terça-feira, 13 de agosto de 2013

Ponto de Partida apresenta "PAR-um musical apaixonante!"

Espetáculo PAR_Ponto de Partida_foto Guto Muniz_http://bangalocult.blogspot.com
Ponto de Partida encenará "PAR" no Teatro Atheneu


O grupo mineiro Ponto de Partida, que no ano passado trouxe a Aracaju, o elogiado espetáculo “Travessia”, agora retorna à capital sergipana, com “PAR—um musical apaixonante!”, que será apresentado amanhã e quinta-feira, às 20h, no Teatro Atheneu.

Com patrocínio da Vivo, através do programa Vivo EnCena, o Grupo Ponto de Partida montou um visual arrebatador para PAR, que dá continuidade à pesquisa de uma linguagem e uma estética para o musical brasileiro, em que o ator é o centro do espetáculo. Ele canta, dança, interpreta e constrói com sua ação, o espaço cênico através de canções de Dorival Caymmi, Chico Buarque, Caetano Veloso, Tom Jobim, Rita Lee, entre outros.

Aracaju será a terceira cidade brasileira a receber o musical, que mais do que em qualquer outro do grupo, tem a música como soberana - toda a história é contada por ela. A música se divide entre o trio formado por Gilvan de Oliveira (violão), Cléber Alves (sax) e Serginho Silva (percussão), os atores e adereços que, de vez em quando, transformam-se em instrumentos percussivos.

Explorando temas como a paixão, o ciúme, a dor e a celebração do amor, “PAR-um musical apaixonante!” conta com direção musical e arranjos do exímio violonista mineiro Gilvan de Oliveira, que com a delicadeza e competência de sempre, soube montar um repertório ideal para provocar grandes emoções no público.

Além disso, o figurino, o desenho cênico, a luz são instrumentos fundamentais na construção desse resultado. Em “PAR”, a pesquisa de luz feita por Jorginho de Carvalho e o Grupo avança e a iluminação tem um resultado mágico que, com certeza, encantará a plateia. Como a proposta era fazer um espetáculo dançante, o Ponto de Partida trouxe da Alemanha para incorporar-se à sua equipe técnica, o bailarino e coreógrafo Wagner Moreira, que assina a preparação corporal e coreografias de “PAR”, um espetáculo que, galantemente, convida o público para dançar.

Dirigido por Regina Bertola, o Ponto de Partida, ao longo de seus 32 anos de atividades estabeleceu-se como uma referência na investigação teatral. Pesquisa e desenvolve uma linguagem única para musicais brasileiros e constrói uma dramaturgia inédita a partir da obra de autores como Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado, Manoel de Barros, Adélia Prado, Bartolomeu Campos de Queirós e compositores como Milton Nascimento e Chico Buarque. 

O grupo formou-se tecnicamente com os principais nomes do país - Fernanda Montenegro, Sérgio Britto, Cacá Carvalho, Jorginho de Carvalho, Babaya, Gilvan de Oliveira, para citar alguns. E é também o responsável pela criação e coordenação dos projetos Coro Meninos de Araçuaí, Bituca: Universidade de Música Popular e Corredor Cultural Ponto de Partida.

Na turnê que percorre o país, além das apresentações de “PAR-um musical apaixonante!”, acontece o projeto “Encontros Vivo em Cena” que pretende envolver estudantes e grupos de teatro da cidade- profissionais e amadores- para troca de experiência sobre gestão e produção teatral atualidade, formação de público, novas perspectivas e alternativas criativas, a partir das práticas de gestão do Grupo Ponto de Partida.   O encontro acontece hoje, às 19h, na sala de dança do Teatro Tobias Barreto.

Os ingressos para o espetáculo “PAR- um musical apaixonante!” que será apresentado amanhã e quinta-feira, às 20h, no Teatro Atheneu já estão à venda na bilheteria do teatro ao preço de R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). Têm direito à meia entrada, clientes Vivo, estudantes, professores e maiores de 60 anos. Clientes Vivo tem 50% de desconto para comprar até 02 ingressos. Devem apresentar cartão ou fatura recente paga ou voucher Programa Vivo Valoriza. Para todos ainda é necessário apresentar documento de identificação com foto. Desconto válido somente para o titular e não cumulativo com outras promoções e/ou descontos.

Crédito da foto: Guto Muniz

Nenhum comentário: