domingo, 5 de julho de 2009

Maliévitch, Chagall, Kandínski, Filónov marcam presença na "Virada Russa"


Muitas das exposições montadas no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro me emocionaram. Lembro-me que "Surrealismo", "Lusa- A Matriz Portuguesa" , "Fotografia- Suporte da Memória, Instrumento da Fantasia",
me fizeram levitar.

A última, que me deixou 'balançada', por ter tido a oportunidade de conferir de pertinho alguns trabalhos sublimes do Construtivismo e Suprematismo, estará em cartaz até 23 de agosto e chama-se "Virada Russa- A Vanguarda na Coleção do Museu Estatal Russo de São Petersburgo".


Em pensar que meses atrás, estudei tudo isso no curso de Pós-graduação em Artes Visuais pelo SENAC, e agora, pude ver um Maliévitch, um Ródtchenko, um Tátlin bem diante dos meus olhos... Pois é, esta exposição que ainda vai para São Paulo, em setembro, é de encher os olhos e o coração, sobretudo por conta de obras criadas por nomes pouco conhecidos por nós, do Ocidente, como Lariónov, Maliávin e Labás.


Ao todo são 123 obras, entre telas, esculturas, cartazes, porcelanas, figurino e instalação produzidas há quase um século mas que são atualíssimas. Destaques para o "Quadrado Negro", o figurino para o espetáculo "Vitória Sobre o Sol" e as maquetes intituladas "Arquitetônicas" todas criações de Maliévitch; o quadro "Verka" de Filip Maliávin; "No Extremo Oriente" e "O Trem Vai", ambas de Aleksandr Labás; "Promenade" de Marc Chagall e a instalação (que naquela época ainda não era conhecida como tal) "Contra-relevo de Canto" de Tátlin.


Quem for fazer uma visita à Cidade Maravilhosa por esses dias, a visita ao CCBB (rua Primeiro de Março, 66- Centro) é obrigatória!!



Texto: Suyene Correia

Foto 1: Cartaz do filme "Turksib" idealizado por Vladimir e Geórgui Sténberg

Foto 2: "O Marujo" de Vladimir Tátlin é uma das 123 obras que compõem "Virada Russa"

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns a você sortuda!!!!
Poder vê de perto obras como as citadas é realmente um presente para os apreciadores da arte. Beijo.

Cecilia disse...

Suyene,
Como você, pude estar na exposição Virada Russa o que considero um raro privilégio.
Estar diante de um Kandinski e Filónov para mim foi demais!!!
Muito bom também o vídeo sobre Maliévitchj para gente como eu que não tinha conhecimento da importância desse grande artista.

Bangalô Cult disse...

Oi, Cecília, obrigada pelo comentário. Fique de olho no Bangalô. Em breve, conefirei mais exposições pelo Brasil afora.
Bjão

Suyene