segunda-feira, 4 de março de 2013

Rio Maracatu é destaque no "Cortejo nos Trilhos"


O fotógrafo Marcio RM está realizando sua 48ª exposição individual, de nome “Cortejo nos Trilhos”. Em cartaz até o dia 10 de março, no SESC/Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, a exposição conta 20 imagens do desfile do Bloco Rio Maracatu no carnaval de 2010, na capital carioca.

Todas as fotos mostram o cortejo do bloco pelas ruas e trilhos do simpático bairro de Santa Teresa. O Rio Maracatu, que comemorou 15 anos no mês passado, já é uma tradição no carnaval carioca e reúne milhares de cariocas e turistas em suas apresentações. Formado por músicos pernambucanos e cariocas, no final dos anos 1990, o Rio Maracatu ajudou a resgatar o carnaval de rua no Rio de Janeiro.

 Tendo como referência o ritmo musical Maracatu de Baque Virado, tradição da capital pernambucana, o grupo estuda e realiza diferentes ritmos, cantos e danças brasileiras, como a Ciranda e o Samba, além do Maracatu.

O ensaio “Cortejo nos Trilhos” faz parte do Recorte Popular, um mapeamento de festas populares que Marcio RM realiza há tempos, pelo Brasil, e pode ser visitado de terça a sexta-feira, das 10 às  19h  e, aos sábados e domingos, das 9 às 18 h, no SESC/Teresópolis.


Sobre o artista- Fotógrafo profissional desde 1982, Marcio RM tem fotos veiculadas nas principais publicações brasileiras e trabalhou para as revistas Isto É e Veja e os jornais O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, além de empresas como a Petrobras.

Ele vem há vários anos se dedicando a elaboração e execução de projetos documentais, tendo participado de mais de 80 exposições, entre individuais e coletivas pelo Brasil e no exterior (Japão e Portugal). As exposições individuais foram realizadas nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Cabo Frio, Paraty, São João de Meriti, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Teresópolis (RJ), Belém (PA), Aparecida (SP), Porto Alegre (RS), São Luís (MA), Brasília (DF), Aracaju (SE), Tiradentes e Juiz de Fora (MG), São Félix  e Salvador (BA).

Nenhum comentário: