segunda-feira, 14 de maio de 2012

Parafusos supera Chegança e Lambe Sujo

Essa postagem chega com uma semana de atraso, mas por um motivo plausível: eu precisava tirar algumas dúvidas antes com o realizador Marcelo Roque, sobre seu mais novo curta de animação "As Aventuras de Seu Euclides Lambe Sujo e Caboclinhos", para não cometer injustiça.

O filme que foi lançado na última terça-feira, no Teatro Atheneu, não está ainda totalmente "calibrado", assim como parecia não estar, o projetor que serviu de meio de exibição da terceira aventura do velho Euclides. Pelo menos, a fotografia chapada em várias sequências falava a favor desse problema técnico, que foi rapidamente confirmado por Marcelo, em nossa conversa, ontem à noite, pelo facebook.

 Marcelo também justificou problemas de áudio e sincronia na fala dos personagens animados que parecem estar próximos de uma solução, com reparos do som em estúdio. Porém, um dos pontos que mais me incomodou no novo curta foi o enquadramento. Fechado em mais da metade das tomadas, o enquadramento sufocava os personagens em cena, quando não, o próprio espectador. Se fosse só isso, tudo bem, mas flagrar cabeça de cavalo cortada, só com as orelhinhas aparecendo...pegou mal. A lição de casa parece não ter sido aprendida.

Incrível, como esse "As Aventuras de Seu Euclides Lambe Sujo e Caboclinhos" também não consegue emplacar a história. Tinha tudo para ser o mais divertido dos episódios, pela própria concepção do que é a festa dos Lambe Sujos e Caboclinhos, mas não consegue ser demasiado engraçado e nem um pouco didático. O roteiro é confuso com relação às origens dessa manifestação folclórica onde trava-se uma batalha entre negros e índios e o que vemos da brincadeira, em si, resume-se à cena final, quando Seu Euclides e Dourada reencontram-se com dois lambe sujos e são melados por eles. Bem que essa cena merecia um pouco mais de destaque, não ?

Ponto então para o primeiro da série "As Aventuras de Seu Euclides-Parafusos" que apesar das limitações técnicas, contava a seu favor com o ineditismo dos personagens, com um roteiro mais bem elaborado e acima de tudo, com uma vitalidade da equipe envolvida, que dava gosto.

Desde o segundo filme- "As Aventuras de Seu Euclides-Chegança" que uma certa decepção em mim aflorava para com esse trabalho de Marcelo Roque (que volto a dizer é um marco na história do audiovisual em animação de Sergipe). O filme encheu-se de personagens (Anselmo Seixas, sem dúvida confirmou sua habilidade na confecção dos bonecos de espuma) e, consequentemente, para um roteiro não muito bem estruturado, fez com que a história perdesse seu  rumo. 

Nesse recente episódio, essa falha repetiu-se e a clareza da mensagem ficou mais uma vez prejudicada. Pode-se achar "As Aventuras de Seu Euclides Lambe Sujo e Caboclinhos" engraçadinho, mas está longe de ser extraordinário, como poderia ser.


Nenhum comentário: