quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Palestras sobre Machado de Assis disponíveis na Internet

Para marcar o centenário da morte de Machado de Assis, a Universidade Estadual Paulista (Unesp), por meio da Fundação Editora da Unesp e apoio do Ministério da Cultura, realizou em 2008 o Simpósio Internacional Caminhos Cruzados: Machado de Assis pela Crítica Mundial, um ciclo de conferências e debates congregando nomes emblemáticos da crítica machadiana, nacional e inernacional.
Durante cinco dias, mais de duas dezenas de especialistas brasileiros e estrangeiros estiveram reunidos em São Paulo para apresentar diferentes abordagens sobre um dos maiores escritores da literatura brasileira. Agora, a gravação desses encontros está acessível na íntegra pela internet.
O simpósio contou com a presença de pesquisadores internacionais de primeira grandeza, tais como Abel Barros Baptista (Universidade Nova de Lisboa), Amina di Munno (Universidade de Gênova), Dain Borges (Universidade de Chicago), Daphne Patai (Universidade de Massachusetts), Elide Valarini Oliver (Universidade da Califórnia), Hans Ulrich Gumbrecht (Universidade de Stanford), Jean Michel Massa (Universidade de Rénnes 2), Jorge Edwards (Chile – Prêmio Cervantes), Kenneth David Jackson (Universidade de Yale), Paul Dixon (Purdue University), Thomas Straeter (Universidade de Heidelberg), Todd Garth (US Naval Academy) e Victor K. Mendes (Universidade de Massachussets).
Expoentes do cenário brasileiro, como Roberto Schwarz, Alberto Costa e Silva, Antonio Carlos Secchin, Carlos Alberto Vogt, Gilberto Pinheiro Passos, Hélio de Seixas Guimarães, Lúcia Granja, Luiz Dagobert de Aguirra Roncari, Sérgio Paulo Rouanet e Valentim Facioli também estiveram presentes. O escritor Milton Hatoum fez, ainda, uma saudação em nome dos escritores brasileiros.
A cobertura completa do evento está disponível no site: www.machadodeassis.unesp.br

Postado por Suyene Correia

Nenhum comentário: