquer jeito, não perderei essa oportunidade. Estou colocando minha coleção de selos à venda, meu violão, o violino, se for o caso coloco até um terreno prá vender. Mas se eu não conseguir levantar esse dinheiro, eu vou colocar a boca no mundo, eu vou gritar prá que alguém me ouça".


Nenhum comentário: