segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Prêmio ABC 2013

A Associação Brasileira de Cinematografia anuncia a abertura das inscrições para o Prêmio ABC 2013. Os interessados, através do site www.abcine.org.br,  deverão preencher o formulário até o dia 15 de fevereiro e fazer o upload de seus trabalhos, ate o dia 28 de fevereiro, para as seguintes categorias:

o   Melhor Direção de Fotografia para Longa-Metragem
o   Melhor Som para Longa-Metragem
o   Melhor Direção de Arte para Longa-Metragem
o   Melhor Montagem para Longa-Metragem
o   Melhor Direção de Fotografia para Curta-Metragem
o   Melhor Direção de Fotografia para Filme Publicitário
o   Melhor Direção de Fotografia para Programa de TV
o   Melhor Direção de Fotografia para Filme Estudantil

Diferente dos anos anteriores os interessados em participar nas categorias de Longa-Metragem também terão que se inscrever através do site www.abcine.org.br. Os longas, quando inscritos, concorrem automaticamente nas quatro categorias.

Os Filmes Estudantis serão indicados pelas Instituições de Ensino Audiovisual que, após o preenchimento da inscrição no site, deverão encaminhar carta confirmando os indicações.
As regras para todas categorias podem ser conferidas no regulamento que se encontra no link http://www.abcine.org.br/premio-abc/?id=1013&/regulamento

O Prêmio ABC 2013 acontece, como nas edições anteriores, junto à Semana ABC. De 08 a 11 de maio, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, acontecerão painéis, fóruns e discussões a respeito do mercado audiovisual no Brasil. Há uma série de convidados brasileiros e internacionais e o evento é aberto ao público e gratuito. No último dia, 11/05, está programada a cerimônia de premiação.

A Semana ABC

A Semana ABC, evento anual promovido pela Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), nasceu em 2002 e vem, desde então, reunindo importantes personalidades do setor – além de outros profissionais do audiovisual, estudantes de cinema e demais interessados - em suas conferências, painéis e debates. Nessas mesas, discute-se temas atuais, atualiza-se a respeito de novidades no setor e discute-se novas tendências de trabalho no Brasil e mundo afora.

Entre outros, já estiveram presentes na Semana ABC os diretores de fotografia, Don McAlpine, ASC, ACS (indicado ao Oscar por Moulin Rouge), Eduardo Serra, ASC, AFC (indicado ao Oscar por A Moça do Brinco de Perolas), John Bailey, ASC (O Turista Acidental, Melhor é Impossível), Allen Daviau, ASC (ET: O Extraterrestre, O Império do Sol), Felix Monti (O Segredo dos Seus Olhos, filme ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro) a editora de música Suzana Peric (O Pianista e Senhor dos Anéis); os diretores de arte Marcelo Pont (O Segredo dos seus Olhos) e Anastásia Masaro (indicada ao Oscar por Mundo Imaginário do Dr. Parnasus) e os engenheiros Jean-Pierre Beauviala, desenvolvedor das câmeras Aaton e Michael Karagosian, integrante do comitê da DCI que definiu as as especificações internacionais para a projeçãoo digital.

A Semana ABC 2013 será realizada de 08 a 11 de maio, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. O evento é aberto ao público e é encerrado com a entrega do Prêmio ABC, no dia 11 de maio. Vale destacar que toda a programação do evento é disponibilizada ao vivo, em streaming, no site www.abcine.org.br .

O Prêmio ABC

O Prêmio ABC, nascido em 2001, encerra a Semana ABC. Em 2013, a cerimônia de premiação acontecerá na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Os vencedores das diversas categorias são definidos pelos mais de 300 profissionais do audiovisual associados da ABC.
Em anos anteriores, foram premiados os filmes O Palhaço (Selton Mello) - que arrematou os quatro principais prêmios no ano passado -, Ensaio Sobre a Cegueira (Fernando Meirelles), O Cheiro do Ralo (Heitor Dhalia), Tropa de Elite (José Padilha) e O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (Cao Hamburger), entre outros.
 
A ABC

A Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), fundada em 2000, reúne profissionais do audiovisual brasileiro, especialmente diretores de fotografia. Hoje são mais de 300 associados e uma série de atividades realizadas. Através de um fórum, da Sessão ABC, Prêmio ABC, Semana ABC e do Informe ABC, boletim eletrônico enviado a cerca de duas mil pessoas, procura-se incentivar a troca de ideias e informações a respeito da área, além de dados sobre aperfeiçoamento técnico e artístico.

Nenhum comentário: