sexta-feira, 2 de agosto de 2013

"M" de Fritz Lang ganha sessão única no Cine Vitória

Peter Lorre encarna o assassino "M" de Fritz Lang


Cinéfilo que se preze, não deixará de assistir a “M- O Vampiro de Dusseldorf” de Fritz Lang na próxima quinta-feira, às 14h30, no Cine Vitória. É bem verdade que o horário da sessão é um tanto ingrato e bem que poderiam colocá-lo mais tarde, não ? Mas na falta de outra oportunidade, vale o sacrifício (de sair de casa, logo depois do almoço e “suar a camisa” para encontrar uma vaga para o carro), a fim de conferir, na telona, esse clássico do expressionismo alemão, produzido em 1931. 

Baseado livremente no caso do assassino em série Peter Kuerten, “M- o Vampiro de Dusseldorf” tem como protagonista o ator Peter Lorre que encarna, magistralmente, o infanticida, Hans Beckert, que coloca a população e a polícia de Dusseldorf no seu encalço. Utilizando-se de um requinte visual e sonoro impecáveis, Lang constrói o suspense do filme, à medida que o caçador (assassino) virará caça e de figura sinistra e perigosa, inicialmente, torna-se um personagem, aparentemente, ingênuo, amedrontado e demente.

Poderia citar uma dezena de cenas que vale a ida ao cinema para ver essa obra inovadora, mas detenho-me na cena em que uma garotinha bate a bola contra a uma pilastra, onde está estampado o cartaz de recompensa pelo assassino de crianças que está aterrorizando a cidade. Logo em seguida, aparece uma sombra de um homem que encobre parte desse cartaz. Ele inicia uma conversa com a criança e, paralelamente, vemos a mãe da menina, arrumando a mesa, à sua espera, em casa. 

O relógio na parede da sala dita os minutos que passam e a menina Elsie, não chega. Enquanto isso, o assassino compra um balão para a criança a um vendedor cego. A mãe apreensiva grita pelo nome da filha, que ecoa no vazio. Ninguém responde. Na cena seguinte, vê-se a bola da menina, jogada na grama e o balão enroscado em fios elétricos. O espectador imagina o que aconteceu sem precisar ver nada. Sublime também é a questão que o diretor levanta, no final da película, no que tange aos marginais da cidade julgarem Beckert e o acusarem de ter quebrado a ética do submundo do crime. Entregá-lo à polícia ou condená-lo à morte ?

A outra estreia dessa semana no Cine Vitória é o filme “Hoje” de Tata Amaral. A mais recente produção da cineasta paulista é uma adaptação do livro “Prova Contrária” de Fernando Bonassi. Vencedor de cinco Candangos no Festival de Brasília de 2011 (Melhor Filme, Atriz, Direção de Arte, Fotografia e Roteiro), o longa-metragem traz Denise Fraga na pele de Vera, ex-militante política que recebe indenização do governo brasileiro pelo desaparecimento do marido.

Com o dinheiro recebido pelo governo, Vera compra um apartamento, mas no dia da mudança, recebe uma visita inesperada, que fará com que reavalie a sua vida. O filme rodado em apenas três semanas, dentro de um apartamento, conta ainda no elenco com os atores César Troncoso, Cláudia Assunção e João Baldasserini.

Destaque para as interpretações de Denise Fraga (mostrando versatilidade num papel dramático) e do uruguaio César Trancoso (que parece ter descoberto, definitivamente, o sucesso em solo brasileiro).

O Cine Vitória reapresenta os dramas delicados “O Que eu Mais Desejo” de Hirokasu Koreeda e “O que Traz Boas Novas” de Philippe Falardeau e o documentário “Prá lá do Mundo” de Roberto Studart.
Ainda será possível, dentro do Projeto Memória em Rede, assistir aos curtas sergipanos, “Luzeiro” de Raphael Borges e “Deu Bode” de Fátima Góes, logo mais, às 14h30. O Cine da Rua do Turista também exibirá somente na quarta-feira, dentro da Mostra de Cinema Alemão, os filmes “Vanguarda da Animação- 1920-1930” e “Entre a Arte Estatal e o Underground”, respectivamente, às 15h e 16h30.

Confira os horários dos filmes:

"Hoje" de Tata Amaral-  Dias 03 e 06/08, às 19h; dias 04 e 08/08, às 17h.

"O Que eu Mais Desejo" de Hirokasu Koreeda- Dia 02/08, às 16h30; Dias 03 e 06/08 às 14h30; dia 04/08 às 19h.

"O que Traz Boas Novas" de Philippe Falardeau- Dias 02 e 08/08 às 19h; dia 03/08, às 15h; dia 06/08 às 17h.

"Prá Lá do Mundo" de Roberto Studart- Dia 03/08 às 17h e dia 07/08 às 19h.

3 comentários:

Fernando Diz disse...

Adorei o blog. Gostei muito dos textos. Parabéns!!!

Bangalô Cult disse...

Olá, Fernando!!! Que bom que tornastes um seguidor do Bangalô. Curta as novidades no mundo cultural e sugira temas para a uma abordagem.
Abs

Suyene Correia

Hilario disse...

This is great!