segunda-feira, 7 de junho de 2010

O Fino da Delicadeza


Há muito tempo não sentia "na pele" o que era assistir a um filme, com quase nenhuma referência. Escolher um certo título, mais pela necessidade de encaixar algo de bom naquele tempo apertado, do meio da tarde, que propriamente, ter o desejo saciado de conferi-lo pela avalanche de prêmios que, por ventura, tenha ganho nos festivais mundo afora.

Assim, assisti nesse final de semana, ao drama "Mademoiselle Chambon" de Stéphane Brizé. Até então, nunca tinha ouvido falar no diretor, mas ao sair da sala de cinema, maravilhada pela poética da história, decidi incluí-lo na minha lista de novos cineastas a serem cultuados. 

Em "Mademoiselle Chambon" acompanhamos a história do pedreiro Jean (Vicent Lindon- o mesmo ator de "Bem-vindo"). Bom pai, marido e profissional, Jean tem sua vida pacata "sacudida" por uma paixão inesperada: Véronique Chambon (Sandrine Kiberlain), a nova professora da escola em que seu filho estuda, desperta nele um desejo que, se de início é reprimido, mais tarde toma caminhos inimagináveis.

Contando assim, a história parece banal e o internauta pode até pensar que já viu vários filmes com essa temática. Porém, a delicadeza com que Brizé vai mostrando o quanto esses dois personagens são opostos ( ele é rude, com uma vida estável, provinciano; ela é uma intelectual, que vive mudando de cidade a cada ano e parisiense ) mas ao mesmo tempo complementares, é que se configura como grande trunfo de "Mademoiselle Chambon".

Mérito também do diretor, que opta pelo silêncio angustiado dos personagens frente aos dilemas da vida, ao invés dos arroubos histéricos e despropositados que poderiam ser explorados, nas mãos de cineasta menos  hábil. Culpa e desejo andam lado a lado até um determinado momento, mas a escolha terá que ser feita e até o final da projeção, sofremos juntos com a angústia de ambos.

Melancólico, intimista e delicado, "Mademoiselle Chambon" é um belo filme de amor!!!

Texto: Suyene Correia

Foto: Véronique e Jean irão ficar juntos ao final de "Mademoiselle Chambon"? 

Nenhum comentário: