domingo, 5 de dezembro de 2010

'Novíssimos Baianos' chegam a Aracaju

No segundo semestre de 2010, o jornalista Luciano Matos destacou no blog El Cabong (www.nemo.com.br/elcabong) cinco bandas da nova safra da música independente da Bahia. Em seu texto, Luciano batizou as revelações de “Novíssimos Baianos”, título que não remetia  a sonoridade quase inatingível da turma de Moraes Moreira, Paulinho Boca e Galvão, mas a novidade crescente da produção independente de rock aliado à música brasileira no estado. Foi por meio desta matéria que duas das bandas que integravam a lista se conheceram e firmaram uma parceria para excursionar pelo Nordeste do país.

O sonho virou então realidade. A turnê “Novíssimos Baianos”, com as bandas Maglore e Os Barcos, teve ínicio no dia 2 dezembro e além de passar pela Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, chegará a Aracaju. O show será amanhã, na Rua da Cultura, dentro do que se preconiza como Circuito Fora do Eixo. 

A banda Maglore ( www.myspace.com/maglorebanda ) foi formada em 2009 e obteve destaque no circuito musical da cidade de Salvador com o lançamento do EP Cores do Vento. Seu público vem crescendo tanto nos shows realizados, quanto nas redes sociais (www.twitter.com/maglore) - principal meio de divulgação utilizado pelo grupo.
A banda Os Barcos ( www.myspace.com/osbarcos ), formada em 2008, é de Vitória da Conquista, cidade localizada na região Sudoeste da Bahia. O grupo acaba de gravar o seu primeiro disco e ganhou destaque na cena musical local ao ser selecionada para participar do projeto Conexão Vivo, em apresentação realizada na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, em Salvador, no segundo semestre de 2010. Os Barcos já participou também do Festival de Inverno da Bahia realizado na cidade de Vitória da Conquista. A banda já conta com uma turnê internacional agendada para o ano de 2011, com shows previstos em Buenos Aires, na Argentina.

Depois de conferir as canções das bandas, decida se vale a pena ou não, dar uma conferida nos shows que acontecem amanhã, na área entre os Mercados Antônio Franco e Thales Ferraz.

Nenhum comentário: