domingo, 6 de setembro de 2009

Foi Numa Tarde de Domingo, Que Conheci Otolina

Nunca tinha ouvido falar em Chris Riddell. Tão pouco em Otalina Brown e no Sr.Munroe. Mas eis que, passeando pela Escariz na tarde de hoje, deparo-me na seção de Novidades, com o livro publicado pela Editora Record e de autoria do inglês Riddell, "Otalina e a Gata Amarela".

Pela apresentação da capa (bem caprichada), o livro denotava ser destinado ao público infanto-juvenil, mas independente disso, fui atraída a folheá-lo rapidamente e, qual não foi minha surpresa, estava com um produto nas mãos de enorme potencial criativo.

Da concepção dos personagens- a jovem Otolina; seu fiel escudeiro, Sr. Munroe;  a cacatua Clive; a Gata Amarela e o Urso do Porão- até o trabalho gráfico de Riddell (que ganhou uma Medalha Kate Greenaway, por esse trabalho), tudo é extremamente excelente nessa aventura policial, que dá margem a outras discussões, como a solidão, a amizade e o poder de adaptação do ser humano às situações mais inusitadas.

Apesar de ser indicado para uma faixa etária que vai dos 7- 9 anos, o livro no que tange ao seu aspecto visual, só poderá ser degustado efetivamente por uma galera "maiorzinha", uma vez que as nuances e os filigranas de cada ilustração, criada por Riddell, para serem devidamente captados, necessitam de um processo cognitivo mínimo.

Para os adultos que curtem animação um tanto quanto bizarra e estórias com locações londrinas, "Otolina e a Gata Amarela" é um prato cheio. Dê um desconto a si mesmo, coloque seu lado infanto-juvenil à tona e divirta-se nessa aventura.

O preço do livrinho (estilo pocket book) é R$ 27, 90.  Aconselho também a conhecer um pouquinho mais sobre o criador da turma, Chris Riddell, no site inglês (www.panmacmillan.com/chrisriddel).

Texto: Suyene Correia

Foto: Reprodução da Capa do Livro

Um comentário:

Fátima Lima disse...

Às vezes, bate uma vontade de mergulhar no mundo onírico que perpassa a infância e se permitir mergulhar na fantasia que, em certa dimensão, é atemporal.. Vc e suas novidades, grandes novidades.. Viva à Otolina que instaura essa possibilidade..