domingo, 28 de fevereiro de 2010

7, 6, 5, 4, 3, 2, 1...dias para o Oscar

Faltam exatos sete dias para a entrega da "estatueta dourada" em Los Angeles e como o Bangalô Cult está com a Promoção Oscar 2010, nada mais justo do que até o domingo que vem, comentarmos sobre os indicados e os não-indicados (injustiçados) para esta premiação. 

Nesta última categoria, chamo a atenção para o compositor polonês Abel Korzeniowski, responsável pela trilha  de "O Direito de Amar" ("A Single Man"), que apesar de ter sido indicado para o Globo de Ouro, foi completamente esquecido na escalada do Oscar.

Ele poderia muito bem estar no lugar de James Horner ("Avatar") ou de Marco Beltrami e Buck Sanders ("Guerra ao Terror") que competem na categoria Melhor Trilha Original, juntamente com Alexandre Desplat ("O Fantástico Sr. Raposo"), Hans Zimmer ("Sherlock Holmes") e Michael Giacchino ("Up-Altas Aventuras"). Mas, inexplicavelmente, suas composições melodicamente belas foram desprezadas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

No CD, com 19 faixas, tem-se 11 de autoria de Abel Korzeniowski, quatro compostas por Shigeru Umebayashi e quatro canções bastante conhecidas do público: "La Wally" (Miriam Gauci), "Stormy Weather" (Etta James), "Green Onions" (Brooker T. & The MG's) e "Blue Moon" (Jo Stafford).

Nas composições instrumentais de Abel, o naipe de cordas tem destaque, imprimindo dramaticidade em algumas situações e docilidade em outras. Há melancolia e nostalgia agregadas aos acordes de algumas delas, tendo em vista o tema de paixão e morte na trama. Agregado a tudo isso, o talento de Umebayashi (colaborador do cineasta Zhang Yimou), mas que aqui cede a autoria da trilha ao polonês.

Ainda que o filme de Tom Ford, com Colin Firth (indicado ao Oscar de Melhor Ator) e Julianne Moore não tenha aportado por aqui, vale muito a pena conhecer o talento desse promissor compositor. Quem sabe até, já encomendar o CD original do filme. Seus ouvidos irão agradecer...

Texto: Suyene Correia

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Casal de Pianistas apresenta "Souvenirs" no TTB

No próximo dia 02 de março, a partir das 20h30, acontecerá o concerto a dois pianos, intitulado
“Souvenirs”. No palco do Teatro Tobias Barreto, entrarão em cena os pianistas Eduardo Conde Garcia e Priscila Gambary Freire realizando um recital inédito em Aracaju, no que tange ao formato, e com um programa composto de valsas, rumbas e tangos.

A primeira parte é formada por ‘A Fonte Envenenada’ do compositor inglês Arnold Bax; ‘Souvenirs’ do americano Samuel Barber e ‘Rumba Jamaicana’ do australiano Arthur Benjamin. Completando o programa, ‘Libertango’ do argentino Astor Piazolla; ‘Scaramouche’ do francês Darius Milhaud e ‘La Valse’ de Maurice Ravel.

Segundo Priscila Gambary, que atualmente é doutoranda e professora do curso de Música na Universidade Federal da Bahia (UFBA), desde o mês passado que acontecem os ensaios para este recital. “Eu e o Eduardo já tínhamos apresentando a segunda parte deste programa em Maringá, em 2008 e em Salvador, em 2009. Porém, estamos ensaiando muito desde janeiro, a primeira parte que foi inserida, mediante muita pesquisa para composições voltadas para dois pianos”.

A partitura de ‘A Fonte Envenenada’, por exemplo, só foi encontrada num sebo inglês. Escrita por Arnold Bax (1883-1953), a composição refere-se ao Poço Secreto de Segais que, de acordo com a mitologia irlandesa, situava-se sobre o monte do deus das águas, Nectan, que o protegia. Este Poço se situava abaixo de uma arvora, cujos frutos dotavam a pessoa que os comessem de sabedoria. A esposa de Nectan, Boand, desrespeitou a regra e visitou o Poço, sendo carregada pelas águas. Assim, foi formado o Rio Boyne, variação de Boand, que cruza a Irlanda.

Apesar do nome, ‘A Fonte Envenenada’ é uma composição suave, bem diferente de ‘La Valse’, por exemplo, uma composição mais forte e que deverá exigir mais do virtuosismo de Priscila e Eduardo, que  também é docente do curso de Música da UFBA.

O espetáculo de caráter beneficente, conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, Fundação Augusto Franco, Cacilda Viagens, Teatro Tobias Barreto, Info grafics e Infonet. Os ingressos estão sendo vendidos na bilheteria do teatro ao preço de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) e toda a renda será revertida para o Abrigo Projeto Esperança (Farolândia).

Texto: Suyene Correia

As preciosidades de uma tal de Claireece



Tudo que li antes sobre o filme "Preciosa" é pouco frente às imagens que o diretor Lee Daniels nos oferece. Aliás, diria que não conferi nenhuma crítica que chegasse perto da violência sofrida pela adolescente Claireece "Preciosa" Jones (Gabourey Sidibe), uma  negra analfabeta, portadora de obesidade mórbida, grávida de seu segundo filho (ambos frutos de violência sexual paterna) e que não tem um minuto de paz em casa, por conta de uma mãe (Mo'Nique) que precisaria nascer de novo, para que o instinto maternal lhe fosse apresentado.

Aliás, como dizia o falecido Eric Rohmer "o cinema não é feito para 'pensar', nem para 'dizer' e sim, para 'mostrar'". Se por um lado Daniels parece concordar com a afirmação de Rohmer, decodificando  com domínio preciso os sentimentos das pessoas envolvidas na trama (entre as quais a raiva, a compaixão, a esperança, o desejo, o apego, o desapego, o amor, a irracionalidade)  com belas e feias imagens...Também contraria o mestre francês, fazendo com que saiamos da sala de cinema desnorteados mentalmente, com tantos questionamentos e discussões levantadas pela película.

O cenário de tanta desgraça (e até os 120 minutos finais, ainda há de acontecer mais) é o  mundialmente conhecido Harlem, bairro nova-iorquino de efervecência cultural. É lá, no final dos anos 80, num apartamento claustrofóbico, que Preciosa sobrevive com a mãe às custas de uma pensão e de um auxílio-desemprego. Escurraçada na escola - por conta de sua aparência e de sua limitação intelectual- e violentada no ambiente onde vive - verbalmente, fisicamente e sexualmente- a adolescente se utiliza de sua fértil imaginação para "fugir", nem que seja por breves segundos, da realidade.

Nos seus devaneios, ela tem um namorado bonito, é uma atriz famosa e vive num mundo glamouroso, mas como o que é bom dura pouco, a aspereza da realidade é sentida novamente  na pele a cada despertar dos sonhos. Sua vida, porém, começa a tomar um rumo diferente, quando muda de escola (por conta de sua segunda gravidez) e é encaminhada para uma escola alternativa.

Graças à determinação da professora primária Blue Rain (Paula Patton), Preciosa começa a ler e escrever e, aos poucos, se libertar do mundo cruel da sua morada. Sentindo-se ameaçada por conta do progresso da filha e prestes a perder os benefícios concedidos pela assistência social, a mãe da garota,  tomada pela coléra, parte para o último 'round' com Preciosa, recém-chegada da maternidade e com o filho no colo, numa das cenas mais impactantes de violência dos últimos tempos no cinema (Mo'Nique se consagra como uma execlente atriz, favoritíssima à estatueta dourada desse ano).

Após a briga, Preciosa vaga pelas ruas do bairro, num dia gélido, até procurar abrigo na escola onde estuda. Acolhida, incialmente pela professora Blue Rain e sua namorada, a adolescente posteriormente vai para um abrigo para sem-tetos. Tudo parecia bem, até a visita de sua mãe com uma notícia reveladora nada agradável.

Mas quando o público pensa que Preciosa vai esmorecer (ainda que, inicialmente, ela fique bastante deprimida com a revelação), Daniels dá um looping no roteiro, adaptado do livro "Push" de Sapphire (Ramona Lofton). Como diz o ditado "a esperança é a última que morre", mas nesse caso, ela é sinônimo de vida e até uma certa longevidade.

Nota: O filme recebeu seis indicações (Filme, Direção, Atriz, Atriz Coadjuvante, Roteiro Adaptado e Edição)

Texto: Suyene Correia

Legenda da Foto 1: Mo'Nique faz o papel da mãe de Preciosa e dificilmente não levará o Oscar para casa numa atuação inesquecível 

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Parada Obrigatória: Cinema



Que força esse Oscar tem, não? Quando eu imaginava que iria assistir à 82a edição de entrega da estatueta dourada  no próximo dia 07 de março, sem ter assistido a pelo menos 50 % dos indicados, eis que a porcentagem cai para 45 %.

Essa queda sutil dar-se-á pela estreia, nesta sexta-feira, em Aracaju, de cinco novos títulos, sendo que três com indicações ao Oscar desse ano. São eles, "Nine" de Rob Marshall (4 indicações), "Preciosa" (6 indicações) de Lee Daniels, "A Teta Assustada" (uma indicação) de Claudia Llosa, "Simplesmente Complicado" de Nancy Meyers e "Chéri" de Stephen Frears.

Destes, apenas o filme de Claudia Llosa, tive a oportunidade de ver no último final de semana (leia duas postagens abaixo), mas confesso que tenho grande chance de revê-lo. No mais, é preparar a agenda do final de semana e não perder nenhuma das estreias.

Pelo andar da carruagem (ou seria do luge ?) semana que vem teremos os outros 13 concorrentes, nas principais categorias, entrando em cartaz. Que venham o Oscar e os filmes...Aleluia!!!!

Texto: Suyene Correia 

Legenda da Foto 1: Atrizes do musical "Nine" que faz alusão ao "8 1/2" de Federico Fellini

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Banda de Boca se apresenta no Lourival Baptista

Nos próximos dias 25 e 26 de fevereiro, às 20h, no palco do Teatro Lourival Baptista, os sergipanos terão a oportunidade de conferir o talento do grupo baiano Banda de Boca. Considerada uma das melhores acapellas do país, o grupo pretende brindar a plateia com um show de vocalismo e sonoridade, pincelado de humor teatral. E mais,  repertório de qualidade, arranjos criativos e refinamento vocal.

No rastro do sucesso de temporadas realizadas em diversas cidades do país, o Banda de Boca reedita neste show o aplaudido quadro de Ópera Bufa, inserindo, porém, algumas inovações. O figurino, por exemplo, ganha o glamour dos trajes cênicos, típicos desse gênero teatral italiano, tornando verossímeis as imagens e cenas em palco, ao tempo em que brinca e satiriza a contemporaneidade baiana e a de outros cantos do país, utilizando a melodia de óperas universais.

Os cinco músicos que compõem o grupo – Hiran Monteiro (maestro e principal arranjador), Fábio Eça, Neto Moura, Arno Júnior e Poliana Monteiro – todos músicos profissionais e muito bons de boca, mostram com extraordinária habilidade a arte de cantar e se acompanhar simultaneamente, produzindo sons dos mais variados instrumentos, do pandeiro ao violino, passando pela bateria, cello, guitarra, sax, sanfona e até o prosaico triângulo.

No repertório do show será possível conferir ritmos e estilos diversificados: do MPB ao clássico, passando por ritmos nordestinos, pop, funk, baladas e samba de roda, num mosaico de elementos, sons e referências da cultura musical brasileira, seja urbana, regional ou erudita. E, de quebra, pincelam o show com as deliciosas brincadeira do  “MPB pras Crianças”, CD recém lançado pelo selo Biscoitinho, da gravadora Biscoito Fino.

Composições próprias também pontuam o musical, que de tão dinâmico e criativo não tem o menor receio de parecer elitista ao priorizar composições de mestres como Chico Buarque, Lenine, Caetano Veloso, Tom Jobim e Beatles. A direção musical e artística do espetáculo é do próprio Hiran Monteiro.  A iluminação é
assinada por Everaldo Belmiro, o cenário por Júnior Mendonça e a tecnologia de som por Roque Almeida e Robério. A produção fica a cargo de Analécia Santana.
 
Quem quiser conferir o espetáculo, basta levar 2 kg de alimentos não perecíveis para serem trocados pelo ingresso de acesso ao show.

Trinca de Ases



Poderia falar de cada um separadamente, mas decidi colocar numa só postagem minhas impressões sobre os três filmes que assisti no último fim de semana. "É Proibido Fumar",  segundo filme da diretora Anna Muylaert,  está sendo exibido no Cine Cult, diariamente, às 14h, no Cinemark Jardins e é um achado.

Premiadíssimo no 42o festival de Brasília (ganhou 9 Candangos), o filme traz nos papéis principais Paulo Miklos (Max) e Glória Pires (Baby) como dois vizinhos que, no decorrer da trama, tornam-se namorados. Unidos pela música e pelo desejo de encontrar a sua cara metade, eles só têm que driblar o "inimigo" cigarro, do qual Max tem aversão, mas Baby parece ter dificuldades em largar.
Aliás, como coadjuvante, o tabaco tem importância fundamental na reviravolta da trama, transformando a história inicialmente cômica, num misto de drama e humor negro. No entanto, com maestria, a roteirista e diretora Muylaert  dosa bem esses elementos, alcançando um resultado final que passa longe do clichê.

Destaques para a trilha sonora assinada por Márcio Nigro, para a montagem que ficou a cargo de Paulo Sacramento e a Direção de Arte assinada por Mara Abreu. Além disso, a câmera de Anna Muylaert se esgueira por locais inusitados, imprimindo a sensação de voyer no espectador, como há muito não era alcançada por um filme nacional.  Sem dúvida, uma película para ser conferida.

Assim como vale a pena ser visto o filme "A Teta Assustada" de Claudia Llosa que foi exibido na Sessão Notívagos, sábado, à noite, e em breve deverá entrar em cartaz no Cine Cult. Vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim de 2009 e concorrente ao Oscar de Filme Estrangeiro desse ano, o filme é cheio de simbolismos.

O título em questão faz uma alusão a uma suposta doença transmitida pelo leite materno, que afeta filhas de mulheres que foram violentadas, no Peru, entre as décadas de 1980 e 2000, quando o terrorismo tomou conta do país. No caso, Fausta (Magaly Solier), uma índia quíchua, acredita ser vítima dessa doença do "medo", e por isso, chega ao extremo de se resguardar de um possível estupro, colocando uma batata no canal vaginal.

Como se não bastasse viver com esse drama, ela, que mora na periferia de Lima,  precisa arranjar dinheiro para enterrar a mãe no seu povoado de origem. É a partir do momento que Fausta vai trabalhar numa mansão de uma pianista de renome- Aída (Susi Sánchez)- que os contrastes sociais  e culturais serão explorados pela cineasta. 

Um dos pontos altos dessa exposição é a cena das cerimônias de casamento  kistch realizadas pela tia de Fausta na zona pobre da cidade. Momento raro de humor, neste filme melancólico, delicado e de uma subjetividade ímpar.

Finalizando a "trinca de ases", o novo filme de Peter Jackson, "Um Olhar do Paraíso", que para muitos críticos é exageradamente ficcional. Concordo que Jackson usou e abusou dos efeitos especiais para compor o universo etéreo em que Susie Salmon (Saoirse Ranon) encontra-se após sua morte. Mas como não fazê-lo ? Pois não daria certo falar de morte na adolescência com um tom soturno e Jackson e sua empresa Weta Digital capricharam na paleta de cores. 

Muito além do visual, "Um Olhar do Paraíso" se sustenta pelas interpretações de Ranon (essa menina ainda vai longe...) e Stanley Tucci, que interpreta o assassino George Harvey, papel  que lhe valeu uma indicação ao Oscar de Ator Coadjuvante desse ano.

É Susie, que já morta, nos conta a sua história de adolescente feliz, que prestes a viver a primeira paixão, tem sua vida abreviada pelo vizinho serial killer. Através de sua narrativa, ela divide suas angústias com  o público, sendo a principal delas, o desejo que seu algoz seja desmascarado. Enquanto isso não ocorrer, ela não poderá experimentar plenamente o universo que parece ser o "paraíso" em questão.
Essa inquietude que permeia a trama, de uma certa forma, é o equilíbrio encontrado por Jackson, para que nós não esqueçamos de fato que ocorreu um assassinato. Por mais que nos deslumbremos com o mundo  surreal em que Susie está aprisionada, o real é o que mais importa. É no âmbito do terreno, que iremos acompanhar o esfacelamento da família da garota concomitante à luta do pai e da irmã para chegar ao culpado.
Pode não ser "Um Senhor dos Anéis", mas "Um Olhar do Paraíso" está longe de decepcionar os fãs do diretor neozelandês.

Texto: Suyene Correia

Legenda da Foto 1: Baby (Pires) não imagina o quanto será difícil largar o cigarro

Legenda da Foto 2: A personagem Fausta tem que driblar seus medos, caso contrário não terá chances de sobreviver à contemporaneidade
Legenda da Foto 3: Saoirse Ranon  revela-se uma atriz de primeira grandeza em "Um Olhar do Paraíso"


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

And The Oscar Goes To...

 Não é demasiado lembrar que o Bangalô Cult está com a Promoção Oscar 2010 a todo vapor.
Até o dia 06 de março, mais precisamente, até às 23h59 dessa data, que antecede a entrega das estatuetas douradas deste ano, o internauta pode enviar seus palpites com relação às 13 categorias abaixo selecionadas, para o e-mail bangalocult@gmail.com

-Melhor Filme
-Melhor Direção
-Melhor Ator
-Melhor Ator Coadjuvante
-Melhor Atriz
-Melhor Atriz Coadjuvante
-Melhor Roteiro Original
-Melhor Roteiro Adaptado
-Melhor Fotografia
-Melhor Direção de Arte
-Melhor Trilha Sonora
-Melhor Animação
-Melhor Filme Estrangeiro

Quem acertar o maior número de categorias ( o critério de desempate será o dia e hora do e-mail enviado), ganhará três filmes em DVD (um vencedor de Oscar de Melhor Filme, uma animação e uma ficção científica). No mínimo, o concorrente deverá acertar pelo menos cinco categorias.

Não durma no ponto e mande logo seus palpites. No dia 8 de março de 2010, o blog estará divulgando o nome do vencedor. É necessário que o participante anexe ao e-mail, telefone de contato e endereço, caso não resida em Aracaju-SE.

Boa sorte!!!!

Legenda da Foto 1: Será que o Sargento William James de "Guerra ao Terror" irá desbancar...

Legenda da Foto 2: ...os navi's de "Avatar" ?

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Seleção Para Bailarinos

A Espaço Liso Cia. de Dança realiza seleção para bailarinos e bailarinas amanhã, às 18h30 no Teatro Lourival Baptista. O objetivo é selecionar três bailarinos e três bailarinas para integrarem os novos trabalhos da Cia., fundada em 2007, pelo bailarino Ewertton Nunes.
A Espaço Liso Cia. de Dança estreou no palco do Teatro Tobias Barreto na I Semana de Dança com dois  espetáculos  "Virtuel"  e "Circular" . Apesar do pouco tempo de existência, possui em seu
currículo uma constante produção de espetáculos: "Olha-me em Silêncio", "Disfarça e Chora, Espaço Liso Dança Cartola"  e atualmente está em cartaz com "Laços... Todos Se Desfazem".
       
Os novos espetáculos da Cia. -"Valium a 'droga' do Amor" e "Perfume" -  tem estreia marcada na "IV Semana Sergipana de Dança" que acontecerá do dia 28 abril a 02 de maio no Teatro Tobias Barreto.  Na
audição que escolherá o elenco para os novos trabalhos Espaço Liso, os bailarinos terão uma aula de dança contemporânea com o objetivo de aproximar os candidatos da linguagem proposta pelo coreógrafo Ewertton
Nunes, além de exercícios de contato/improvisação.

Os interessados deverão entrar em contato através do e-mail ewertton.nunes@gmail.com ou pelos telefones 9929-3381/8811-5301.


terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Carnaval de Luto

Só dorme em pé. Nunca tinha ficado doente para saber como é se erguer do chão. E era um milagre, chegar aos trinta sem ter ficado enfermo uma única vez, apesar da vida dura que levava. Quando o patrão "dava na telha" , tinha o domingo de descanso. Mas esse mimo, parecia bissexto. Esse dia até passava mais rápido do que os outro seis, que pegava cedo no batente, e só parava quando o sol ia descansar também.

Companheira ainda não tinha arranjado e com o tempo escasso para se divertir, achava meio difícil constituir família. Era até melhor assim, pois uma boca mal alimentada já era muito. E por falar em comida, pelo sol aprumado, a dieta ia chegar logo, logo. A mesma refeição todos os dias, podia ser "Dia Santo" ou não, sem direito a "uma gracinha". Às vezes mais, às vezes menos... Não podia repetir, mesmo que não estivese satisfeito. Bebia muita água depois, para ver se enganava o bucho corroído.

Fazia muito calor naquele dia. Um dia de folia, por sinal. Chamavam aquilo de Carnaval, mas ele era o que menos se divertia. Muito barulho nas ruas, mais do que o habitual e aquele buzinaço lhe feria os tímpanos. Sua audição era super sensível, mais acurada que sua visão. E talvez por conta disso foi que o acidente aconteceu. 

Não conhecia aquele destino. Nunca havia passado por ali, nas suas andanças diárias. Era mais longo que de costume e o peso nas costas já estava lhe fatigando. Viu alguns de seus pares numa espécie de fila indiana e decidiu acompanhar. Achava que era mais seguro por ali, seguindo aquela proteção lateral, que não acabava mais nunca. De lá do alto avistou uma imensidão de água, que só fez lembrar que a sede já passava da conta. 

De repente escureceu, que ele nem se atentou, que já devia estar descansando. Mas porque aquele dia era diferente de todos os outros,  o sono talvez nem viesse. Foi quando estava pensando nisso, que sentiu uma pancada seca do lado. Tombou de imediato. Enquanto se esvaia, o dono só chegou  perto para tirar  o  que ainda estava intacto da carroça que transportava. Não conseguia identificar ninguém e sua vista, que não era lá essas coisas, começou a ver embaçado. Sangrou até morrer. E ninguém rezou. Nem lhe deu um funeral digno. O único conforto foi que morreu deitado. Não sabia como aquela sensação era boa. Mas como tudo que é bom, dura pouco, não iria senti-la nunca mais.

Texto: Suyene Correia

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

O Cinema é logo ali, na Marquês de Sapucaí


Acabei de assistir ao desfile da Unidos da Tijuca pela TV e estou sem fôlego!!! Foi como assistir a um filme de Luchino Visconti ou de Peter Greenway. A riqueza de detalhes, o apuro visual, a paleta de cores, a direção de arte como um todo fez não só o público de casa (diante dos diversos e-mails elogiosos) mas também os comentaristas da emissora delirarem ao longo dos 80 minutos em que a escola teve para desfilar no sambódromo.

O carnavalesco Paulo Barros  desenvolveu com extrema criatividade o enredo "É Segredo!" e abusou da sorte, se arriscando em algumas alas e alegorias, com o excesso de coreografias e efeitos. Uma das maiores sacadas do carnavalesco (que não sei como foi avaliada pelo júri especializado) nesse desfile foi a comissão de frente.

De um teatro improvisado na avenida, saíam mágicos e ajudantes dispostos a "iludir" o público com truques de ilusionismo. As passistas trocaram de roupa cerca de seis vezes, em poucos segundos, diante d enossos olhos, enquanto faziam coreografias bem ensaiadas com seus pares. A cada apresentação, dava aquele frio na barriga: será que vai acontecer algum deslize? O truque dará certo? Ainda bem que não percebi falhas, e acho, que de fato, não aconteceram.

A partir de então, a cada ala, a cada carro alegórico, uma surpresa agradável, onde o luxo foi substiuído por muita ousadia, vontade de fazer diferente. A Biblioteca de Alexandria sendo incendiada na avenida por Aureliano; a bateria formada por mafiosos com direito a rolls-royce e dama da Máfia (Adriane Galisteu); o Jardim Suspenso da Babilônia ecologicamente correto, com 50 mil mudas de plantas; a ala de super-heróis, trazia homens-aranhas escalando uma parede de nove metros e batmans descendo a mesma parede com esquis; o último carro alegórico "Seu Olhar Vou Iludir" trazia um enorme pavão cujas "penas" eram comandadas por 200 pessoas da comunidade.

Enfim, o desfile foi uma verdadeira aula de pesquisa, animação, garra e criatividade. Bem que podiam contratar Paulo Barros para dirigir a arte dos filmes nacionais. Pelo menos, nesse quesito não íamos deixar barato...

Texto: Suyene Correia

Fotos: Julio César Guimarães/UOL

Legenda da Foto 1: Biblioteca de Alexandria que pegou fogo em plena avenida

Legenda da Foto 2: Parte da Comissão de Frente que inovou com número de ilusionismo

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

"A Teta Assustada" será exibido na Sessão Notívagos



Vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim de 2009 e concorrente ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro desse ano, "A Teta Assustada" de Claudia Llosa é a grande pedida da próxima Sessão Notívagos que acontece dia 20 de fevereiro, às 23h59, no Cinemark Jardins.
            
O filme  narra a história de Fausta que tem "A Teta Assustada", uma suposta doença que é transmitida pelo leite materno das mulheres que foram violadas ou maltratadas durante a guerra do terrorismo no Peru entre as décadas de 1980 e 2000. A guerra acabou, mas Fausta vive para recordá-la porque "a doença do medo" lhe roubou a alma. Agora, a súbita morte de sua mãe a obrigará a enfrentar seus medos e o segredo que oculta em seu interior.

Vamos ver se esse filme é páreo para o alemão "A Fita Branca" do Michael Haneke (ambos estão concorrendo ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro). Para quem ainda não viu nenhum dos filmes da lista, e quer participar da Promoção Bangalô Oscar 2010, esta é uma ótima oportunidade.

Depois da sessão de cinema, entram em cena no hall do Cinemark, as bandas Crove Horrorshow e Aneis de Vento. Os ingressos deram uma elevada no preço R$ 30 ( inteira) e R$ 15 (meia), mas em compensação,  água, refrigerante e cerveja serão servidos gratuitamente durante o show. Adquira logo seu ingresso e não fique fora dessa.

Texto: Suyene Correia

Legenda da Foto: Cena de "A Teta Assustada" de Claudia Llosa

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Faltam 25 dias para a Entrega do Oscar 2010...

...e se você ainda não participou da Promoção do Bangalô Oscar 2010, está esperando o quê?
Quem acertar o maior número de palpites dentre as 13 categorias escolhidas pelo bangalocult, ganhará três filmes em DVD (uma animação, uma ficção e um título que já ganhou Oscar de Melhor Filme).

Basta ler a postagem abaixo "Promoção Bangalô Oscar 2010 já Começou" e ficar por dentro do regulamento e das categorias a serem escolhidas o melhor. Os palpites deverão ser enviados para o e-mail: bangalocult@gmail.com até às 23h59 do dia 06 de março, véspera da entrega do Oscar 2010.

Façam suas apostas e boa sorte!!!!!


Texto: Suyene Correia

Vá de Táxi para o Rasgadinho....

Se quer brincar a valer neste carnaval, ao som de boas atrações nacionais, se ligue na programação do Bloco Rasgadinho, que começa a agitar a cidade na noite desta sexta-feira. A 8ª edição do desfile do Rasgadinho é uma autêntica manifestação cultural que atrai milhares de sergipanos e turistas num grande arrastão, ao som de frevo e marchinhas dos antigos carnavais.

Este ano, a expectativa dos organizadores é de receber mais de 100 mil pessoas por dia. O bloco Rasgadinho é uma das 53 agremiações apoiadas pela Prefeitura de Aracaju, e, segundo um dos organizadores, o vereador Robson Viana, o Carnaval de 2010 entrará para a história da capital sergipana. "Aracaju vive um momento ímpar nesses últimos anos, com o resgate do carnaval de rua e a prefeitura tem sido a principal parceira de quem promove essas manifestações. Mais uma vez, preparamos uma festa para não deixar ninguém parado", afirma o vereador, que convoca os foliões.

Criado por Leopoldo dos Santos, de 78 anos, morador do bairro Suissa, o Rasgadinho surgiu em 1962. Em 1972 foi encerrado, ressurgindo em 2003, depois de uma conversa de amigos, entre eles Robson Viana. Em 2003, o Rasgadinho saiu com 300 pessoas e, em 2009, o público foi de mais de 50 mil pessoas por dia, o que demonstra que a festa vem crescendo a cada ano.

O Rasgadinho não usa cordas, não tem camisas padronizadas e não cobra nada para o folião participar, a não ser muita alegria e energia positiva. E é com esses atrativos que milhares de foliões de todas as idades, como o Senhor Leopoldo, fundador do Rasgadinho na década de 1970, participam do cortejo neste final de semana.

Agora, conselho de amiga: vá de táxi e deixe seu carro em casa. No ano passado, a blogueira foi toda empolgada seguir o trio elétrico com Carla Izabella, e quando voltou para pegar o carro, em plena Rua Dom Bosco, constatou que o mesmo tinha sido arrombado. Para que seu carnaval não acabe no primeiro dia de folia, é melhor se prevenir.

Confira a Programação do Bloco Rasgadinho 2010:

Sexta-feira, dia 12 de fevereiro

20h- Show da Sergipanidade - com diversos artistas locais
23h- Show do Maestro Duda e Orquestra
1h- Show de Rogério

Local: Palco (montado na avenida Pedro Calazans)

Sábado, dia 13 de fevereiro

Esquenta do Rasgadinho com a Orquestra Tempo de Frevo
11 h - Sede do Bloco (rua Riachão, entre as ruas Estância e Maruim)

Desfile do Rasgadinho com Nonô Germano
13 h - Cortejo seguirá pelas rua Maruim, avenida Pedro Calazans, rua Estância, rua Gararu, avenida Edézio Vieira de Melo e avenida Hermes Fontes até a praça da Bandeira

18h- Show da banda Feras do Frevo
21h- Show de Claudionor Germano
1h-   Show de Elba Ramalho

Local: Palco (montado na avenida Pedro Calazans)

Domingo, dia 14 de fevereiro

Esquenta do Rasgadinho com a Orquestra Tempo de Frevo
11 h - Sede do Bloco (rua Riachão, entre as ruas Estância e Maruim)

Desfile do Rasgadinho com Carla Izabella
13 h - Cortejo seguirá pelas rua maruim, avenida Pedro Calazans, rua Estância, rua Gararu, avenida Edézio Vieira de Melo e avenida Hermes Fontes até a praça da Bandeira

18h- Show da banda Feras do Frevo
21h- Show da Spok Frevo Orquestra
1h- Show da Big Banda

Local: Palco (montado na avenida Pedro Calazans)

Segunda-feira, dia 15 fevereiro

Esquenta do Rasgadinho com o grupo Tempo de Frevo
11 h - Sede do bloco (rua Riachão, entre as ruas Estância e Maruim)

Desfile do Rasgadinho com Armandinho Macedo
13 h - Cortejo seguirá pelas rua Maruim, avenida Pedro Calazans, rua Estância, rua Gararu, avenida Edézio Vieira de Melo e avenida Hermes Fontes até a praça da Bandeira

18h- Show da banda Feras do Frevo
21h- Show de Silvério Pessoa
1h- Show da Orquestra GuitaFrevo

Local: Palco (montado na avenida Pedro Calazans)

Terça-feira, dia 16 de fevereiro

Matinê com show de Carla Izabella
17 h - Palco (montado na avenida Pedro Calazans)

20h- Show da Orquestra Los Guaranis
22h- Show da banda Água de Cheiro

Local: Palco

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Zeus vence o IX Concurso de Escultura na Areia

 

Hoje, no final da tarde, foi divulgado o resultado do IX Concurso de Escultura da Areia, promovido pela FUNCAJU, através da Galeria de Arte Álvaro Santos. A equipe 11, representada por Jorge Alves Siqueira (Zeus) ficou com o primeiro lugar; a equipe 10, representada por Gilvan Santos Donato ficou com a segunda colocação e a equipe 17, comandada por Ubirajara da Cruz Moura, ficou em terceiro.

O júri, formado pela blogueira, pelo escultor Rui Andrade e pelo arquiteto e escultor, Willy Valenzuela, ainda conferiu três menções honrosas: Eduardo Gustavo Pereira e equipe 08, Naelson de Oliveira Belém e equipe 06 e Carlos Eduardo Quirino e equipe 09.

Foram avaliados os seguintes critérios: tridimensionalidade; auto-sustentação até o último momento da avaliação pela comissão julgadora; originalidade, fundamentada na criatividade do artista e harmonia na composição. 

O experiente Zeus, que já participou de outras cinco edições do concurso, disse que o nível dos competidores estava bom e que o público sempre fica na expectativa do que os competidores vão mostrar. "Eu que tenho cerca de 40 anos de carreira como escultor, trabalhando muito com a  temática religiosa em madeira, decidi também trazer esse tema para a escultura em areia. Infelizmente, por conta da matéria prima, fico limitado no trabalho, sem poder me arriscar com partes mais angulosas, que possam levar ao desmoraonamento da escultura. Mas, no final, tudo deu certo".

Donato, que é instrutor de artes e já participou de quatro edições do concurso, prestou uma homenagem a Arthur Bispo do Rosário, com sua obra "A Raiz Redonda de Arthur Bispo". "Ao invés de ser 'a raiz quadrada', transformei-a em redonda, fazendo uma alusão às rodas e engrenagens presentes no trabalho do artista sergipano, natural de Japaratuba. Sempre que me inscrevo, já tenho em mente o que pretendo esculpir e faço uma maquete. Todas as minhas obras são planejadas e o objetivo é conseguir passar sensibilidade ao público".

Já Ubirajara preferiu explorar um tema atual e, junto com os companheiros de equipe, montaram uma cena de atropelamento. "O mais difícil foi esculpir os personagens - o motorista bêbado, a criança e a mulher atropelada. O fusca, no entanto, teve que ser parcialmente reerguido por duas vezes. Achávamos que não daria tempo de terminá-lo, mas Graças a Deus saímos com a terceira colocação".

O primeiro colocado receberá da FUNCAJU, o prêmio de R$ 2.000 mil; o segundo colocado, R$ 1.500 mil e o terceiro lugar, R$ 1.000 mil. Os valores referentes às premiações serão depositados  na conta dos titulares das equipes. O concurso faz parte das atividades do Projeto Verão Aracaju.

Texto e fotos: Suyene Correia

Foto1: Zeus ao lado de sua escultura vencedora

Foto 2: Donato exibe a maquete em que se baseou para construir "o mundo" de Arthur Bispo

Foto 3: Ubirajara (centro) e a cena do atropelamento que lhe rendeu a terceira colocação

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

38 Artistas confirmados para 29a Bienal de São Paulo

A julgar pela procedência dos nomes que integram a primeira relação de artistas confirmados para a 29ª Bienal de São Paulo, o tema central proposto para a mostra – política e arte – terá enfoques múltiplos e particulares, alimentados por realidades nacionais distintas, peculiares. Artistas vindos de potências econômicas consolidadas e emergentes, de países culturalmente próximos e de nações sobre as quais temos frágeis referências, de localidades vizinhas e de outras que se situam no lado oposto do globo possibilitarão uma rica visão da forma como o artista se relaciona com o mundo.

A divulgação da lista inicial de expositores coincide com o primeiro encontro de curadores, que durante esta semana se reuniram no terceiro andar do Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, para aprofundar os conceitos que orientam a organização da mostra. Ao lado dos curadores-chefes Moacir dos Anjos e Agnaldo Farias, ambos brasileiros, participaram desse encontro os co-curadores Sarat Maharaj, da África do Sul, Rina Carvajal, da Venezuela, Chus Martínez, da Espanha, Yuko Hasegawa, do Japão, e Fernando Alvim, de Angola.

A 29ª Bienal de São Paulo será realizada entre os dias 21 de setembro e 12 de dezembro e deverá reunir cerca de 120 artistas, divididos em seis núcleos. A mostra terá em sua órbita cerca de 400 eventos paralelos.
A seguir, a lista dos primeiros 38 artistas já confirmados:

Ai Weiwei (China), Alice Miceli (Brasil), Allora & Calzadilla (EUA e Cuba), Anri Sala (Albânia), Antonio Dias (Brasil), Antonio Manuel (Brasil), Artur Barrio (Portugal / Brasil), Artur Zmijewski (Polônia), Chantal Akerman (Bélgica), Cildo Meireles (Brasil), David Claerbout (Bélgica), Deimantas Narkevicius (Lituânia), Efrain Almeida (Brasil), Emily Jacir (Palestina/EUA), Flávio de Carvalho (Brasil), Francis Alÿs (Bélgica / México), Harun Farocki (Alemanha), Hélio Oiticica (Brasil), Isa Genzken (Alemanha),  Jeremy Deller (Inglaterra), Jimmie Durham (EUA), Jose Antonio Vega Macotela (México), Kendell Geers (África do Sul / Bélgica), Lívio Tragtenberg (Brasil), Luiz Zerbini (Brasil), Lygia Pape (Brasil), Marcelo Silveira (Brasil), Mateo Lopez (Colômbia), Miguel Angel Rojas (Colômbia), Miguel Rio Branco (Brasil), Nan Goldin (EUA),
Nuno Ramos (Brasil), Paulo Bruscky (Brasil), Pedro Costa (Portugal), Runa Islan (Bangladesh/Inglaterra)
Sandra Gamarra (Peru), Steve McQueen (Inglaterra) e Sophie Ristelhueber (França).

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Talento de Leibovitz ou Talento da Tropa Estrelar???

Pesquisando na internet informações sobre o Oscar 2010 (até o dia 07 de março, recorrentemente, irei tocar no assunto), encontrei esse video da Vanity Fair, em que a fotógrafa Annie Leibovitz clica alguns dos indicados ao Oscar deste ano (diretores e/ou atores).

É possível conferir uma parte do making of da sessão fotográfica e aquelas que foram escolhidas para a publicação na revista. Confira abaixo o link e aprecie o  resultado final.

www.vanityfair.com/online/daily/2010/02/video-behind-the-scenes-with-annie-leibovitz-hollywood-2010.html

Suyene Correia

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Promoção Bangalô Oscar 2010 já começou

Está a fim de ganhar três filmes em DVD ? Então, não perca tempo. Escolha o seu favorito em cada categoria abaixo relacionada e envie as opções para o e-mail: bangalocult@gmail.com 
Será aceito apenas um e-mail por pessoa, com os prováveis vencedores das 13 categorias, até o dia 06 de março de 2010 (envio do e-mail será validado até às 23h59 dessa data), véspera da entrega do Oscar 2010. Não serão aceitas retificações, valendo o primeiro e-mail enviado por participante.

O vencedor será aquele que mais acertos tiver- dentre as 13 categorias escolhidas pelo bangalô -sendo que terá que acertar um mínimo de cinco (05) categorias. Caso aconteça empate, o critério de desempate será o dia e a hora da postagem do e-mail, prevalencendo o mais antigo. O participante deverá anexar ao e-mail, telefone e endereço  (caso não resida em Aracaju) para contato posterior. A promoção tem caráter cultural.
Boa sorte!!!


Melhor Filme:
Guerra ao Terror
Avatar
Um Sonho Possível
Distrito 9
Educação
Bastardos Inglórios
Amor Sem Escalas
Preciosa
Um Homem Sério
Up - Altas Aventuras

Melhor Ator:
Jeff Bridges - Crazy Heart
George Clooney - Amor Sem Escalas
Colin Firth - A Single Man
Morgan Freeman - Invictus
Jeremy Renner - Guerra ao Terror

Melhor Atriz:
Sandra Bullock - Um Sonho Possível
Helen Mirren - The Last Station
Carey Mulligan - Educação
Gabourey Sidibe - Preciosa
Meryl Streep - Julie & Julia

Melhor Ator Coadjuvante:
Matt Damon - Invictus
Woody Harrelson - O Mensageiro
Christopher Plummer - The Last Station
Stanley Tucci - Um Olhar do Paraíso
Christoph Waltz - Bastardos Inglórios

Melhor Atriz Coadjuvante:
Penélope Cruz - Nine
Vera Farmiga - Amor Sem Escalas
Maggie Gyllenhaal - Crazy Heart
Anna Kendrick - Amor Sem Escalas
Mo'Nique - Preciosa

Melhor Diretor:
Kathryn Bigelow - Guerra ao Terror
James Cameron - Avatar
Lee Daniels - Preciosa
Jason Reitman - Amor Sem Escalas
Quentin Tarantino - Bastardos Inglórios

Melhor Roteiro Original:
Guerra ao Terror - Mark Boal
Bastardos Inglórios - Quentin Tarantino
O Mensageiro - Oren Moverman, Alessandro Camon
Um Homem Sério - Joel Coen, Ethan Coen
Up - Altas Aventuras - Bob Peterson, Pete Docter

Melhor Roteiro Adaptado:
Distrito 9 - Neill Blomkamp, Terri Tatchell
Educação - Nick Hornby
In the Loop - Jesse Armstrong, Simon Blackwell, Armando Iannucci, Tony Roche
Preciosa - Geoffrey Fletcher
Amor Sem Escalas - Jason Reitman, Sheldon Turner

Melhor Fotografia:
Avatar - Mauro Fiore
A Fita Branca - Christian Berger
Harry Potter e o Enigma do Príncipe - Bruno Delbonnel
Guerra ao Terror - Barry Ackroyd
Bastardos Inglórios - Robert Richardson

Melhor Direção de Arte:

Avatar - Rick Carter, Robert Stromberg
The Imaginarium of Doctor Parnassus - Anastasia Masaro
Nine - John Myhre
Sherlock Holmes - Sarah Greenwood
The Young Victoria - Patrice Vermette

Melhor Trilha Sonora:
Avatar - James Horner
O Fantástico Sr. Raposo - Alexandre Desplat
Guerra ao Terror - Marco Beltrami, Buck Sanders
Sherlock Holmes - Hans Zimmer
Up - Altas Aventuras - Michael Giacchino

Melhor Animação Longa-Metragem:
Coraline
O Fantástico Sr. Raposo
A Princesa e o Sapo
The Secret of Kells
Up - Altas Aventuras
 

Melhor Filme Estrangeiro:
Ajami (Israel)
El Secreto de Sus Ojos (Argentina)
The Milk of Sorrow (Peru)
Un Profète (França)
A Fita Branca (Alemanha / França / Áustria / Itália)


Texto: Suyene Correia

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Feijoada do Rasgadinho 2010

Neste sábado, a partir do meio-dia, acontece o ensaio do Rasgadinho com a tradicional feijoada no Clube do Rasgadinho, na rua Riachão. O evento, que já se tornou tradição e consolidou o Carnaval da cidade de Aracaju, terá como atrações principais da feijoada, a banda Los Guaranis e a cantora Carla Izabela, além de bandinhas de frevo. 

Ao adquirir a camisa da feijoada, que custa apenas R$ 20, o folião ganha um CD com músicas de frevo e toda a renda será revertida para o tratamento de saúde do grande artista "Irmão". As camisetas da feijoada podem ser adquiridas no Teatro Tobias Barreto, Bar do Camilo (Coroa do Meio), Bar do Siri, Barreto Colchões e Bisteca do Tonho.

Sobre os Indicados ao Oscar 2010

O páreo este ano vai ser duro. Eu diria que duríssimo!!! Isso porque a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas ou irá se render ao apoteótico "Avatar" de James Cameron (9 indicações) ou ao surpreendente "Guerra ao Terror" (9 indicações) de sua ex-mulher Kathryn Bigelow.

Já tive a oportunidade de assistir aos dois filmes (há três semanas indiquei "Guerra ao Terror" na seção de DVD da Infonet), no entanto, "Avatar" conta com uma ligeira margem de vantagem, já que vi na telona (ainda que não fosse em 3D) e o drama de guerra de Bigelow na telinha (sem ser full HD).

Apesar de ter achado "Avatar" fenomenal (assim que o assisti, exclamei ser o melhor filme de 2009), não ficaria triste se o "petardo" "Guerra ao Terror" abocanhasse os prêmios de Melhor Filme e Melhor Direção. Quem quiser entender porque minha indecisão, basta adquirir o filme nas Americanas (no shopping já acabou, mas deve ter ainda alguns títulos no centro da cidade) ou rezar para que ele estreie aqui, neste final de semana, como acontecerá no Sudeste do país.

Não vou entrar em detalhes sobre a película, mas adianto que nunca vi uma mulher dirigir um filme de ação / suspense/drama tão bem quanto Bigelow. Ela deve ter aprendido muito com Cameron nos áureos tempos de casada. Vamos ver quem irá vencer essa batalha...

Não vou me ater a todas as categorias, mas achei uma injustiça "A Single Man" só ter uma indicação (Melhor Ator- Colin Firth). Pelo menos a trilha sonora do polonês Abel Korzenioski (que já pude conferir na íntegra) valeria uma indicação, assim como a direção de arte Ian Phillips (pelo que pude perceber em alguns traillers do longa). Diga-se de passagem que a chance de Firth -que interpreta um homossexual- de levar a estatueta para casa, torna-se mais remota ainda, se lembrarmos que no ano passado, Sean Penn "papou" a estatueta dourada vivendo o homossexual Harvey Milk.

Também não vi muito motivo para Vera Farmiga de "Amor Sem Escalas" e Matt Damon de "Invictus", concorrerem, respectivamente, nas categorias Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Ator Coadjuvante. Não estão nada excepcionais, assim como me decepcionou a direção de Clint Eastwood (que nem foi indicado) por "Invictus".

Só me arrisco a dizer que "A Fita é Branca" de Michael Haneke (filme que conferi , no ano passado, na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo) tem grandes chances de vencer tanto como Melhor Filme Estrangeiro, como Melhor Fotografia. Mas a cabeça dos membros da Academia ninguém conhece de fato e surpresas poderão acontecer.

Só nos resta esperar pelo dia da cerimônia de entrega do Oscar 2010 (07 de março) e fazer nossas apostas o quanto antes. Não deixe de participar da Promoção Bangalô Oscar 2010 que começa amanhã. Boa sorte!!!

Texto: Suyene Correia

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Contagem Regressiva Para Promoção Bangalô Oscar 2010

 

Preparem-se porque a partir desta quarta-feira, será iniciada a promoção do Bangalô Cult Oscar 2010.
Amanhã, sairão os indicados das diversas categorias para a cerimônia deste ano, que acontece no dia 07 de março, e dentre estas, o Bangalô escolherá 13 (e não somente 10, como  havia divulgado antes), a fim de que o internauta ou seguidor do blog vote em seus preferidos.

Outra mudança é em relação aos prêmios que o internauta vencedor (a) levará para casa: agora, serão três filmes em DVD (previamente escolhidos pela blogueira), ao invés de dois como havia sido divulgado anteriormente. Quem quiser participar, basta enviar as respostas dos prováveis vencedores em cada categoria indicada pelo Bangalô Cult, para o e-mail do blog (bangalocult@gmail.com).

Quem acertar a maior quantidade de categorias (no mínimo 5 acertos) será o vencedor (a). Caso haja empate, será levado em consideração a postagem mais antiga (data e hora). É necesário que o internauta anexe no e-mail de respostas, o contato telefônico, bem como o endereço completo caso não resida em Aracaju. Só será validado o primeiro e-mail que o participante enviar, sem a possibilidade de  retificações posteriores e aqueles enviados até às 23h59 do dia 06 de março de 2010. A promoção é de cunho cultural.

Texto: Suyene Correia