quarta-feira, 22 de maio de 2013

"Música & Poesia" no Museu da Gente

Carlos Navas é uma das atrações do "Música & Poesia"

Nesta sexta-feira, a partir das 19h, o Museu da Gente Sergipana estará recebendo o projeto Música & Poesia que contará com as participações da atriz Diane Veloso e dos cantores Antônio Félix (SE) e Carlos Navas (SP). Idealizado pelos poetas Ézio Déda, Jeová Santana, Reginaldo de Jesus e Jozailto Lima, o Música & Poesia pretende estabelecer um diálogo entre as duas expressões artísticas, além de promover um intercâmbio entre os artistas da terra e os de outras localidades brasileiras. Essa é a primeira edição de um projeto que deverá ter continuidade no segundo semestre.

Nas apresentações que acontecerão no auditório do Museu da Gente, Diane Veloso e Antônio Félix serão os anfitriões.  Diane Veloso abrirá a noite interpretando uma seleção de poemas de Maria Lúcia Dal Farra, Ilma Fontes, Iara Vieira, Ronaldson, entre outros. Na sequência, o cantor e compositor Antônio Félix realizará um show baseado no seu CD “Nouvelle Maison”, em que se destacam as canções ‘É Só Mais Uma Noite’, ‘Meu Amor Não’, ‘Pão e Vinho’, ‘Cordão de Ouro’ e ‘Em Silêncio’, bastante executadas nas emissoras de rádio locais.

A noite termina com a participação de Carlos Navas, um intérprete conhecido pela versatilidade de transitar em vários segmentos musicais, que tem nove discos lançados e um DVD. Seu repertório reúne expressivos autores contemporâneos e projetos temáticos adultos e infantis. Navas foi o primeiro artista a gravar para o CD “Tantas Vozes”, que o compositor sergipano Rubens Lisboa lançou no ano passado, com a participação de 45 artistas de renome nacional. O cantor paulista, inclusive, veio a Sergipe, como um dos convidados do show de lançamento de “Tantas Vozes”.

Agora, ele realiza o primeiro show solo em Aracaju, numa espécie de retrospectiva dos seus 17 anos de estrada, incluindo canções como “Ícaro” (Fred Martins/Marcelo Diniz), “Que tal o Impossível?” (Itamar Assumpção), “Quem Sabe” (Alzira Espíndola/ Arruda), as personalíssimas releituras de “Voo de Coração” (Ritchie/Bernardo Vilhena), “Jura” (Sinhô) e “Velho Realejo” (Custódio Mesquita/ Sadi Cabral), sem deixar de lado seus dois reconhecidos álbuns infantis dedicados às obras de Vinicius de Moraes e Chico Buarque. Na ocasião, estará lançando seu primeiro DVD, registro de sua participação no Programa “Ensaio” da TV Cultura, com direção do sergipano Fernando Faro, levado ao ar em novembro de 2012.

“A espinha dorsal do meu trabalho em disco é dividia em três facetas: a contemporânea, "aquilo que veio antes" e é eterno e as canções infantis. O DVD Ensaio é um registro de minha participação neste importantíssimo programa de TV, criado e dirigido por Fernando Faro, também sergipano, e uma das personalidades culturais mais importantes do nosso país. Ter estado nele me honrou demais. Foi uma gravação direta, sem correções, feita em 23 de agosto de 2012. Não imaginava que seria um DVD, mas o resultado me entusiasmou e batalhei pelo lincenciamento direto da Cultura Marcas, bancado por mim, bem como sua fabricação. É um produto independente, distribuído pela Tratore. Fiz o lançamento dia 17 em São Paulo, na Sala Itaú Cultural. Aracaju será a segunda capital brasileira a receber este show. As nove canções do DVD estarão no show, que contempla todas estas facetas”.

Na apresentação dessa sexta-feira, Carlos Navas será acompanhado pelos músicos Johnny Frateschi (violões) e Guga Machado (percussão). Depois da passagem por aqui, o cantor viajará para outras localidades brasileiras- Rio, SP (capital e interior), Curitiba, João  Pessoa e Vitória-, a fim de mostrar seu novo trabalho. Sobre o próximo projeto, o cantor adianta, “várias canções lindas, inéditas e não inéditas têm me chegado. Autores como Lucina, a curitibana Ethel Frota, Zé Renato, Arnaldo Antunes, Claudio Nucci, Fátima Guedes, Sergio Natureza e Tunai já me forneceram um material de primeira para um disco de carreira. Dá até coceira”. 

Além disso, ele não descarta explorar novamente o universo musical infantil. “Por enquanto é segredo. Não posso contar ou alguém faz antes. Mas já fizemos uma demo com três canções e o repertório está escolhido. Investi minhas últimas reservas no DVD Ensaio e preciso me recapitalizar, para retomar as gravações. As crianças e seus pais me cobram um novo disco infantil”, conta. 
O Acesso ao Música & Poesia é gratuito, mas com ingressos limitados. Quem quiser apreciar as apresentações, basta retirar o convite na recepção do Museu da Gente, a partir desta quinta-feira, durante o horário de funcionamento. O Museu da Gente localiza-se à Avenida Ivo do Prado, 398.


Nenhum comentário: