quinta-feira, 15 de maio de 2014

Caixa Cultural do Rio exibe filmes de Ermanno Olmi

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 20 de maio a 1º de junho, a mostra “O Cinema de Ermanno Olmi”, que exibirá 12 produções do vetereno diretor italiano, incluindo os principais filmes de sua carreira: "O Posto", "A Árvore dos Tamancos" (Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 1978) e "A Lenda do Santo Beberrão" (Leão de Ouro no Festival de Veneza, em 1988). A programação da mostra inclui, ainda, um documentário feito por alunos da escola de cinema fundada pelo cineasta e um debate, no dia 24 (sábado), sobre sua cinegrafia diretamente influenciada pelo neorrealismo.

Entre as raridades que a mostra trará, está uma versão em película, restaurada pela Cinemateca de Bolonha, do primeiro longa-metragem do realizador, "O Tempo Parou" (Il tempo si è fermato, 1959). Este longa reúne algumas das características marcantes que acompanham a longa carreira de Ermanno: o trabalho com atores não profissionais; as locações no norte da Itália (onde Olmi nasceu e vive até hoje); o flerte com a linguagem documental ao retratar o cotidiano de seus personagens; e o interesse em filmar pessoas simples.

Também em cópias restauradas, serão exibidos "O Posto" (Il Posto, 1961), frequentemente citado como obra maior da filmografia italiana de todos os tempos e "Os Escavadores" (Il Recuperanti, 1969). Também figura como destaque na carreira do cineasta, "A Árvore dos Tamancos" (L’albero degli zuccoli, 1978).

Além dos títulos já mencionados, “O Cinema de Ermanno Olmi” exibirá os longas "Cammina Cammina" (1963), "Os Noivos" (I fidanzati, 1963), "A Circunstância" (La Circostanza, 1974), "O Segredo do Bosque Velho" (Il segreto del bosco vecchio, 1993), "O Mestre das Armas" (Il mestiere dele armi, 2001) e "Terra Mãe" (Terra madre, 2009). Este último, realizado em parceria com o movimento Slow Food, é um documentário sobre as edições de 2006 e 2008 do Fórum Internacional Terra Madre, evento bienal que reúne em Turim milhares de agricultores em vistas de promover uma cadeia alimentar mais sustentável.

O panorama da mostra também exibirá o documentário "Osolemio" (2004), desenvolvido por alunos do grupo ipotesICinema, escola de cinema criada por Olmi em 1982.



Nenhum comentário: