sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Uma Orquestra Personalíssima




Quem não viu a apresentação da Orquestra do Estado de Mato Grosso, hoje, à noite, que se contente em conferir a performance da mesma em DVD ou siga para Laranjeiras amanhã, às 20h, para a última apresentação desta temporada em terras sergipanas.
Comandada pelo jovem maestro Leandro Carvalho, a Orquestra de Mato Grosso dá um show em matéria de arrojo e pioneirismo. Isso porque, no repertório, além das tradicionais músicas clássicas (Villa-Lobos, Piazzolla, entre outros), desfilam canções regionalistas do centro-oeste brasileiro, bem como composições oriundas de países da América Latina fronteiriços com o Brasil.
Formada praticamente pelo 'naipe' de cordas e percussão (ainda que se for necessário entra em cena o 'naipe' de madeira), a Orquestra do Estado de Mato Grosso acrescenta em sua composição, a viola de cocho. Esse instrumento, tipicamente da região central do país, é que torna o conjunto peculiar, uma vez que esta orquestra é a única do Brasil a contar com instrumentos populares em seu instrumental permanente.
No programa apresentado no Teatro Tobias Barreto, destaque para "Choli" de José Asuncíon Flores, "Alma Llanera" de Pedro Elías Gutiérrez, "Cadê Totinho e Rabello no Coxipó" de Tote Garcia e o grand finale com "Cuiabá 2005" de Ítalo Peron.
Nessa segunda parte do programa, fica nítida a diferença da execução das músicas com a percussão forte e o toque especialíssimo da viola de cocho. Foi justamente na segunda metade da apresentação, que o público se entusiasmou e acompanhou o ritmo das composições, se embalando nas poltronas.
No DVD, produzido pelo Itaú Cultural e Delira Música, há a participação especial do violeiro Roberto Corrêa. Não que ele tenha feito falta nessa apresentação, mas bem que ele poderia estar presente da próxima vez que os músicos passem por aqui.
Aliás, vale a pena adquirir este DVD. O áudio está perfeito e o making of ajuda muito ao espectador entender o espírito vanguardista do regente e diretor artístico, Leandro Carvalho.
Por sinal, este rapaz, vai longe...
O site para mais informações sobre a orquestra e compra de DVD é http://www.orquestra.mt.gov.br/
Foto 1: Leandro comanda a orquestra com maestria no TTB (crédito Suyene Correia)
Foto 2: Fui conhecer o maestro pessoalmente e elogiar a performance dos músicos (crédito Renata Ouro)
Suyene Correia






Nenhum comentário: