sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Inscrições abertas para o Prêmio Carmen Santos de Cinema

Pessoas físicas e jurídicas poderão inscrever, até 2 de setembro, propostas para o Prêmio Carmen Santos Cinema de Mulheres 2013 – Apoio à Curta e Média-Metragem. Serão admitidos os gêneros ficção, documentário e animação. A temática deve abordar a construção da igualdade entre mulheres e homens, os direitos das mulheres e de sua cidadania.

Organizada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) e pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Audiovisual, a seleção presta homenagem à Carmen Santos – atriz, produtora, diretora e empreendedora cultural – pela contribuição à cinegrafia brasileira, dos anos 1920 ao final de 1940.

O concurso destinará até R$ 45 mil para cada proposta de curta e R$ 90 mil para médias-metragens. Os conteúdos devem considerar a diversidade nos meios urbano e rural (campo e floresta), indígenas, negras e povos tradicionais. Na seleção final, estarão dez obras audiovisuais de até cinco minutos (curtas) e seis filmes de 26 minutos (médias).

Essa ação afirmativa à produção cultural feita por mulheres marca o investimento do governo federal no fomento às artes. Incorpora-se aos resultados do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres 2013-2015 e atende demanda da sociedade civil de incentivo e valorização da produção artística e cultural feminina.

Envio de propostas: www.cultura.gov.br/secretaria-do-audiovisual-sav/

Nenhum comentário: