quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

5° Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil

Este ano acontece o 5º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil, uma iniciativa da Fundação SM que premia, anualmente, textos originais voltados para crianças e jovens. O prazo de inscrição para esta edição se encerra no próximo dia 28 fevereiro e podem concorrer escritores com mais de 18 anos, com textos inéditos que se encaixem em uma das quatro séries da Coleção Barco a Vapor: leitor iniciante (6 e 7 anos), em processo (8 e 9 anos), fluente (10 e 11 anos) e crítico (12 e 13 anos).
O ganhador receberá R$ 30 mil em dinheiro, referente ao adiantamento de direitos autorais, além de ter sua obra publicada por Edições SM. Também poderão ser publicados outros originais inscritos e recomendados pelo júri.
O prêmio contribui na composição da Coleção Barco a Vapor, que já se tornou a maior do mundo para o público infantil e juvenil: centenas de livros de autores de todo o mundo, com o objetivo de despertar o prazer pela leitura nos jovens leitores ibero-americanos e estimular a produção literária nacional.
A premiação acontece há 30 anos na Espanha e existe em todos os países em que o grupo atua: Brasil, Chile, México, Argentina, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, Peru e Espanha. Em 2008, o vencedor foi o escritor e jornalista mineiro Délcio Teobaldo com Pivetim, romance sobre o cotidiano vivido pelos meninos de rua, que será lançado ainda no primeiro semestre de 2009.
Nas edições anteriores, foram premiados Flávio Carneiro, com A Distância das Coisas, (2007), Gláucia Lewicki, com Era Mais uma Vez Outra Vez (2006), e Caio Riter, com o título O Rapaz que Não Era de Liverpool (2005). Para se inscrever, leia o regulamento completo, disponível na página do Grupo SM na Internet: www.edicoessm.com.br.

Nenhum comentário: