sábado, 28 de julho de 2018

"Piedade, A Seu Dispô" Busca Financiamento Coletivo


Isabel estreará, em novembro, "Piedade, a Seu Dispô"


A atriz de teatro Isabel Santos, que há quatro anos estreou "Senhora dos Restos" no Teatro Atheneu, agora, prepara-se para um novo desafio. Trata-se da montagem de "Piedade, a Seu Dispô", monólogo também escrito pelo jovem dramaturgo Euler Lopes, que deverá chegar aos palcos sergipanos, no final de novembro.

Segundo a experiente atriz, que durante uma boa parte de seus 40 anos de carreira, atuou no Grupo Imbuaça, desde a montagem de "Senhora dos Restos"- seu primeiro trabalho solo, produzido pela Dicuri Produções-, que a ideia era trabalhar com Lopes numa trilogia de monólogos. "Estreamos 'Senhora dos Restos' em agosto de 2014 e  depois de mais de 50 apresentações por Sergipe e pelo Nordeste, perguntei a Euler se tinha um novo texto e ele me apresentou 'Piedade, a Seu Dispô'. Escolhi o diretor paraibano José Maciel para dirigir o espetáculo e estamos na fase de pesquisa. Devemos nos encontrar na segunda quinzena de agosto, para começarmos a trabalhar  a montagem".

Por enquanto, sem patrocinadores oficiais, Santos e o coordenador de produção, Rogério Alves, estão buscando levantar o orçamento necessário para viabilizar o novo projeto, através de crowdfunding (financiamento coletivo). Pelas redes sociais, eles estão divulgando a ação e esperam conseguir alcançar a cota necessária para a montagem de "Piedade, a Seu Dispô". "Na época da produção de 'Senhora dos Restos', consegui  patrocínio com o Instituto Banese e a Funcaju, além de parcerias com outras empresas, através de serviços. Agora, estamos buscando apoio diretamente com a sociedade civil e contando com aquelas pessoas que são mais sensíveis à causa do teatro", explica a atriz.

Sobre o novo espetáculo, Isabel Santos chama a atenção para a personagem Piedade, uma figura tão (ou mais) complexa que a moradora de rua louca, Senhora dos Restos. "Piedade é uma empregada doméstica, que se desloca, todos os dias, da periferia onde mora, para a zona sul onde vai trabalhar. Num dia, quando espera o ônibus, a mulher é vítima de "baculejo" (revista ou inspeção pessoal realizada pela polícia) e, a partir dessa abordagem, saberemos muito de sua vida, cheia de eventos trágicos, envolvendo violência praticada pelo Estado e discriminação na casa onde trabalha", conta.

Para compor a personagem, a atriz aguça seu olhar sobre o mundo e busca referências, observando mais atentamente entrevistas televisivas com moradoras de bairros mais humildes e personagens anônimas que perambulam pelas ruas. Também, como graduanda do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Sergipe, troca experiências com professores e alunos, na certeza de encontrar o tom certo para o "nascimento" de Piedade.

Enquanto, a personagem vai sendo estudada, burilada, o espetáculo precisa ganhar forma e quem quiser participar do financiamento coletivo, as contas disponíveis para depósito são:

-Banco do Brasil (Ag. 3546-7 C/C 44.381-6) 
-BANESE (Ag. 034 C/C 01/004646-6)


Nenhum comentário: