quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

"Sansão Também Faz 50 Anos" ocupa o MAL

Cartaz da Mostra "Sansão Também Faz 50 Anos"
 
Mônica, de Mauricio de Sousa, estreou em 1963, já agarrada ao seu coelhinho. Sansão, nome escolhido por leitores em um concurso realizado na revista da personagem, em 1983, não vive sem a dentuça, assim como ela não vive sem ele. Por isso, como parte das comemorações do cinquentenário da Mônica, acontecerá no Salão de Atos, do Memorial da América Latina, em São Paulo, a exposição "Sansão Também faz 50 anos".
 
A mostra foi inaugurada na última terça e ficará aberta ao público até 21 de abril. São mais de 70 desenhistas de todo o Brasil que enviaram sua versão do Sansão e que vão alegrar filhos, pais e avós que também viveram essa história. "Faltavam personagens femininas em minha turminha. Cebolinha, Franjinha, Titi e os outros eram baseados em amigos de minha infância. Aí, vi a Mônica brincando com seu coelhinho, a Magali comendo melancia e a Mariângela quietinha e meiga, que depois virou a Maria Cebolinha. Portanto, já criei a Mônica com seu coelho, que era amarelo e não azul como nos quadrinhos. Depois, ele nunca mais a abandonou", explica Mauricio de Sousa.

A curadoria da mostra é do cartunista JAL, que vem organizando exposições temáticas com cartunistas brasileiros, chamadas de "flash expos" e que têm repercutido, inclusive, internacionalmente.

O Memorial da América Latina funciona de terça a domingo, das 9 às 18h e localiza-se à  Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda - São Paulo.

Nenhum comentário: