quarta-feira, 16 de maio de 2012

"Velha é a Mãe!" chega ao TTB

 
 
Aterrissa no palco do Teatro Tobias Barreto, sexta e sábado, às 21h, a comédia “Velha é a Mãe!” protagonizada pelas atrizes Louise Cardoso e Eliane Costa. No espetáculo, dirigido por João Fonseca e com texto de Fábio Porchat, Louise Cardoso interpreta uma septuagenária, que passa horas na academia, já fez algumas plásticas, pratica boxe, natação e cujas aplicações de botox ajudaram a manter sua aparência nos 50 e poucos anos. Por não aguentar tanta disposição, o marido a trocou por uma mulher, digamos, mais calma e a deixou à beira de um ataque de nervos.

Eliane Costa divide a cena com Louise e interpreta Alice, filha única do casamento que acaba de terminar. Ao visitar a mãe, em uma tentativa de consolo, ela mal consegue falar tamanho o descontrole emocional de sua interlocutora. Entre revelações, ataques de raiva e lembranças do passado, mãe e filha trocam ‘farpas’ e carinhos, graças aos ácidos diálogos de Porchat, vencedor do Festival de Novos Dramaturgos do CCBB em 2007 por este texto. Louise conheceu a peça pouco depois e logo comprou os direitos.

A intimidade da atriz e do diretor com o gênero vem de longe. Apesar de ter uma trajetória também marcada por textos mais densos, Louise se tornou conhecida nacionalmente por seu trabalho em comédias na televisão, em programas como ‘TV Pirata’ (1988-1989), e em montagens como ‘Fulaninha e Dona Coisa’, de Noemi Marinho, que rodou o Brasil por três anos, e ‘Salve Amizade’, de Flávio Marinho.

Também conhecido por transitar bem entre diversos gêneros dramáticos, João Fonseca dirigiu mais de 20 espetáculos na última década, que renderam sete indicações ao Prêmio Shell (‘Maria do Caritó’, ‘A Falecida’, ‘Pão com Mortadela’, ‘Escravas do Amor’, ‘Édipo Unplugged’, ‘O Casamento do Pequeno Burguês’ e ‘Tudo no Timing’). O humor e o despojamento são heranças de seu trabalho com Antônio Abujamra e a companhia Os Fodidos Privilegiados, onde começou sua carreira como diretor.
Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro ao preço de R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia).

Nenhum comentário: