domingo, 24 de março de 2013

Sergival é atração do Estúdio Móvel da TV Brasil

Liliane Reis e Sergival no Estúdio Móvel
 
 
 
O Estúdio Móvel da TV Brasil,  e que vai ao ar, amanhã e terça-feira, às 18h, com reprise na madrugada, às 2h, terá como uma das atrações o cantor sergipano Sergival.

O artista é uma espécie de embaixador das tradições sergipanas no país. O canto, a performance e as composições remetem à cena artística do Nordeste, no melhor que ela oferece: sons, danças, histórias e festejos. O encontro com a apresentadora Liliane Reis fluiu como música em ritmo nordestino já que ela é baiana e estreou, em março, a quarta temporada do descolado programa na TV Brasil. Na conversa gravada no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, Sergival contou sobre as raízes de Sergipe e lembrou as origens da arte em sua família.
 
“Eu carrego o Nordeste sempre comigo em todas a minha expressão musical. Meu pai trabalhava com barragem, construção de estradas e morou em muitas cidades da região. Por isso, tive uma vida de cigano e morei em Pernambuco, na Bahia, além de Sergipe. Através dessas vivências, eu fui construindo e reunindo um pouco da cultura de cada estado, sotaque e saberes dos mestres”, conta o músico.
 
Simples e divertido, Sergival deu uma canja com seus instrumentos e apresentou trechos do interessante espetáculo que promove Brasil afora. Durante o papo, ele ainda fez a tradução de termos do "sergipanês" e explicou os signos do seu figurino revelando o que cada uma das peça do vestuário representa.
 
“Eu busquei um figurino baseado na história que o Luiz Gonzaga deixou como legado. Peguei, por exemplo, os óculos redondos de Lampião e a roupa composta por xilogravura. Meu espetáculo é bem lúdico: tem dança com bonecos de pano e a batida de grupos folclóricos em formato de banda, com baixo e instrumentos típicos”, comenta o artista.


Sobre o músico- Sergival iniciou sua carreira musical como flautista e posteriormente obteve destaque como percussionista de efeitos, pesquisando novos timbres, criando seus próprios instrumentos com sucatas, brinquedos e artesanato sergipano. Ele mostrou a Liliane Reis a composição da “percussão de efeito”, com ruídos musicais, material reciclavem e apitos que emitem som de pássaros. Os dois, inclusive, experimentam o apito durante o programa.
 
Além de músico, Sergival ocupa a cadeira sete da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Ele ainda apresentada o programa “Puxa o Fole”, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, atração que exalta as músicas e os ritmos das legítimas tradições do forró nordestino. O programa completa três anos este mês. Sergival é, de fato, uma figura única, que canta, compõe, pesquisa e diverte.
 


Fonte: Assessoria da TV Brasil

Nenhum comentário: