sexta-feira, 23 de maio de 2014

Boyásha Trupe de Teatro encena "Credores" no Espaço Imbuaça




 
Credores_foto Samuel Victor_http://bangalocult.blogspot.com
"Credores": adaptado da obra de Strindberg

A trupe capixaba Boyásha desembarca em Aracaju, no fim de semana, para duas apresentações do espetáculo “Credores”. Adaptado da obra de Johan August Strindberg, o espetáculo poderá ser visto amanhã e domingo, às 20h, no Espaço Imbuaça, graças ao projeto de circulação contemplado com o prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013, que possibilitou uma turnê pelo Nordeste durante os meses de maio e junho.

Centrada nos personagens Gustavo (Daniel Poltronieri), Adolfo (João Paulo Stein) e Teka (Lorena Lima), a obra ganha uma leitura contemporânea pelas mãos dos Boyáshas, propondo uma reconfiguração das “quatro paredes” naturalistas, resultando numa relação intimista do público com o ambiente íntimo do quarto de hotel de Teka e Adolfo.

O pensamento “Família, tu és morada de todos os vícios da sociedade, tu és a casa de repouso das mulheres que amam suas asas, a prisão do pai de família e o inferno das crianças” é uma maneira tímida de descrever a mente polêmica deste “dramaturgo do eu”, Strindberg, que em 1888, abordaria em “Credores” a derrota do ideal de sociedade ocidental do século XIX, como os laços matrimoniais, estandarte da felicidade pulverizado.

Teka tem 39 anos e é escritora. Adolfo tem 31 anos, é pintor e marido de Teka. Gustavo, por sua vez, tem 43 anos, é ex-marido de Teka...mas Adolfo não sabe disso. A separação de Teka e Gustavo rende um livro onde ela aponta todas as falhas dele como companheiro. Movido pelo desejo de vingança, Gustavo se aproxima de Adolfo e coloca em prática um plano de destruição meticulosamente planejado, numa trama repleta de jogos de dominação e embates psicológicos.

Fruto de um processo de pesquisa orientado pelo diretor Fernando Yamamoto (Grupo Clowns de Shakespeare/RN), o trabalho contou com encontros com o diretor em Vitória, além de intercâmbio entre os Boyáshas e os Clowns de Shakespeare. O espetáculo foi construído com recursos do Prêmio de Residência Artística para Grupos de Teatro Secult-ES 2012, onde a trupe foi buscar ferramentas para sua capacitação e fortalecimento.

Ainda, por meio do projeto “Diálogos em Cena” promovido pelo SESC/ES, e do Prêmio Manutenção de Grupos de Teatro e Dança Secult-ES 2013, o espetáculo passou pela intervenção de Babaya Morais (MG) e recebeu orientações de Hélder Vasconcelos (PE) e Eduardo Tolentino de Araújo (Grupo Tapa-SP).
A direção de “Credores” é de João Paulo Stein e a direção musical e a trilha sonora original ficaram a cargo de Murillo Iglesias que faz também o papel do músico em cena.

Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e podem ser adquiridos, na bilheteria, duas horas antes do espetáculo.

Nenhum comentário: