quarta-feira, 30 de abril de 2014

4a Edição do Circuito SESC de Música começa em maio



Os Tabaréus_foto Dana Estavo_http://bangalocult.blogspot.com
Os Tabaréus abrem o circuito dia 05, no Riomar Shopping

Pedrinho Mendonça_foto SNAPIC_http://bangalocult.blogspot.com
Pedrinho Mendonça e seu Hang Drum
O Circuito SESC de Música em Sergipe tem sido um ótimo projeto de valorização e divulgação de grupos locais. Na sua 4ª edição, que acontece de 05 a 30 de maio, o circuito contará com cinco atrações: Os Tabaréus, Igor Côrtes e Lucas Pinheiro, Pedrinho Mendonça Hang Drum Lounge, Jazz III e Florilegium da Música Medieval & Renascentista.

Cada atração apresentar-se-á quatro vezes, durante o mês, sendo que o Riomar Shopping, o SESC/Centro, SESC/Comércio, SESC/Socorro, SESC/Siqueira, SESC/LER Idiaroba, Palácio Museu Olímpio Campos e Museu da Gente Sergipana servirão de palco para os shows musicais.

O grupo Os Tabaréus abrirá o circuito, com apresentação no dia 05 de maio, às 18h, no Riomar Shopping. Formado por André Lima (trompete), Jeovane Lima (trombone), Kelvin Farias (violão de sete cordas), Humberto Barreto (cavaquinho), Alexandre Azevedo (violão de seis cordas) e Odílio Saminêz (pandeiro), o grupo é um regional de choro que tem como objetivo divulgar este gênero musical, executando tanto obras clássicas, arranjadas para esta formação, quanto repertório autoral, procurando promover a tradição do choro no Nordeste.

O sexteto volta a se apresentar nos dias 21 maio, às 12h, no SESC/Centro, dia 27 de maio, às 12h, no SESC/Comércio e no dia  28 de maio, às15h, no SESC/Socorro.

No dia 06, às 12h, no SESC/Centro, o jazz pedirá passagem com apresentação do grupo Jazz III. Calcado na sonoridade do jazz contemporâneo, o projeto é a novíssima empreitada do guitarrista e compositor Saulo Ferreira, que além das influências do jazz, não despreza características de brasilidade. Com uma linguagem moderna, o trio acaba de gravar um CD (ainda sem data de lançamento). Além de Saulo, o Jazz III é composto por Fabio Cavalieri (contrabaixo acústico) e Bruno Silva (bateria).

O público também poderá conferir o som jazzístico da trinca de ases nos dias 07 de maio, às 17h, no SESC/ Ler Indiaroba, 08 maio, às 15h, no SESC/Socorro e 09 maio, às 18h, Museu da Gente Sergipana.

Antônio Chagas (flauta doce, saltério de dedo, saltério de arco), Emmanuel Vasconcellos Serra (viela de arco, cromorne e viola de gamba) e Paulo Araújo ( percussão) uniram os talentos e o gosto musical peculiar e formaram  Florilegium da Música Medieval & Renascentista. A primeira apresentação no Circuito SESC de Música está marcada para o dia 12 de maio, às 16h, no SESC/Siqueira Campos.

Inserido no movimento da Música Antiga, o Florilegium tem o intuito de executar a produção da música instrumental da Idade Média e da Renascença da Europa Ocidental, um amplo repertório que vai do século XIII ao XVII. O trio também irá se apresentar nos dias 14 maio, às 12h, SESC/Centro, 20 de maio, às 19h, no Palácio-Museu Olímpio Campos e 30 maio, às 18h, Museu da Gente Sergipana.

O duo Igor Côrtes (gaita) e Lucas Pinheiro (violão), que já mostrou seu dote artístico no I Festival de Violão de Sergipe, participará também desse projeto musical do SESC. A primeira apresentação será no dia 13 de maio, às 17h, no SESC/ Ler Indiaroba, seguida de outra no dia 19 de maio, às 16h, no SESC/ Siqueira Campos; no dia 23 de maio, às 12h, SESC/Comércio e no dia 26 de maio, às 12h, no SESC/Centro. Serão ótimas oportunidades para conferir as sonoridades exploradas pela dupla, que vão do choro ao jazz, passando pela Bossa Nova, com propriedade e arranjos inusitados.

Por fim, o percussionista Pedrinho Mendonça leva o projeto Hang Drum Lounge ao Circuito SESC de Música, pela primeira vez, no dia 15 de maio, às 16h, no SESC/Socorro. Um dos mais renomados percussionistas sergipanos em atividade mostra sua habilidade em tocar o estranho instrumento percussivo- hang drum-  que emite notas de altura definida, criado por dois suíços, utilizando-se de duas meia-conchas de chapas de aço. Além da sonoridade ímpar deste instrumento, Pedrinho utiliza-se de todo seu acervo percussivo que inclui tambores, atabaques, pandeiro, kalimba, djambê, além de dialogar com elementos eletrônicos.

As outras apresentações serão nos dias 16 de maio, às 19h, no Palácio-Museu Olímpio Campos, 22 de maio, às 18h, no Riomar Shopping e 29 de maio, às 16h, no SESC/Siqueira Campos. O acesso ao Circuito SESC de Música em Sergipe é gratuito.

Crédito da foto 1- Dana Estavo

Crédito da foto 2- SNAPIC

Nenhum comentário: