sexta-feira, 19 de novembro de 2010

I Salão Semear de Arte Contemporânea- Região Nordeste (Parte II)


Fábio Magalhães. Este é o nome de destaque, do I Salão Semear de Arte Contemporânea. O baiano participa com quatro trabalhos em óleo sobre tela de um realismo absurdo. À primeira vista, ao longe, suas telas parecem fotografias de grandes dimensões. Com uma maior proximidade, no entanto, o que poderia ser a perfeição de um photoshop, revela-se como pinceladas precisas e certeiras sobre a tela branca.

Seu trabalho "Segundos que Antecedem o Choro" pode deixar o espectador mais sensível com o estômago ligeiramente "revirado". Ao mesmo tempo que é repugnante, a tela de 1,50 X 2 m é hipnotizante. Suas outras três telas, que apesar dos títulos distintos, bem poderiam fazer parte de uma série "Como Fazer das Tripas Coração" comprovam a habilidade do artista com o desenho, com a anatomia mais profunda do ser humano.

O jovem de 28 anos, natural de Tanque Novo, foi bastante assediado pelo público na noite de abertura, de modo que uma individual com o rapaz, em Terras de Ará,  não seria nada mal... Sem dúvida, o rapaz tem grande chance de sair com um prêmio do Salão. Quem sabe surpreenda, até com o voto popular. É esperar para ver.

Apesar de conhecer o trabalho do sergipano Alexandre Souza, há tempos, já que entrevistei o artista há  sete anos, quando estava iniciando seu trabalho com micro-esculturas, acredito que suas obras "Rex", "Carro de Bois" e "Mar Vermelho" chamem a atenção dos visitantes. Protegidas por espécies de tubos de ensaio, as esculturas podem ser apreciadas através de um método de visualização engenhoso desenvolvido pela curadoria do salão juntamente com o pessoal da Semear, na pessoa de Cita Domingos.

Destaco também a fotografia "Agora Inspire!" de Vinícius Fontes; os desenhos de Airton Cardim; a instalação "Alice" de Célia; e os  vídeos "Passos" de Jéssica Araújo, "O Deserto" de Victor Venas e o "Vídeo Estado, Simulacro Cinematográfico" de Bárbara Azevedo.

Acredito que o fotógrafo Benedito Letrado poderia participar com outros trabalhos, tendo em vista seu interessante acervo e quanto às demais obras expostas, talvez eu necessitasse de um tempo maior para a "sensibilização" destas. Até o dia 20 de dezembro, passarei lá novamente, para apreciá-las.

A Galeria Jenner Augusto está localizada na Sociedade Semear (Rua Vila Cristina, 148) e o público poderá depositar na urna, até o dia 17 de dezembro, seu voto para o melhor trabalho.


Texto: Suyene Correia

Legenda da Foto: O trabalho "Segundos que Antecedem o Choro" de Fábio Magalhães 'recepciona' os visitantes na entrada da Galeria Jenner Augusto (Sociedade Semear) 

Nenhum comentário: