terça-feira, 6 de maio de 2014

Tulipa Ruiz é atração do MPB Petrobras

Tulipa Ruiz_foto Rodrigo Schmidt_http://bangalocult.blogspot.com
Tulipa canta hoje e amanhã no TTB

Lembro-me do primeiro show de Tulipa Ruiz que assisti na vida, em junho de 2010, no Itaú Cultural, em São Paulo, dentro da programação de aniversário do site Catraca Livre. Ela havia recém-lançado seu disco de estreia- “Efêmera”- e realizava mais um show de divulgação do mesmo. Era impressionante a interação do público com a cantora, entoando os refrões de todas as músicas. Parecia que o disco já estava nas paradas de sucesso há tempos.

O que conferi, na época, foi uma apresentação bastante envolvente, onde a artista performática, com voz peculiar, acompanhada por uma banda afiadíssima, confirmava com suas composições, que o cenário musical paulistano (e porque não dizer, brasileiro) ganhava uma nova estrela.

Agora, passados quatro anos do lançamento do seu primeiro rebento, terei a chance de vê-la novamente em ação. Tulipa Ruiz retorna ao palco do Teatro Tobias Barreto (em 2012, ela fez o show de abertura do Curta-SE 12) como atração do MPB Petrobras para divulgar seu disco “Tudo Tanto”. As apresentações acontecem hoje e amanhã, às 21h.

Quando questionada sobre as novidades dessa apresentação, em comparação à anterior,  Tulipa responde: “na ocasião do primeiro show em Aracaju estávamos experimentando o som de ‘Tudo Tanto’. Tínhamos acabado de estrear a turnê. Agora, estamos mais ‘azeitados’ com o repertório, as músicas ganharam força. O show atual tem músicas dos dois discos e vamos tocar uma música nova, que entrou para o repertório agora e se chama ‘Megalomania’. Estamos ansiosos para voltar. O primeiro show foi muito especial, fomos recebidos com muito carinho. Saímos apaixonados pelo público sergipano”.

Neste segundo disco, a artista reeditou a parceria com o irmão e guitarrista Gustavo Ruiz, responsável pela produção do álbum, e contou com participações especiais de Criolo, Kassin, Lulu Santos e Daniel Ganjaman, dentre outros nomes de destaque da música nacional.

“Tudo Tanto” possui  11 faixas que consolidam a verve autoral e performance vocal de Tulipa. Entres os destaques ‘Ok’ (Tulipa Ruiz/Gustavo Ruiz), ‘Quando eu Ficar’ (Tulipa Ruiz/Gustavo Ruiz), ‘Desinibida’ (Tulipa Ruiz/Tomás Cunha Ferreira), ‘Víbora’ (Tulipa Ruiz/Criolo/Caio Lopes/Gustavo Ruiz/Luiz Chagas) e ‘Dois Cafés’ (Tulipa Ruiz/Gustavo Ruiz). “Tudo Tanto” levou a estatueta de Melhor Disco pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), Prêmio Multishow e Prêmio Contigo! MPB FM, além da indicação ao Prêmio da Música Brasileira.

Sobre a relação profissional com o irmão e o pai- Luiz Chagas-, ambos guitarristas da banda que a acompanha, Tulipa comenta. “Meu pai e meu irmão sempre foram músicos e minha mãe gosta de música. Sempre tivemos música em casa. Quando eu decidi fazer música foi natural eles estarem por perto. Trabalhar com eles é prazeroso e prático, por conta disso, por essa cumplicidade de vida”.

Um novo disco ? Talvez, só em 2015. A previsão é que a cantora entre em estúdio no começo do próximo ano. “Até lá quero desfrutar do ‘Tudo Tanto’. Foi assim com  ‘Efêmera’, só comecei a pensar em um disco novo quando acabou a turnê. Mas nem por isso a gente deixa de produzir na estrada, como é o caso de ‘Megalomania’, que pintou agora. Tem coisas que acontecem durante uma entressafra que não, necessariamente, pertencem a um próximo disco, o que é o caso dessa música. Ela apareceu agora e faz parte do agora. Por isso, decidi gravar, soltar, tocar nos shows. Decidi vivê-la”.

Nestas duas apresentações em Aracaju, a cantora santista estará acompanhada da sua banda que conta com o auxílio luxuoso do pai e do irmão, além dos músicos Caio Lopes (bateria) e Márcio Arantes (baixo).

Atração Local – A Coutto Orchestra abre o show de Tulipa Ruiz, nesses dois dias de MPB Petrobras. Capitaneada por Alisson Coutto e formada em 2010, a micro-big-band grupo faz uma fusão da cultura DJ com diversos ritmos tradicionais como o tango, a cumbia e o jazz, incorporando também à sua musicalidade, o maracatu, marchas e o forró.

No palco, os músicos linkam aparatos tecnológicos à sanfona, percussões, sopros e vozes entoando canções sem palavras envoltas por projeções e luzes, provocando uma sensação festiva e imagética. O repertório explorado na apresentação será o do álbum Eletro Fun Farra. Além de Alisson Coutto ( voz, trombone e samplers) completam a banda, os músicos Rafael Ramos (baixo e teclados), Fabinho Espinhaço (bateria) e Vinícius Bigjohn (acordeom e teclados).

Os ingressos para o show de Tulipa Ruiz  podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Tobias Barreto ao preço de R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada).

Crédito da Foto: Rodrigo Schmidt

Nenhum comentário: