segunda-feira, 30 de abril de 2012

Dança em evidência no Palco Giratório


Espetáculo Escapada_Cia Mário Nascimento_Palco Giratório
A 15ª edição do projeto Palco Giratório, criado em 1998 pelo Departamento Nacional do SESC  com o intuito de circular pelo país com espetáculos de dança, teatro e circo, aporta em Aracaju, amanhã e quarta-feira, no Teatro Atheneu, com espetáculos gratuitos, evidenciando dessa vez, a dança. Amanhã, a partir das 20h, quem sobe ao palco do Atheneu é a Cia. Mário Nascimento de Minas Gerais, apresentando o espetáculo “Escapada” (vencedor do prêmio de melhor coreógrafo pela Associação Paulista dos Críticos de Arte em 1998), com uma nova concepção coreográfica.

Sendo 1998 o seu ano de estreia, e contando com participação do próprio Mário Nascimento e do músico Fábio Cardia na concepção do espetáculo, “Escapada” seguiu turnê pela Alemanha, emplacando boas críticas nos cadernos culturais de importantes jornais daquele país. Agora, a proposta é revisitar o universo desta obra, sendo que a dupla de criadores parte de algumas ideias cênicas e musicais do original, ampliando as fronteiras e aprofundando a pesquisa.

“Escapada” é a fuga do homem das grandes metrópoles. É o homem psicologicamente e fisicamente sufocado, sem saída e à procura de um outro lugar, fugindo de si mesmo e dos seus fantasmas, da opressão tecnológica e do mundo moderno, da falta de tempo. Para reproduzir esse universo tão familiar ao homem contemporâneo, a Cia. leva para a cena, dança, música e teatro, além de momentos de pura improvisação.

A trilha composta por Fábio Cardia recebe em alguns momentos do espetáculo, participação do elenco, que improvisa musicalmente, ao vivo. A criação coreográfica tem a assinatura de Mário Nascimento e os textos e efeitos vocais são de Rosa Antuña. No elenco, André Rosa, Brenda Melo, Eliatrice Gichewsky, Léo Garcia, Rafael Bittar e Rosa Antuña.
Espaço Liso Cia de Dança-Palco Giratório
Quarta-feira, no mesmo horário, quem se apresenta no Teatro Atheneu, é o Espaço Liso Cia. de Dança com o espetáculo “Escuta...” que aproxima o expectador do universo da escritora Clarice Lispector, ampliando através da dança contemporânea em diálogo com elementos do teatro, o silêncio encontrado em diversas das suas obras.


Em cena, um leitor mergulha na essência de Clarice, descobrindo as várias faces dessa grande mulher. Uma noite de insônia na qual o leitor vai se tornando parte da obra, observando o mundo por uma ótica renovada e apropriando-se de toda a poesia complexa dos textos clariceanos. As “Clarices” projetadas são expostas como “sonâmbulas que simplesmente vão”, mostrando a forma instintiva, impulsiva, intensa e particular com a qual a escritora conduzia sua literatura e a sua própria vida.

O elenco do espetáculo “Escuta...” é composto por Amelinha Sá, Carolina Naturesa, Ewertton Nunes, Fernanda Matos, Grace Di Tainá e Luanda Ribeiro. A supervisão literária e a direção artística ficou a cargo de André Bonfim, a concepção cênica é assinada pelo Espaço Liso Cia. de Dança e as composições são uma parceria de Ewertton Nunes, Everson Vimes e Léo Silva. A concepção de iluminação é de Sérgio Robson.

Legenda da Foto 1: Cia. Mário Nascimento apresenta "Escapada", amanhã, no Teatro Atheneu

Legenda da Foto 2: Espaço Liso Cia. de Dança em ação com o espetáculo "Escuta..."

Nenhum comentário: