segunda-feira, 3 de junho de 2013

Secult divulga o resultado do II Edital de Audiovisual

Foi divulgada, na última sexta-feira, a lista dos projetos aprovados no II Edital de Apoio a Produção de Obras Audiovisuais de Curta Metragem lançado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Ao todo, foram 34 projetos habilitados, sendo que 24 realizadores participaram do pitching (apresentação e defesa oral). Após a defesa, apenas cinco realizadores foram contemplados. 

Depois de ter sido selecionada na primeira edição do Edital com o belíssimo “Caixa D’Água- Qui-lombo é Esse?”, a realizadora Everlane Moraes comemora mais uma conquista: a animação “Conflitos e Abismos” foi um dos curtas aprovados desta edição. Quem também conseguiu passar pelas etapas classificatórias e ter seu projeto  “M.A.D.O.N.A” selecionado foi o diretor André Aragão. No ano passado, ele conseguiu realizar pela 1ª edição do Edital, o curta-metragem “Hotel Palace”. 

A experiente atriz Diane Veloso resolveu “atacar” de diretora e realizará seu primeiro filme “Para Leopoldina” com o apoio do poder público. Completam a lista os documentários “Operação Cajueiro, um Carnaval de Torturas” de Fábio Rogério e “A Morena dos Olhos Pretos” de Isaac Dourado. 

Dos cinco realizadores contemplados, a repórter ouviu a diretora estreante Diane Veloso. Ela disse que o tema central de seu curta-metragem é a solidão e uma das personagens é inspirada na sua tia-avó, Leopoldina Leopoldo. No entanto, a história da senhora Leopoldina que está num asilo e conhece Lúcia, numa de suas visitas por lá, é pura ficção.

“Há oito anos, quando trabalhava na SMTT e passava diariamente, pela frente do Asilo Rio Branco, tive um insight de escrever um roteiro sobre a solidão, o abandono. Resolvi conhecer o local e após algumas visitas ao asilo, fiquei muito tocada com as histórias de alguns idosos que ali moravam. Fiquei com essa história engavetada e resolvi no ano passado, inscrevê-la como projeto do I Edital de Apoio a Produção de Obras Audiovisuais de Curta Metragem lançado pela Secult. Não fui contemplada em 2012, mas insisti na ideia e, agora, poderei realizar o curta”.

No filme a ser rodado no segundo semestre, Diane terá dupla função: diretora e atriz. Ela viverá a personagem Lúcia, enquanto que a tarimbada atriz de teatro Walmir Sandes interpretará Leopoldina. Após conhecer a triste realidade vivida pelos moradores do asilo, no que tange à solidão e abandono dos parentes, Lúcia decide escrever cartas para alguns idosos, passando-se por parentes. Com Leopoldina a aproximação é tardia, por conta de seu isolamento. Certo dia, no entanto, Lúcia que também lia as cartas falsas que escrevia aos destinatários, depara-se com uma enviada pela filha de Leopoldina. Seu conteúdo não é nada alentador e cabe a Lúcia fazer alguma coisa para não deixar a senhora ainda mais desesperançosa.

A secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, afirma que divulgação dos contemplados de mais um edital mostra a transparência com que é realizado os projetos da Secult e demonstra a preocupação do Governo com este setor. “Cumprimos com êxito, mais uma vez, nosso papel com a classe do audiovisual, sempre ouvindo e levando em conta a opinião da classe. Agora, é esperarmos a produção destes curtas e comemorar o sucesso do projeto”.

A partir de agora, os contemplados devem se encaminhar a Assessoria Técnica da Secult até o dia 20 de junho, munidos de alguns documentos para a assinatura do termo compromisso. Entre os documentos necessários estão a declaração do proponente de que não se encontra em débito ou sem cumprimento de prazo de prestação de contas com a Secretaria de Estado da Cultura e indicação de conta-corrente em nome do proponente, no Banco do Estado de Sergipe, para depósito em conta bancária.

É necessária também uma declaração de Cessão de Direitos Patrimoniais para publicação, assinada pelo proponente e reconhecida em cartório e uma declaração de Cessão de Utilização de Obras, Imagens e Som, premiação e divulgação, assinada pelo proponente e reconhecida em cartório. Vale lembrar que o proponente vencedor que não apresentar a documentação no prazo estipulado ou apresentá-la com alguma irregularidade perderá automaticamente o direito à premiação.

Sobre o edital- A segunda edição do Edital de Apoio a Produção de Obras Audiovisuais de Curta Metragem tem um investimento total de R$ 150 mil, contemplando com R$ 30 mil, cada um dos cinco filmes contemplados nas categorias ficção, documentário e animação.

Puderam participar do edital, pessoas residentes no Estado de Sergipe há pelo menos dois anos, na condição de produtores ou diretores, com a devida comprovação de residência. Porém, cada concorrente só pôde ser contemplado com um projeto. Uma das principais condições de participação no edital diz respeito às filmagens, que devem ser, pelo menos, 70% realizada no Estado de Sergipe.


Nenhum comentário: