quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Acordeon Clássico


O Quinteto Persch, formado por cinco acordeonistas, apresentar-se-á amanhã, às 20h, no auditório do SESC-centro. Confesso que fiquei surpresa com o local escolhido para a apresentação, já que poderia ser num local um pouco maior e com acústica mais adequada. Mas como apresentações como esta são difíceis por aqui, vale parabenizar a intituição SESC, em ceder o auditório para o show dos gaúchos.

Único grupo brasileiro com esta formação, o Quinteto Persch traz um repertório composto por peças de Villa-Lobos, Guerra-Peixe, Astor Piazzolla, Ferenc Farcas e Rossini. A turnê é fruto do Prêmio Circuito Funarte de Música Clássica e acontece entre os dias 20 e 25 de outubro e percorrerá Salvador, Aracaju, Maceió, Garanhus, Campina Grande e João Pessoa.

Formado em 1999,  por Adriano Persch, o Quinteto reúne um time de profissionais com formações variadas: seja com bacharelados e licenciaturas em música, seus componentes também são membros de orquestras. Fazem parte da trupe o próprio Adriano, além de Fernando Santos, Daniel Castilhos, André Machado e Luciano Rhoden.

Segundo Adriano Persch, o Quinteto tem como objetivo difundir o Acordeon através da música de câmara. “Queremos mostrar a versatilidade e oportunizar a exploração do instrumento com repertório erudito”, revela. “Lamentavelmente, o acordeon ainda não está inserido na academia, nos cursos superiores ou pesquisas, mesmo sendo muito participante da música brasileira com importantes expoentes”, enfatiza. A turnê pretende ainda propiciar a troca cultural entre as regiões brasileiras e resgatar o uso do acordeon na música instrumental. 

Mais informações podem ser obtidas através do http://www.quintetopersch.com/. No site, o internauta pode conferir vídeo e áudio do grupo, além de baixar partituras gratuitas para Acordeon mediante cadastro.

O SESC-centro está localizado à Rua Dom José Thomaz, em frente ao Colégio Arquidiocesano.

Nenhum comentário: