domingo, 6 de julho de 2008

Segundo dia em Paulínia






O Festival Paulínia de Cinema prossegue a todo vapor com debates e exibições de longas na competitiva. Pela manhã, a imprensa bateu um papo com o diretor de O Mistério do Samba" Lula Buarque de Hollanda e do produtor Leonardo Monteiro de Barros.


Logo em seguida, foram divulgados os projetos vencedores do edital da Prefeitura (Via Secretaria de Cultura), a saber: "Jean Charles" de Henrique Goldman; "O Contador de Histórias" de Luiz Villaça; "Salve Geral" de Sérgio Rezende; "Mamonas, o Filme" de Maurício Eça; "Aparecida, Padroeira do Brasil" de Rogério Gomes; "Cabeça a Prêmio" de Marco Ricca; "Eu e Meu Guarda Chuva" de Toni Vanzolini; "Tropicália" de Marcelo Machado; "Crianças Abandonadas" deHank Levine e "Hoje" de Tata Amaral.


À noite, segundo dia do evento (primeiro da competitiva), foi exibido "Minha Vida Não Cabe Num Opala". Particularmente, não suporto este filme, que já passou em Aracaju, na Virada Cinematográfica do Cine Cult, em plena duas da matina.


Aqui, em Paulínia, ele abriu a mostra competitiva mas a receptividade do público foi bastante fria (tão fria quanto a temperatura ambiente). A história baseada numa obra de Mário Bortolotto ("Nossa Vida Não Vale um Chevrolet"), não emplaca em nenhum momento, e os atores são mal dirigidos pelo diretor Reinaldo Pinheiro. Nem o execelente ator Leonardo Medeiros (que está virando a mais nova figurinha carimbada do cinema) se salva.


Destaque para as participações especialíssimas de Dercy Gonçalves (que compareceu à festa) e Marília Pêra.

Os homenageados da noite: Dercy Gonçalves e o casal Paulo Goulart e Nicete Bruno.


Aproveitei a deixa (não assiti ao filme) para comprar algumas edições da Coleção Aplausos e conversar com o Marcelo Pestana (uma figura extremamente espirituosa) e seu sócio Carlos Cirne, que trabalham na pesquisa iconográfica, projeto gráfico, revisão, editoração e coordenação operacional da Coleção Aplauso além de serem os editores da Newsletter "Colunas e Notas". A noite valeu muito a pena!!!!


Agora, é esperar o próximo debate e a programação do dia que será quentíssima...





Suyene Correia

Nenhum comentário: