sábado, 9 de outubro de 2010

Destino para as férias: Chile



Ultimamente, tenho deixado o bangalô um pouco de lado , mas é por conta de algumas viagens que tenho feito. A última, por sinal, teve como destino o Chile. Fui a trabalho, a convite da Turise Operadora com o apoio da TAM e, apesar de ter sido uma estada rápida, deu para ter uma ideia de quanto aquele país é lindo!

Tanto Santiago, quanto Valparaíso e Viña del Mar deveriam ser destinos mais procurados pelos brasileiros e não, tão somente, Buenos Aires e Punta del Leste. Mas, aos poucos, estão descobrindo as maravilhas daquele país contrastante, tanto no que diz respeito à questão geográfica, quanto no âmbito cultural.

O tempo em Santiago foi curtíssimo (cerca de um dia e meio), mas o suficiente para se encantar com o saneamento da cidade, a simpatia dos chilenos, a modernidade da urbanização e o cuidado com a arquitetura.

Apesar de ser uma cidade relativamente cara (R$ 1 vale em torno de 250 pesos), procurando enconomizar na alimentação e hospedagem, dá para se fazer belos passeios e se divertir a valer. A ordem é não deixar a câmera fotográfica no hotel e flagrar tudo, inclusive a Cordilheira dos Andes, que circunda a cidade.

Para quem curte vinho, torna-se parada obrigatória uma visita às vinículas, seja a de Concha Y Toro ou Undugarra. E uma chegadinha até a região de Pomaire, a fim de conhecer uma comunidade bastante peculiar com sua culinária exótica também deve constar no roteiro.

Falar de Viña del Mar e Valparaíso em parcas linhas é um pecado. Mas como o blog é um espaço para textos mais compactados, vale pelo registro de se conhecer a primeira, conhecida como 'Miami Chilena', devido ao contraste de suas edificações modernas e exuberantes, com as de Valparaíso, cidade portuária, repleta de ladeiras, que ora lembra Salvador, ora lembra Santa Tereza (bairro carioca).

É lá, aliás, que se encontra uma das casas que Pablo Neruda morou e escreveu seus livros. A vista que se tem das janelas dos cômodos da Casa Museu La Sebastiana é linda, oportunizando ao visitante, uma parcial da cidade de Valparaíso e da região portuária. Por sorte, a manhã estava ensolarada (ainda que a brisa estivesse um tanto fria) e deu para constatar o azul do mar em sua magnitude.

Azul que continua em Viña del Mar, talvez até com maior intensidade. A propósito, tive sorte de registrar a presença de vários leões-marinhos nas pedras que ficavam próximas à praia. Também pelicanos, gaivotas e outras aves comuns à região inistiam em "sair" nas fotos. A vontade que eu tinha era de ficar ali, aquela tarde de sábado toda, apreciando a fauna daquele local.

Nosso país é lindo, incontestavelmente, mas há muito o que se conhecer ainda ao sul do Equador e, não somente ao norte dessa linha imaginária. Aliás, a Patagônia e o Deserto do Atacama que o digam...
Fica aqui a dica para quem quiser se divertir e voltar maravilhado de um lugar nessas férias de verão.

Texto e Fotos: Suyene Correia

Foto 1: Bairro de Las Condes em Santiago

Foto 2: Vista parcial da bela pintura que orna internamente o teto da Catedral de Santiago

Foto 3: A blogueira tendo ao fundo o Palácio de La Moneda

Foto 4: Vista da Cordilheira dos Andes de um dos quartos do Best Western Premier

Foto 5: Palácio de La Moneda, sede do governo chileno

Foto 6: Restaurante da região de Pomaire, onde a turma apreciou uma costela de porco e um pastelão típicos do Chile

Foto 7: As parreiras estão brotando na Vinícula Undugarra

Foto 8: Dançarino do Restaurante Bali Hai, típico da Polinésia

Foto 9: A blogueira na entrada do Casa Museu La Sebastiana

Foto 10: Vista do Porto de Valparaíso

Foto 11: Leões-marinhos ainda podem ser vistos na orla de Viña del Mar

Foto 12: Navio encalhado em Valparaíso devido ao terremoto de março deste ano

Foto 13: Valparaíso vista a partir de Viña del Mar

3 comentários:

Lara disse...

Que lugar lindo, Suyene!! Nossa!! Essa viagem deve ter sido maravilhosa. Suas fotos estão perfeitas!!

Bjos

Doces Lembranças disse...

Adoreiii a matéria Suyene, parabéns!!
Créditos meus para foto nº 3!! kkkk
Bjossss

Bangalô Cult disse...

Oi, Joseane, foi vc que tirou aquela foto minha ?
Se positivo, registro feito.
Bjão

Suyene