terça-feira, 14 de maio de 2013

Emiliano Patarra e Juliana D'Agostini são os convidados da ORSSE

Juliana D'Agostini tocará nesta quinta no TTB

Depois do sucesso do concerto da Série Laranjeiras, no Teatro Atheneu, no início do mês, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) prepara-se para nesta quinta-feira, a partir das 20h30, no Teatro Tobias Barreto, apresentar mais um concerto da Série Cajueiros com a participação de dois convidados muito especiais: o maestro Emiliano Patarra, titular do notável Teatro São Pedro, em São Paulo e a pianista Juliana D’Agostini, que é uma das grandes novas revelações do piano brasileiro.

Será a primeira apresentação de 2013, com a presença de regente convidado. “A presença desses convidados é de grande importância para a ORSSE, visto que oportuniza ao público e aos nossos músicos, concertos com renomados músicos e regentes do cenário nacional e internacional. A orquestra não pode se acomodar com os mesmos repertórios, ideias de interpretação. Duas obras deste concerto, por exemplo, são inéditas em Aracaju.”, afirma o regente titular e diretor artístico do grupo, Guilherme Mannis. 

No programa do concerto desta quinta-feira constam a peça vanguardista do compositor Jorge Antunes, “Nec Plus Ultra”; a “Sinfonia nº 6” de Franz Schubert e o emblemático “Concerto nº 20, em ré menor, para piano e orquestra” de Wolfgang Amadeus Mozart, grandes obras do repertório sinfônico mundial. 

Sobre os convidados- Emiliano Patarra é um maestro de repertório ousado e especializado em ópera. Ex-aluno de Roberto Duarte, de Guillermo Scarabino no Teatro Colón de Buenos Aires e de Luís Gorelik no Chile, Patarra iniciou a carreira de regente como assistente da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e mais tarde dirigiu a Orquestra de Cordas do SESC/SP. Foi regente assistente e coordenador artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos e diretor musical do Festival Música Nova em 2009. 

Fundador e diretor musical do Núcleo de Ópera da FASM, criou em 2003, a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos e participou da criação da Orquestra do Theatro São Pedro, tornando-se regente titular do conjunto. Como regente de ópera, atuou em montagens como “La Serva Padrona”  de Pergolesi, “Bastien & Bastienne” e “A Flauta Mágica” de Mozart, “L’Elisir D’Amore e Lucia di Lammermoor de Donizetti, “Carmen” de Bizet,  “Norma” de Bellini e “A Viúva Alegre” de Franz Lehar.

Juliana D’Agostini iniciou seus estudos de piano aos cinco anos. Graduada em Piano pela Universidade de São Paulo (USP), sob a tutela de Eduardo Monteiro e fez especializações na França (Académies Internationales d’Été du Grand Nancy e Strasbourg National Conservatoire) e nos Estados Unidos, sob a regência de Wha Kyung Byun, em Boston, de Caio Pagano, no Arizona, e de Max Barros, em Nova York.

Iniciou os trabalhos como modelo para financiar seus estudos no exterior. Fotografou importantes campanhas nacionais e desfilou em semanas de moda no exterior Reconhecida como uma das mais importantes pianistas do país na atualidade, ela acaba de tornar-se  a primeira pianista brasileira a fazer parte do seleto casting de “Artistas Yamaha”. O contrato foi assinado no último mês de março e ao seu lado figuram nomes como a pianista clássica portuguesa Maria João Pires  e os pop stars Elton John e Paul McCartney.

 Neste ano, lançou o CD “Juliana D’Agostini + Emmanuele Baldini” com o spalla da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), com grande sucesso de público e crítica. Em 2011, o CD “Juliana D’Agostini + Catalin Rotaru” foi finalista do 7o Prêmio Bravo de Cultura, categoria melhor CD Erudito. Em 2010, lançou seu primeiro CD, “Chopin/ Liszt”. D’Agostini acumula importantes prêmios em sua carreira, como a posição de semi-finalista no Seattle International Piano Competition 2010, XIX Concurso de Piano Artlivre – 1o lugar (2006), XIV Concurso de Piano Arnaldo Estrella– 1o lugar (2006) e IV Concurso Jovens Solistas OSBA– 1º lugar (2005). 

Os ingressos para a apresentação já estão disponíveis na bilheteria do Teatro Tobias Barreto ao preço de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Nenhum comentário: