sexta-feira, 20 de abril de 2012

Teatro Máquina apresenta "O Cantil" no T. Atheneu

O Cantil_ Teatro Máquina

Após circular pelos mais importantes festivais do país, o espetáculo “O Cantil” do grupo cearense Teatro Máquina, chega a Aracaju em duas apresentações gratuitas. O espetáculo, que conta com a direção de Fran Teixeira, será apresentado na próxima terça e quarta-feira, às 20h, no Teatro Atheneu. Nas apresentações, o grupo experimenta as técnicas de manipulação direta e aparente, investigando as relações possíveis entre ator e manipulador, ação e representação, repetição e descoberta gestual.


“A manipulação direta e aparente nos oferece a metáfora geradora de toda a concepção de cena, desde seu aspecto formal (cenografia, disposição dos elementos de cena, sonoplastia, figurino) até a representação”, diz a diretora.

“O Cantil” apresenta ao espectador uma viagem sem espaço e tempo definidos, onde dois homens seguem à procura de algo. Para o patrão a viagem é urgente e aterradora. Para o empregado é apenas objeto de seu ganha-pão. Entre os dois se estabelece uma relação nos extremos da desconfiança total e da pura subserviência, relação essa transfigurada pela ausência/presença do cantil.

A montagem do Teatro Máquina foi indicada ao Prêmio Shell de Teatro de São Paulo e apresentada em importantes festivais de teatro, como FIT Rio Preto, FIAC Bahia, Porto Alegre em Cena, Festival Brasileiro de Teatro, entre outros. O projeto foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2011/2012, que viabilizará a circulação de 50 peças teatrais por todo o Brasil. Também faz parte do projeto, além da circulação do espetáculo, a oficina “Jogo e Repetição: uma composição gestual”, direcionada para atores e estudantes de teatro, que acontecerá segunda e terça-feira, das 8 às 12h, na Casa da Rua da Cultura (Pça. Camerino, 210).

O Teatro Máquina vem oferecendo esta oficina em diversos festivais de teatro e cidades por onde passa. A oficina tem sido um espaço privilegiado para a troca de saberes e a reflexão sobre a prática do grupo, através de jogos e exercícios de improvisação.

“Jogo e Repetição: uma composição gestual” tem por objetivo experimentar o conceito de estranhamento brechtiano através de sua experimentação física, explorando exercícios baseados nas dimensões do jogo e da repetição a partir de elementos como a narração e o gesto, fundamentados em textos‐base de apoio.
As fichas de inscrição estão disponíveis no site do grupo: www.teatromaquina.com.br. Mais informações pelo e-mail: oficinamaquina@gmail.com ou pelo telefone (79) 3042-3878. Vagas limitadas.

Nenhum comentário: