segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Gaturro na cabeça !!!


Em recente viagem a Buenos Aires (que pretendo traçar um roteiro de bons lugares para se visitar, em breve, aqui no blog) conheci o personagem Gaturro criado por Cristian Dzwonik (Nik). Em qualquer banca de jornal, em qualquer livraria de qualidade, pode-se encontrar os  livros (mini-romances) e coletâneas de tiras desse gato astuto e irônico, mas também ingênuo e apaixonado, quando o assunto é sua amiga Ágatha.

A cada tira, Nik vai nos apresentando um universo infindável de personagens engraçados e bem simpáticos, destacando-se sua mãe, Mamurra; seu sobrinho Gaturrín; seu primo Gatulongo; a gata aristocrata do bairro, Elizabeth; Arañita; o cachorro amigo, Canturro, entre tantos outros. Praticamente é impossível se ler uma dessas tiras e não soltar uma gargalhada. O personagem já teve seue livro publicados em mais de 15 países (inclusive aqui no Brasil) incluindo também EUA, Espanha e França.

Crítica social e relações interpessoais (ou seria, interfelinas) são os motes para Nik desenvolver com criatividade, as ligeiras situações em que coloca à prova a sagacidade do seu gato de estimação. E não fica só por aí, uma série de artigos como álbum de figurinhas, souvenirs, filmes e vídeos do Gaturro podem ser adquiridos pelo site http://www.gaturro.com/

Em setembro foi lançado o filme do bichano em 3D. Acho até que Garfield ficou com inveja...Mas chegar por aqui, parece que vai ser uma operação bastante demorada. Nik esteve em São Paulo no ano passado lançado Gaturro Grandão. Além desse, iniciei minha coleção de tirinhas com quatro coletâneas, das 15 já publicadas. Já que não posso ter gatinhos em casa, por conta da minha rinite, que seja Gaturro.

Nenhum comentário: