quarta-feira, 27 de maio de 2015

Navegando com "As Bicicletas de Iberê Camargo"

"As Bicicletas de Iberê Camargo" é o título da exposição virtual que o artista gaúcho ganha a partir de hoje, em plataforma web e mobile friendly, organizada pelo Itaú Cultural, com curadoria do Núcleo de Artes Visuais do instituto, e em parceria com a Fundação Iberê Camargo no domínio sites.itaucultural.org.br/bicicletasdeibere. 

Com duração prevista de um ano, serão disponibilizadas 56 obras em que aparecem ciclistas e bicicletas, incluindo pinturas, gravuras, desenhos e estudos, datados do final dos anos 1980 até meados de 1990. A exposição é uma homenagem do Itaú Cultural ao centenário de Iberê Camargo, morto em 1994, vítima de câncer no pulmão. 

Além das obras de arte e documentos, a exposição virtual traz 16 fotografias de diversos momentos da vida do artista, complementadas por 10 vídeos, dos quais dois o mostram em atividade e oito são depoimentos de personalidades ligadas ao pintor – o professor e curador independente Marcos Moraes; o artista Eduardo Haesbaert, que foi seu assistente de gravura; a artista visual Regina Silveira, que foi sua aluna de gravura; e Sônia Salzstein, crítica de arte, professora titular de História da Arte da ECA-USP e autora de Diálogos com Iberê Camargo (Cosac Naify, 2004).

A Mostra- Sem fugir da linha das exposições tradicionais, "As Bicicletas de Iberê Camargo" está dividida em quatro eixos – Corpo, Sentidos, Processo e Vida. No primeiro, a figura humana é o assunto central das obras. Nelas, ganha relevo a gestualidade do processo criativo do pintor em trabalhos do final da década de 1980, nos quais problematiza o corpo como máquina e desperta outras reflexões. Aqui é possível visualizar quadros das importantes séries "Ciclistas" e "Tudo Te é Falso e Inútil", e obras como 'Manequim e Ciclista' (1992), e a dramaticidade tão frequente nesta fase de Iberê vista em 'Mulher e Manequim' (1991).

Sentidos, o segundo eixo, apresenta interpretações de estudiosos, curadores e críticos apontando para um entendimento sensorial e emocional da produção do artista. Alinhavados por palavras aleatórias como morte, vazio, carne, realidade transfigurada e outras, surgem aqui as telas 'A Idiota' (1991), 'Ciclista' (1990), 'Mulher de Bicicleta' (1989) e tantas outras que, de alguma forma, carregam em si a intensidade e sobriedade características de Iberê Camargo.

Na sequência, Processo, o terceiro passo, joga luz nas diversas etapas de criação do artista com uma seleção de rascunhos, desenhos de observação e gravuras – todos pouco exibidos ao longo de sua carreira. Entre as obras, 'Ciclista 3' (1991) e estudos originais em traços de caneta esferográfica e nanquim sobre papel apresentados com nitidez.  

Por fim, na seção Vida, "As Bicicletas de Iberê Camargo" revela, em tom intimista e por meio de retratos os espaços do ateliê de Iberê Camargo, a sua relação com outros artistas e outros pontos importantes de sua biografia.

O Projeto- Esta exposição virtual é uma realização do Itaú Cultural. A plataforma própria contém recursos que facilitam o acesso por meio de dispositivos móveis, como tablets e smartphones e para compartilhamento via Twitter e Facebook, tendo suas visualização e botões de controle adaptáveis, merecendo a qualidade de mobile friendly. Para valorizar o estudo da obra de Iberê Camargo, ao menos cinco trabalhos podem ser apreciados com uma lupa especial de super zoom – 'Ciclista' (1988), 'Mulher de Bicicleta' (1989), 'Sem título' (1991), a matriz para a gravura 'Ciclista' (1989) e seu respectivo trabalho final. Desta maneira, detalhes das reveladoras camadas de matizes escuros e claros, em pinceladas grossas tão singulares do artista podem ser visualizadas pelo navegante.

O projeto é uma realização em parceria com a Fundação Iberê Camargo, criada em 1996 e dedicada à preservação e à divulgação do acervo do artista. Outras ações já marcaram a relação entre as duas instituições, entre as quais se destaca a mostra Sob o Peso dos Meus Amores, sobre uma retrospectiva do artista visual Leonilson, realizada em 2011 no instituto em São Paulo, e em 2012, na fundação em Porto Alegre.

SERVIÇO
As Bicicletas de Iberê Camargo
Exposição virtual
sites.itaucultural.org.br/bicicletasdeibere
Projeto: Itaú Cultural com apoio da Fundação Iberê Camargo

Nenhum comentário: