quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

O Som da "Massa" no XXXIV Encontro Cultural de Laranjeiras

Pessoal, neste final de semana, estarei indo a Laranjeiras dar uma conferida na programação cultural do 34o Encontro daquela cidade. Há tempos venho comentando em conversas com amigos, que o formato dessa grande festa da cultura popular e de massa, precisa ser revisto.
Apesar de apreciar a gama de manifestações folclóricas existentes no Estado, e que por lá, desfilam, ando um pouco saturada da maneira com que acontecem essas apresentações.
Fico me perguntando, até que ponto os próprios brincantes não estariam cansados também.
Além do mais, ainda que a comunidade solicite a participação de atrações musicais como Danielzinho e Quarto de Milha, Tatau, Calcinha Preta, entre outros, como afirma a sercertária de Cultura do município, Givalda Maria dos Santos, não seria mais interessante convidar artistas ligados ao samba de raiz, ao choro, à música instrumental, que tão pouco aportam por aqui e dariam um up grade ao evento?
Porque é que só na esfera da cultura, o poder público "atende" às reivindicações da população?
Se o público tivesse mais saúde, mais educação, mais moradia, mais transporte, não reclamaria se fossem escalados para a festa Nicolas Krassik (violinista), Nilze Carvalho (sambista), Paula Lima (MPB), Eliana Printes (MPB), Mariene de Castro (cancioneiro popular), etc.
Vamos arriscar?

Suyene Correia

2 comentários:

nei alves disse...

Oi, Suyene!
Pensei ei ir ao festival, mas igual a vc, tb estou cansado desse engodo em que se tranformaram os "festivais" aqui. Fui ano passado e foi como se estivesse no primeiro ano do evento. Nao aguento mis, sei que nao estou fazendo nada para mudar, e nem sei se posso, mas cansei. Nao acredito nessas pessoase nos seus interesses, que eh tudo menos cultura. Chega de paternalismo imbecil e conservador, ne? Tnho mais o que fazer U
Um abraço e bom festival
Nei

Lara disse...

Suyene! Como sei que você adorou a procissão de ontem, assim como eu, então coloque aí no blog as suas impressões sobre a festa! Eu já coloquei lá no meu artscritta...rs

Bjoss