quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Precisamos falar sobre os Indicados do Oscar 2012

Um amigo meu me perguntou, recentemente, se o Bangalô Cult faria a tradicional promoção do Oscar. Eu respondo agora, não só para ele, mas para os outros seguidores do blog, que este ano, farei meu protesto contra o evento e não promoverei a enquete.

Não é de agora que o Oscar vem me decepcionando. A cada ano, geralmente, minhas frustrações acontecem após a premiação, quando uma atriz ou um filme perde injustamente a estatueta, porque na cerimônia do ano anterior, já foram cometidos alguns erros e, eles aproveitam a próxima festa, para corrigi-los. 

Este ano, decepcionei-me antecipadamente, por ocasião da divulgação da lista dos concorretes. Em primeiro lugar, esperava que "Tudo pelo Poder" de George Clooney teria seu lugar garantido na categoria Melhor Filme. Mas isso não aconteceu, além da lista ter sido reduzida a nove filmes.

Outro absurdo, na minha opinião, foi a inclusão de "Cavalo de Guerra" de Spielberg, na lista dos "nove mais". Quem assistiu ao filme e tem o mínimo de bom senso, percebe que jamais ele poderia constar numa lista de qualquer premiação (a não ser do Framboesa de Ouro). Um dos piores de sua filmografia.
E o que dizer de "Os Descendentes" de Alexander Payne ? Concorrendo a cinco indiações, entre as quais Filme, Diretor e Ator ? Parece que os votantes, realmente, não tinham muita escolha esse ano. 

Como se não fosse pouco (agora estou confiando na opinião de outros críticos, pois não conferi ainda este filme), a atriz Tilda Swinton foi completamente desprezada pelos colegas da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, não tendo sido indicada a Melhor Atriz, pela sua atuação em "Precisamos Falar Sobre Kevin" de Lynne Ramsay. Além disso, quem leu o livro (estou lendo-o) e já conferiu o longa-metragem homônimo, também confirma a excelente adaptação do roteiro.

Nem a categoria Filme de Animação salvou-se. É bem verdade que "Rio" do brasileiro Carlos Saldanha dificilmente ganharia de "Rango" de Gore Verbinski. Mas a ficar de fora da disputa, podendo ocupar o lugar de "O Gato de Botas" de Chris Miller ?
Até no quesito musical,  a imprevisibilidade se fez presente. Apenas duas canções (diga-se de passagem, de  animações) estão concorrendo este ano e, já foi anunciado que não haverá apresentação ao vivo das mesmas, na noite do Oscar 2012. "Real in Rio" do filme "Rio" e "Man or Muppet" do filme "Os Muppets" estão no páreo. Será que a música de Sérgio Mendes perderá???

Promoção de Oscar no Bangalô Cult ? Talvez, só no ano que vem.
Postar um comentário